Director
José Leite Pereira

Director Adjunto
Alfredo Leite

Subdirector
Paulo Ferreira
 

Cavaco lamenta qualidade política

ALEXANDRA SERÔDIO

Presidente justifica abstenção com falta de prestígio dos políticos. Cavaco Silva lembrou ainda que "quando estão em causa questões que a todos dizem respeito", ninguém "se pode eximir das suas obrigações".

O presidente da República recuperou o discurso da ética e da qualidade da democracia para reafirmar que Portugal precisa de órgãos e representantes prestigiados. Trata-se de um caminho vital para motivar o eleitorado e evitar a abstenção.

Cavaco Silva aproveitou as comemorações do Dia de Portugal para lamentar a qualidade dos políticos portugueses. "Se não tivermos órgãos de representação prestigiados, será difícil aumentar a participação dos eleitores e demonstrar-lhes que o seu voto é importante e útil para a formação das decisões de interesse geral".

Recuperando a urgência de "credibilizar" os representantes do povo, acrescentou que "a credibilidade dos agentes políticos é tanto mais necessária quanto a situação económica e financeira actual representa um desafio, sem precedentes nas últimas décadas, à qualidade das instituições democráticas, à competência e visão de futuro dos decisores e ao empenhamento responsável e solidário de cada um dos cidadãos".

Quanto à abstenção, o presidente referiu que "não é aceitável que existam portugueses que se considerem dispensados de dar o seu contributo". Ou seja: "O alheamento não é a forma adequada - nem certamente eficaz - de enfrentar os desafios e resolver as dificuldades". "Pelo contrário, níveis de abstenção como aquele que se verificou nas eleições de domingo passado são um sintoma de desistência, de resignação, que só empobrecem a democracia", garantiu.

Cavaco Silva lembrou ainda que "quando estão em causa questões que a todos dizem respeito", ninguém "se pode eximir das suas obrigações, sob pena da gestão da coisa pública ficar sem esse escrutínio indispensável que é o voto popular".

A abstenção registada, refere Cavaco Silva, "deve fazer reflectir os agentes políticos", uma vez que "a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas depende, em boa parte, da forma como aqueles que são eleitos actuam no desempenho das suas funções".

Na sua intervenção, o presidente da República não esqueceu os momentos de crise económica e alertou para a necessidade de "ver mais além". Defendeu uma antecipação, "desde já", da situação do país após a crise, alertando para a necessidade de haver uma "visão estratégica de médio e longo prazos, uma visão alheia a calendários imediatos, que poderiam comprometer o futuro e tornar inúteis os sacrifícios que a hora exige".

"Não basta que nos limitemos a tentar sobreviver", lembrando que "Portugal soube sempre encontrar a forma de vencer as dificuldades". "Não podemos deixar--nos abater pelo desalento", pediu Cavaco Silva, durante a sessão solene onde agraciou 37 personalidades.

Partilhar
 [?]
 
 

Comentários
27 Comentários

 
 
     
 
Nome de Utilizador: 

 
Password: 
 
     


 
 
 
13.06.2009
11:50
Portugal - Lisboa
Agora,no tempo das "vacas magríssimas" de quase descalabro económico do país, no qual a governação cavaquista tecnocrática,amoral e miope teve a sua elevada quota de responsabilidade,é o momento dos discursos compreensíveis à maneira do "Frei Tomás". A abstenção nas Europeias sempre foi elevadíssima,incluíndo durante o cavaquismo,porque o eleitorado "está-se nas tintas" para a política europeia.

 
 
 
13.06.2009
11:36
Portugal - Lisboa
É caso para dizer "BEM PREGA O FREI TOMÁS,FAZ O QUE EU DIGO E NÂO FAÇAS O QUE EU FIZ OU FAÇO...". Quanto à qualidade dos políticos,todos estão lembrados do Sr. Silva das maiorias absolutas de 10 anos de cavaquismo que só queria "que o deixassem trabalhar",porque estava a construir "um oásis"(é o que se vê...)para os portugueses com os "chorudos"subsídios da CE(numa altura de "vacas gordas").

 
 
 
12.06.2009
00:31
Brazil
Ainda gostava de perceber o que entende Cavaco por político de qualidade. Terá qualidade o político, que implementou a política económica neoliberal que nos conduziu para a crise que estamos a viver? Terá qualidade política o Conselho de Estado, que só contempla personalidades da direita, e onde teve assento Dias Loureiro, por si nomeado? Ora Presidente, de conversa da treta estamos nós fartos.

 
 
 
11.06.2009
16:49
Portugal - Porto
De facto penso que quem nunca pecou que atire a primeira pedra.Todos temos de melhorar, o portugues tem de deixar de ser o famoso "chico esperto" só assim o pais avança, tem de deixar de receber o subsidio de desemprego e trabalhar por fora, tem de deixar de receber a baixa e trabalhar, tem de deixar de receber subsidios minimos, no fundo tem de ter dignidade,todos e nao so alguns.

 
 
 
11.06.2009
16:38
Portugal - Porto
Que moral tem quem negou homenagem em tempo certo,ou seja,na devida altura ao Grande Salgueiro Maia,homengeando nessa altura DOIS pides,e,agora vai serenamente presidir a uma homenagem que cheira a bafio,bolorenta e hipócrita.Que qualidade e prestigio politico é oferecido ao povo anónimo?

 
 
 
11.06.2009
15:43
Portugal - Porto
O Presidente Anibal Cavaco Silva,considera que a abstenção é o resultado directo da falta de qualidade dos dirigentes politicos,e,eu pergunto,será que o politico Anibal Cavaco Silva tem prestigio e credibilidade para este discurso antes de se olhar no espelho,ou de facto toda a classe politica actual não presta? Responda quem for isento...se por acaso houver isentos!

 
 
 
11.06.2009
15:39
United Kingdom
Que tal comecar 1 nova Era na politica: Revelar os ordenados reais dos politicos e quadros das empresas publicas; quebrar-se o sigilo bancario p todos p confirmar se os valores declarados as financas sao reais; quando alguem poe 1 propriedade em seu nome tem que justificar de onde vem o $. E c essas novas receitas, retirar as pessoas da miseria, pagando salario min e pensoes equiv a'Europa.

 
 
 
11.06.2009
15:28
United Kingdom
Eu tenho que admitir que quando esteve no governo Portugal experimentou 1 dos periodos mais dinamicos dos tempos modernos: foi quando Portugal foi campeao mundial de sub 21. E ele soube usar esse facto p mobilizar toda a sociedade. Quando Manuela F.Leite assumiu o governo em 2003 disse: se fosse comigo, Portugal nunca teria euro 2004. So quis mostrar que a aposta do PS foi errada, desperdicando-a.

 
 
 
11.06.2009
15:25
Portugal - Coimbra
Sr Dr Cavaco Silva,pelo cargo que ocupa,é o garante da onstituição.Devia ser também o garante de banir para sempre os corruptos.Mandá-los só com bilhete de ida para o TARRAFAL, por exemplo!!

 
 
 
11.06.2009
15:16
Portugal
MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria CAVACO SILVA vetou,09/06/09, a nova lei do financiamento dos partidos, na véspera do dia de Portugal. Acabas de dar um real passo a nível europeu. Finalmente com este exemplo, aproximas-te, dos “grandes” que procuram resolver a “crise no Mundo”. PARABENS.

 
 
 
11.06.2009
15:08
Portugal
MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria CAVACO SILVA segundo Marcelo nas suas “escolhas” de 31/05/09 criticou-o sobre o “complexo Dias Loureiro” …por não ter falado mais cedo… Recordo o “refrain”, o SENHOR É DEUS” de uma canção brasileira, o que é totalmente inaplicável ao actual Presidente da República dessa carismática coragem do nosso domingueiro comentador.

 
 
 
11.06.2009
14:06
Brazil
1. Sr Presidente! Foram boas as palavras que mencionou; mas deveria tais políticos a ser como se fossem de uma empresa privada, por quererem um emprego melhor do mundo. Quando os políticos não trabalham para o progresso de Portugal; a maioria do povo poderia pela internete, declarar que alguns desses políticos não servem e rua com eles.E o seria pela internete.Se precisa de Patriotas trabalhadores

 
 
 
11.06.2009
13:48
United Kingdom
Toda a gente lamenta a FALTA de qualidade politica,Senhor Presidente...

 
 
 
11.06.2009
13:45
Portugal - Viana do Castelo
a qualidade da política e dos politicos é tão rasca (aliás, esta vaga de políticos é que faz parte dessa geração)a isso obriga.apenas se preocupam com altos vencimentos e mordomias, dignas de países do terceiro mundo.o povo, limita-se a ver a caravana passar.

 
 
 
11.06.2009
13:22
Portugal - Lisboa
Tem razão sim senhor! Mas que não se esqueça que quando esteve no poder foi um dos principais responsáveis pela crise em que estamos.

 
 
 
11.06.2009
12:36
Portugal - Porto
Falar da qualidade destes políticos para quê? Falem mas é do Ronaldo que é o que está a dar. Francamente!!!

 
 
 
11.06.2009
12:20
Portugal - Porto
Eu diria mais, não existem políticos nem uma politica credível, mas sim uma espécie de organização de parasitas em que se gladiam a ver quem mais rouba o depenado povo.

 
 
 
11.06.2009
12:14
Portugal - Aveiro
E que tal se o senhor Presidente desse o exemplo e pedisse desculpa aos portugueses por ter escolhido um "descredibilizado" para o Conselho de Estado?

 
 
 
11.06.2009
12:13
Portugal - Lisboa
O problema é que os políticos só se apercebem da importância dos cidadãos, quando precisam dos seus votos. Passado pouco tempo, contraem amnésia e esquecem-se.Os cidadãos desencantados, vão-se afastando progressivamente dos mesmos e dizem adeus à democracia formal.

 
 
 
11.06.2009
12:10
Portugal - Lisboa
Caro agf, lembra-se como era Portugal antes que Cavaco fosse primeiro ministro ? Recorda-se como ficou quando saiu ?Poucos Emigravam na altura ! E agora como deixou o Guterres ? Se nao me engano as maiores remessas da CEE foram no tempo do Guterres !

 
 
 
11.06.2009
11:43
Portugal - Braga
O engraçado disto é que todos estão de acordo em que a abstenção só pode ser combatida com o aumento do prestígio dos políticos. Infelizmente, cada um deles acha que o prestígio deve aumentar apenas nos outros partidos e não no seu.

 
 
 
11.06.2009
10:46
Portugal - Porto
De facto em questões de fundo ninguém se pode eximir das suas obrigações. Concordo plenamente e por isso não votei, porque, será que o Tratado de Lisboa não é uma dessas questões?

 
 
 
11.06.2009
10:06
Portugal - Leiria
Reafirmo o que disse noutro comentáro, que fiz para este espaço, mas que, por razões, que deconheço não foi publicado, de que a "pobreza" de que enferma a maioria dos nossos deputados, contribuíu de forma insofismável, para a abstenção, nas Europeias! Espero, que na nova legislatura, surjam deputados mais competentes e mais mobilizadores!

 
 
 
11.06.2009
09:42
Switzerland
Porque é que as pessoas têm que sacrificar um domingo para ir votar quando se sabe que a maior parte desses senhores so quer poleiro para resolver as suas vidas pessoais não pensando de forma alguma na vida dos cidadaos! Que "inventem" uma forma mais pratica de votar...por correspondencia por exemplo..ou pela internet ...de certeza que muito mais pessoas votariam!!

 
 
 
11.06.2009
09:33
France
2,Somos os da zona Euro que temos de emigrar,quantos deixão os Pais Esposas Filhos,~salàrio minimo de 460eurosBruto vergonha,reformas dos vélhotes 200Euros misaràveis,e não diz nada porquê tem familia amigos e amigos dos amigos,nos melhores empregos,diga ao menos a verdade,não é so sua culpa,mas tambem FEZ PARTE DOS GOVERNOS e nada fez pelos TRABALHADORES POBRES

 
 
 
11.06.2009
09:26
France
O PR diz que abstenção com falta de pretìgio dos politicos,mas Senhor Cavaco quando là esteve que fez nada foi quando mais dinheiro entrou da CE,começou os aumentos milionàrios dos altos responsaveis das empresas do Estado,Bancos altos funcionàrios,a corrupção,jà não se lembra,Gutérres,Barroso Socràtes todos iguais,PS e PSD,é os que estivérão nos Governos que se ve,os Portugueses a Emigrar,conti

 
 
 
11.06.2009
08:49
Portugal
boa cavaco, finalmente alguem k diz umas verdades..mas isso nao xega é preciso acabar com a corrupçao dos politicos portugueses

 
 
 


Multimédia
Cidadão Repórter
Notícia do Dia


 

Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Jogos Ao Vivo

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • n/d
  • 9ºC
  • HOJE
  • 17ºC
  • 12ºC
  • AMANHÃ

 

Twitter HOME
FACEBOOK HOME
Galeria JN
Entre palavras
Passatempo Muro de Berlim


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster