Director
José Leite Pereira

Director Adjunto
Alfredo Leite

Subdirector
Paulo Ferreira
 

Excomungados por fazer aborto a menina de 9 anos

O acerbispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, excomungou, esta quarta-feira, a mãe, os médicos e outros envolvidos no aborto realizado por uma menina de 9 anos, grávida de gémeos. Segundo a polícia brasileira, a criança foi violada pelo padrasto, que terá confessado os abusos.

A menina foi para uma maternidade pública no Recife. Assim que foi internada, na terça-feira, começou a ser medicada de forma a interromper a gravidez. No final da manhã desta quarta-feira, abortou. "Se a gravidez continuasse, os danos seriam piores. A menina corria o risco de morte ou de ficar com sequelas definitivas e não poder voltar a engravidar”, argumentou o médico Olímpio Moraes.

A reacção do arcebispo foi imediata. Assim que soube que o aborto tinha sido consumado, Dom José Cardoso Sobrinho disse que “a Igreja Católica considera que houve um crime e um acto inaceitável para a doutrina". Assim, decidiu que "todas as pessoas que participaram do aborto, com exceção da criança, estão excomungadas da Igreja", afirmou.

“Para incorrer nessa penalidade eclesiástica, é preciso maioridade. A Igreja é muito benévola com os menores. Agora os adultos, quem aprovou, quem realizou esse aborto, incorreu na excomunhão”, afirmou Dom José Cardoso Sobrinho, que faz parte da ala mais conservadora da Igreja.

De acordo com o arcebispo “aos olhos da Igreja, o aborto foi um crime, pois a lei do Homem não está acima das leis de Deus”. A lei dos homens, nomeadamente a brasileira, tem duas indicações legais para o aborto ser legal: em caso de violação e de risco de vida. A menina estava incluída nos dois casos.

As entidades de defesa da mulher, criança e adolescente discordam da decisão do arcebispo. “Há organizações que não levam em consideração a vida desta menina num momento como este e fazem uma grande polémica em torno do caso que é aprovado por lei”, afirma a educadora do SOS Corpo, Carla Batista.

O teólogo e ex-professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), João Batistiole, acha que  a excomungação “é uma posição dura, difícil de entender", uma posição institucional. "Acho que a igreja perde um pouco da credibilidade perante os fieis”, acrescentou.

Partilhar
 [?]
 
 

Comentários
63 Comentários

 
 
     
 
Nome de Utilizador: 

 
Password: 
 
     


 
 
 
12.03.2009
22:57
Netherlands
Peço desculpa, deveria ter escrito: "Auto destruir-se-iam", acho eu...

 
 
 
12.03.2009
16:52
Portugal - Lisboa
O bispo é contra o aborto,mas,é a favor da pedofilia ! Pois nao excomungou o padrasto ! O que violou e engravidou a miuda com NOVE ANOS !

 
 
 
12.03.2009
15:26
Netherlands
Obrigado, Trama, agora percebo porquê os gajos não classificam a pedofilia como pecado ou crime: Auto-destruiriam-se! E eles que gostam tanto de gozar a vida...

 
 
 
12.03.2009
13:59
Portugal - Porto
como é possivel um arcebisto tomar esta posição, e esta menina de 9 anos e a mãe como estarão neste momento, o sr arcebisto devia preocupar-se com isso. porque será q o violodor e pedófilo não foi ecomungado? o vaticano deveria excomungar o sr arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho. Sou católica e estou estupefacta com esta noticia. É esta a igreja q temos!!!

 
 
 
12.03.2009
12:32
Portugal - Lisboa
Não. O violador não foi nem será excomunhado. Ele cometeu um crime hediondo, mas não está incluido na excomunhão. Existem tantos outros pecados graves. Mais grave do que isso, é o aborto, eliminar uma vida inocente - afirmou o arcebispo. http://oglobo.globo.com/sp/mat/2009/03/06/padrasto-que-violentou-menina-de-9-anos-em-pe-nao-sera-excomungado-pelo-arcebispo-de-recife-754723668.asp

 
 
 
12.03.2009
11:18
Portugal - Lisboa
Segundo, a excomunhão impede o exercício de certos actos eclesiais. Já imaginaram o impacto que a excomunhão dos abusadores de crianças teria sobre a hierarquia da igreja? Não, a mim não me espanta a posição da igreja. Os violadores não podem ser excomungados.

 
 
 
12.03.2009
11:16
Portugal - Lisboa
Primeiro, a violação e abuso de menores não são, para o Vaticano, pecados graves. A excomunhão é a pena mais severa aplicada pela Igreja Católica aos pecados mais graves: deitar fora uma hóstia consagrada, usar violência contra o papa ou provocar aborto. Nem sei se o consideram um pecado de todo; o padrasto cumpriu a missão primordial que Deus deu ao homem "crescei e multiplicai-vos".

 
 
 
12.03.2009
00:07
Portugal - Braga
Exactamente trombone, a quem é que interessa saber se alguém é excomungado? Mas como é que um assunto sem assunto causa tanta comichão a alguém... há coisas bem mais graves e ninguém se revolta...

 
 
 
11.03.2009
12:28
Portugal - Porto
Mas quem é que quer saber se é excomungado ou não? LOOOL... o que é que isso interessa?! é cada uma...

 
 
 
10.03.2009
21:47
Portugal - Lisboa
Desculpem la e o padrasto da menina tambem foi excomungado! Eu so catolico mas leva-me a pensar que a igreija esta a ir por caminhos com que eu não me identifico, como e possivel uma criança com nove anos violada pelo seu padrasto e gravida de gemeos e sem condições fisicas para ter filhos,e excomungada pela sua religiao que é a catolica, a isto se chama padres sem sentimentos sao autenticos geov

 
 
 
10.03.2009
15:47
Portugal - Porto
esta igreja vai de mal a pior ,foi cometido um crime e quem deve ser castigado é o padrasto, de forma exempelar. mas ja nada me admira na igreja ,agora ja nem se pode baptizar uma criança se não se for casado pela igreja.So me apetecia insultar o padre ,será que os pais de jesus eram casados?

 
 
 
10.03.2009
00:23
Portugal - Braga
Vá agora quero ver os comentários que os laicos têm para fazer sobre a idosa chicoteada 40 vezes... e depois voltem cá com pra escrever mais uns "bitaites"....

 
 
 
08.03.2009
22:06
South Georgia and the South Sandwich Islands
Hipocrisia no seu melhor

 
 
 
08.03.2009
01:46
Portugal - Braga
outra coisa é insultar, cada um vive com aquilo em q quer acreditar, fui educada segundo os mandamentos da Igreja católica mas isso não faz com que concordo com tudo o que ela apregoa, da educação que tive retenho a parte humana, o q os homens fizeram dela não me diz nada e obviamente não sigo todas as suas "regras" mas respeito seja qual for a religião, não insulto padres, nem rabinos, nem mulçum

 
 
 
08.03.2009
01:41
Portugal - Braga
Nunca vi aqui comentários às atrocidades feitas por seguidores de outras religiões, com posições muito mais desadequadas aos tempos que vivemos e extremamente radicais, mas porquê? por medo? porque é que ninguém questiona a conduta, por exemplo, dos mulçumanos? Ou dos Judeus? etc... Só tem religião quem assim o entende, quem não se identifica com nenhuma só tem é q respeitar, uma coisa é discordar

 
 
 
08.03.2009
01:34
Portugal - Braga
Desculpem lá, mas já não é a primeira vez que vejo aqui os mais variados insultos e revoltas anti Igreja e por mais que tente não consigo entender este tipo de comentários. A Igreja Católica rege-se por uma de "regras" feitas por homens, baseadas em algo (como o biblia, suponho), quem quer segui-las, segue, quem não quer segue a vidinha em frente. Só não entendo porque só se fala da Igreja Católic

 
 
 
07.03.2009
19:59
Portugal - Porto
Eu gostava de saber porquê que enchem a boca para falar mal da Igreja e depois quando as coisas correm mal batem a mão no peito e arrependem-se...e gostava de saber também porquê que "cruxificam" toda uma instituição com base no comentário de apenas uma pessoa.... expliquem-me como se eu fosse mesmo muito burra, tá?

 
 
 
07.03.2009
13:13
Portugal - Porto
..estranhas noções de perdão têem estas igrejas...para quem SALVOU a menina não há Perdão, para quem nega a historia há, um homem passar de oficial das SS(Nazi) a chefe supremo da igreja também.. ainda bem que o Deus em que acredito não valoriza designações, apenas as nossas acções!!

 
 
 
07.03.2009
13:04
Portugal - Porto
As igrejas (todas) deveriam contentar-se em ajudar os seus fieis, os que as procuram, e não interferir em assuntos que não lhes compete. Não há muitos povos a morrer de fome e a precisar de cuidados? Façam a caridade e deixem os Juízos para quem de DIREITO.. Mas depois de haver 1 a negar o holocausto todos se acham no direito de mandar "bitaites"!!!

 
 
 
07.03.2009
13:00
Portugal - Porto
Se 1 ministro falasse em nome dum governo seria chamado à razão por se pronunciar numa matéria que não lhe diz respeito.Por falam bispos, padres e outros em assuntos que NADA lhes compete?? Nem ao Papa não diz respeito.. Apenas a Deus, aos médicos k SALVARAM a menina, aquela mãe que fez o que pode pela Filha(?), e à menina que por certo Deus perdoará, pois foi Deus criou o perdão e não os homens!!

 
 
 
07.03.2009
11:50
Portugal - Porto
Então e o padrasto/violador não foi excomungado?

 
 
 
07.03.2009
04:38
Brazil
Sem entrar no hediondo julgamento da Igreja Católica de que o estupro de uma garota de 9 anos pelo padastro é um crime (ou pecado) menor e até perdoável, mas um procedimento médico, legal e salvador de uma vida não, me pergunto apenas: Porque não vem a Igreja em público excomunhar todos os assassinos de qualquer natureza, que diariamente vitimam inocentes?

 
 
 
07.03.2009
00:40
Brazil
Discordo totalmente da Igreja Católica neste assunto. O aborto neste caso foi feito perante a lei brasileira. O acto de excumungar os responsáveis pelo aborto é totalmente hipocrisia. Então deveriam ser excumungados todos os assassínios do mundo católico. Este acerbispo não pensou nos seus actos e o Vaticano deve rever os conceitos ao nomear arcebispos entre outros(só falta este negar o holocausto

 
 
 
06.03.2009
23:08
Portugal - Porto
Este Dom José nem sabe o que o espera quando morrer:vai chegar ao Céu e já está excomungado...

 
 
 
06.03.2009
20:26
Portugal - Porto
excomungado devia ser ele....ou então violado também! Provem a pobreza, quantos mais pobres e desfavorecidos melhor, mais esmolas na igreja!

 
 
 
06.03.2009
20:13
Portugal - Braga
O odio que se sente nas palavras de algumas pessoas aqui é bastante triste. Mais triste ainda é usarem estes casos para generalizarem e atacarem uma instituição que dá de comer a tanta gente por esse mundo fora. Mas claro está que isso nunca é noticia... Gente má,hipocrita há em todos os quadrantes socias,e ás vezes mesmo dentro das nossas familias,mas não é por isso que vamos ser iguais a eles.

 
 
 
06.03.2009
19:55
Portugal - Porto
Alguns de vocês, gostam muito da falar da Inquisição. De certeza que não sabem do que falam. Fala-se na Inquisição, lembram-se da Igreja. Pois é, estudem a história e vejam o porquê da inquisição e a sua origem e vejam a conclusão. Para falar dos assuntos, é preciso conhecer realmente a sua origem. Falar na lei de Deus é falar no Seu evangelho, foi escrita por humanos que andaram com ELe, é dfrnt!

 
 
 
06.03.2009
19:35
Netherlands
Só estes? Deviam excomungar mais! Eu acho que todos os leitores que estão em desacordo com o aborto, deviam ser igualmente excomungados. O Papa devia emitir diplomas de excomunhão. Eu mandava logo enmoldurar o meu! Há muita mais gente culpada! Todos os cidadãos em Portugal e no Brasil, que estiverem de acordo com este aborto, EXCOMUNGADOS!!! Brevemente, só podem excomungar-se a si mesmos. Limpeza!

 
 
 
06.03.2009
19:11
Portugal - Castelo Branco
Fantástico condenar quem defende as vítimas, sim a criança é uma vítima do padrasto! Não seria melhor excomungar o padrasto? - afinal ele é o violador! Ou ele estará agir de acordo com a lei de Deus? Sr Bispo..acorde...colocou mal o problema! Igreja...actualizem-se e controlem os vossos representantes, eles são a vossa face para os critãos e para os não cristãos.

 
 
 
06.03.2009
19:03
France
Os senhores "comentadores" jà disseram pràticamente tudo. No entanto, perante este drama da sociedade onde uma jovem inocente é a vitima directa não podia ficar indiferente à decisão diabolica desse eclesiasta "escomungador". Pobre Inquisitor disfarçado ! Talvez que no seu mundo de relações sexuais o recurso ao desesperado aborto não tem razões de ser. Nesse campo os Pederastas nada arriscam!!!

 
 
 
06.03.2009
18:57
Portugal - Braga
Só vos digo o seguinte. Será que essa duas crianças nao tem direito a vida? O que vos faz melhor que elas para voces terem direito a vida e elas nao? Com que direito tem as pessoas de dicidir quem vive e quem nao vive? Pois e facil criticar é muito facil criticar dificil é colocarmo-nos no lugar dessas pessoas. So tenho de dizer que é lamentavel haver pessoas como este padrasto.

 
 
 
06.03.2009
18:55
Brazil
Filipe Pereira, uma coisa é criticar a igreja, outra é dizer Graças a Deus e acreditar em Deus. Deus é uma exclusividade da Igreja Católica?

 
 
 
06.03.2009
18:39
Netherlands
A padralhada esquece que nós agora sabemos que a Lei de Deus foi pensada e escrita por humanos em nome d'Ele. Nunca lhes foi dado aval. Há 20 séculos que mentem. Que parasitam dos medrosos. Mas há sempre pessoas que gostam de se enganar, como os das drogas. E acreditar numa droga é tão bom! Compra-se, usa-se, chega-se ao Céu!...

 
 
 
06.03.2009
18:38
Portugal - Viana do Castelo
Quantos crimes em nome de Deus.Porquê invocar o nome de Deus para justificar e dar continuidade de um crime,como é a violação e por em perigo vida da futura da mãe.Se há justiça divina,cada um pagara pelos seus actos.Este sr.bispo crê em Deus....?Ou se julga mais que Deus...?Não estamos na Idade-Média sr.José Cardoso Sobrinho.

 
 
 
06.03.2009
18:32
Portugal - Lisboa
Quando será que os mafiosos improdutivos e parasitas do Vaticano deixam de interferir com todos os que não pastam nos seus redis. E se lhes largarem as rédeas ainda passarão à tortura e à purificação pela fogueira. Não se tomem medidas drásticas e a Inquisição que denomiram de Santa ainda voltaa ser activada com inquisidores nomeados directamente pelo Padrinho.

 
 
 
06.03.2009
18:26
Portugal - Porto
Sinceramente, aguns de vocês dizem que defendem tudo e mais alguma coisa.Criticam a Igreja, que é isto e é aquilo. Alguns de vocês nem conseguem defender o terceiro direito dos Direitos Humanos. Depois ainda acham que têm razão e voz para julgar! Depois criticam a Igreja e usam a expressão "Graças a Deus". Enfim..

 
 
 
06.03.2009
18:15
Portugal - Porto
É incrível o que é noticia. Parece-me que o facto de uma criança ter sido violada, ter engravidado e consequentemente abortado, muito mas muito mais importante que a atitude passiva da igreja. Façam jornalismo como se deve por favor.

 
 
 
06.03.2009
17:59
Portugal - Viana do Castelo
Acordem!!!.... Ou são todos cegos, ou não sabem ler. O comentário, e a atitude não são da Igreja! São deste Arcebispo em particular. Há muita diferença!...

 
 
 
06.03.2009
17:51
Portugal
A igreja não acompanhou os tempos. Queriam que uma miuda da nove anos fosse mãe?... e que moral tem a igreja para tomar este tipo de atitudes. Sousaalmeida

 
 
 
06.03.2009
17:48
Portugal - Lisboa
1) homicidio do taxista. N° de homicidios =1 2) Homicidio da família da menina. N° de homicídios =1 O primeiro é um monstro e merece prisão perpétua, guilhotina, etc., pois ficou desesperado com a destruição da família. Os segundos são inocentes. Um pouco de coerência... sem defender portanto nenhuma forma de homicídio...

 
 
 
06.03.2009
17:33
Brazil
Contiuação... É realmente triste ver que ainda a mídia e o governo dê tanta importância. O bispo deveria receber o título de "persona-non-grata" do Brasil.

 
 
 
06.03.2009
17:32
Brazil
Isso é mais uma tentativa da Igreja de aparecer. Como ela pode falar de pecado? Uma igreja que perseguiu, torturou, matou? De formas terríveis ainda, de forma sádica. Uma instituição que sempre quis o poder. O que vale essa atitude da igreja? O que vai mudar na vida das pessoas? Graças a Deus, nada... Por que eles não excomungam os papas que através de seu poder matou tanta gente?

 
 
 
06.03.2009
17:27
Portugal
Se fosse eu estava muito preocupado com a excumonhao. Nem dormia so de pensar nisso.Onde esta agora o paulobitri para comentar isto.

 
 
 
06.03.2009
17:23
Portugal - Bragança
CASO QUE UM CASAL SE CASOU DEPOIS DE EM 2007 TEREM FEITO UM ABORTO CONTRACEPTIVO, UPS FOI UM ENGANO E AGORA ? BEM AGORA ABORTAR CLARO, MAS O PIOR DE TUDO È QUE CASARAM UM ANO DEPOIS DITO CASAL E ELA SENHORES È EDUCADORA INFANTIL TRABALHNADO EM UMA CRESCE QUE ÈRTENCE A UMA IGREJA BEM SO PERGUNTO E AQUI QUEM TEM QUE SER EXCOMUNGADO? O PADRE OU TODOS OS PADRES ?????????

 
 
 
06.03.2009
17:21
Portugal - Bragança
Por vezes o comum dos mortais tal como eu sou. chegamos a ficar perplexos de certas atitudes no mundo um mundo como este que vivemos, excumungar pessoas por fazer abortos ? e a igreja ? pois bem acho que a igreja esta cada vez mais louca ou entao nao usa os mesmos parametros em todo mundo sera que roma ja nao manda na igreja ??????? OERGUNTO ISTO E EM LETRAS MAIUSCULAS PORQUE FUI TESTEMUNHA DE.

 
 
 
06.03.2009
17:13
France
que Deus lhe perdoa a SOBRINHO UM PADRE em fim de carreira que contraiu a esclerose em placas a falta à vacina que tinha genes um pouco ingratos os laicos como eu estão-se nas tintas para excomunhão viva o aborto viva povo viva a democracia LAICA e mais uma vez viva o aborto,,,oporto

 
 
 
06.03.2009
17:09
United Kingdom
comentarios para que?por estas e por outras que a igreja catolica vai perdendo seus fieis...

 
 
 
06.03.2009
17:00
Portugal - Porto
De acordo com os vossos comentários, reparei que possuiem alguma falta de esclarecimento perante o que a Igreja diz e defende, na pessoa do Arcebispo Dom José Cardoso! Justiça para o padastro! Em relação ao aborto, vocês sabem o que isso significa e sabem que foram duas vidas que padeceram! É um assunto, muito complicado e delicado! Não podem condenar dessa maneira!

 
 
 
06.03.2009
16:45
Portugal - Porto
discordo em absoluto da beatificação do sofrimento tão defendida pela igreja católoca. felizmente, a excomunhão é um acto de disciplina espiritual...

 
 
 
06.03.2009
16:42
Portugal - Lisboa
A Igreja já não perde NADA, porque já perdeu tudo o que tinha a perder. Agora,daqui para a frente,só pode mesmo ganhar. Mas que vai ser difícil vai. Eu fico admirado, é de ainda haver seguidores numa Igreja que tem MONSTROS a dirigi-la. Este arcebispo devia estar preso,é perigoso para a humanidade...

 
 
 
06.03.2009
16:39
Portugal - Porto
Esta notícia é daquelas que deixa toda a gente de boca aberta. A igreja católica está cada vez mais "Inquisição". Os acebispos, bispos, e outros quesandos, desejam que este mundo do século XXI, volte ao século XIV, isto significa voltar às queinadas públicas de todos aqueles que de uma maneira ou de outra, questionavam a fé. A excomunhão, decia acentar principalmente nestes senhores.

 
 
 
06.03.2009
16:38
Portugal - Viseu
Este homen deve ser é Sobrinho do satanas. Preferia a morte da miùda?.Olha quem fala!!!! os maiores violadores tanto de raparigas como de rapazes.Cada vez que falam mais fazem desacreditar o povo nas mentiras deles.

 
 
 
06.03.2009
16:25
Portugal - Braga
Sou católico e até praticante.... Às vezes fico com sentimentos ambiguos... mas ao senhor Arcebispo, gostaria de ver ficar ´grávido de gémeos do padrasto da criança, e já agora, se não fosse pedir muito, podiam nascer já de mitra posta. Tristeza!...

 
 
 
06.03.2009
16:23
Portugal - Porto
Estou totalmente de acordo com o comentador acafs, não há mesmo "pachorra" para aturar tanta hipocrisia da Igreja Católica (felizmente nem todos pensam - pena serem poucos - como este Dom José Cardoso Sobrinho que deve pensar que é Deus na terra). Haja paciência para aturar tanta estupidez

 
 
 
06.03.2009
16:23
Portugal - Porto
Infelizmente, desde que João Paulo II nos deixoi, a Igreja Católica tem-se afundado num ultra conservadorismo absurdo, dando 'tiros nos pés' à primeira oportunidada. Todos sabemos que a Igreja é contra isto, mas podiam fazer como antes: ficar calados.

 
 
 
06.03.2009
16:16
Portugal - Setúbal
Conta-se que Lutero quando soube que o Papa o teria excomungado, pediu uma espingarda e veio ao pátio do palácio e perguntou onde ficava Roma. Indicou-lhe o súbdito a direcção Sul, uma vez que estava na Alemanha. Então disparou naquela direcção. Diz-lhe o súbdito: "Mas o tiro não chega a Roma, é muito longe". Resposta:"Nem a excumunhão chega aqui". Acrescento, nem ao Brasil...

 
 
 
06.03.2009
16:15
Portugal - Braga
“aos olhos da Igreja, o aborto foi um crime, pois a lei do Homem não está acima das leis de Deus”. Mas que lei de Deus é esta que permite que uma criança seja violada e que tenha que continuar a sofrer e até perder a vida devido aos actos dos outros? Por estas e por outras que muita gente é crente, pode crer numa entidade superior mas rejeita este "Deus" das fanáticos da igreja Católica

 
 
 
06.03.2009
16:08
Portugal - Porto
A Igreja Católica pensa, ainda, que tem o poder´que lhe era conferido na Idade Média. A existir, hoje, o bispo de Olinda seria o homem do maçarico para assar os desgraçados dos condenados. Pasme-se que este cavalheiro, nem se dignou excumungar o tio violador. D. Helder da Câmara, anterior bispo de Olinda e Recife, Homem de bem, pregador da tolerância e da solidariedade faz muita falta.

 
 
 
06.03.2009
16:05
Portugal - Aveiro
É Indignante, estes bispos, padres, senhores da razão e da lei sobre todas as coisas. Ainda referem fé ??? Tenham fé? confessem-se ? ponham a mão no peito? Acho repugnante, o que estes urubus, fazem Às sociedades!

 
 
 
06.03.2009
16:02
Portugal - Porto
A igreja tem cada comentário mais infeliz! A criança foi abusada pelo padrasto (a quem deveriam amputar os orgãos sexuais) e estava gravida, coitadinha da criança....A igreja havia de ajudar com apoio não condenar. Se a criança fosse filha dele queria ver se pensava da mesma maneira.......Ignorantes

 
 
 
06.03.2009
16:00
Portugal
Mais uma tirada genial da Igreja Católica...!Excomunhão da mãe e dos médicos - que anedota! Já agora, gostaria de saber o que propõem para o padrasto e violador confesso? Talvez como penitência, muitas missas e orações... e quem sabe nem precise de passar pelo purgatório! Tenham dó! Não há paciência para a hipocrisia da Igreja Católica, sempre fiel aos seus principios obscuros e obsoletos!

 
 
 
06.03.2009
15:58
Portugal - Porto
Coitados dos religiosos catolicos não evolucionistas...ainda se encontram na idade da pedra!!!

 
 
 
06.03.2009
15:54
Portugal
Para este padre, não há cá mas nem meio mas - e é por ele e por outros iguais que vemos as IURDS e outras seitas a crescer desmesuradamente...

 
 
 




 

Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Jogos Ao Vivo

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • n/d
  • 9ºC
  • HOJE
  • 17ºC
  • 12ºC
  • AMANHÃ

 

Twitter HOME
FACEBOOK HOME
Galeria JN
Entre palavras
Passatempo Muro de Berlim


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster