Director
José Leite Pereira

Director Adjunto
Alfredo Leite

Subdirector
Paulo Ferreira
 

Portugueses sentem-se traídos pelos políticos

Inquérito da SEDES conclui que maioria dos eleitores não confia no Poder

ISABEL TEIXEIRA DA MOTA

Os portugueses estão descrentes. Sentem que os eleitos não atendem às suas expectativas. Esta percepção e a de que a Justiça não funciona contribuem para a sua ideia de que a qualidade da democracia é baixa.

Que os portugueses são dos cidadãos europeus mais insatisfeitos com o funcionamento do seu regime democrático já se sabia desde finais dos anos 80 através de estudos que o confirmam. O que está por detrás dessa insatisfação é algo que só mais recentemente tem vindo a ser explorado.

O estudo "A Qualidade da Democracia em Portugal: A Perspectiva dos Cidadãos", apresentado ontem por Pedro Magalhães no congresso da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) revela que o funcionamento da Justiça e do Estado de direito é dos pontos mais críticos do funcionamento da democracia em Portugal.

Num debate que decorreu no Instituto de Defesa Nacional, o investigador do Instituto as Ciências Sociais da Universidade de Lisboa destacou que "maiorias muito expressivas consideram que diferentes classes de cidadãos recebem tratamento desigual em face da lei e da Justiça, e a maioria sente-se desincentivada de recorrer aos tribunais para defender os seus direitos".

Mas há mais. Uma média de "mais de dois em cada três eleitores partilham a percepção de não terem qualquer influência nas decisões políticas e pensam que os políticos se preocupam exclusivamente com interesses pessoais. Além disso, percepcionam que a sua opinião não é tomada em conta nas opções dos governantes e que não há sintonia entre aquilo que consideram ser prioritário para o país e aquilo a que os Governos dão prioridade".

Estas percepções que foram agrupadas na dimensão designada "responsividade" da classe política são aquelas que mais se relacionam com a insatisfação geral com o funcionamento da democracia. "Prevalece claramente a ideia de que os eleitos não atendem às expectativas e interesses dos eleitores, e é essa ideia que mais está relacionada com a percepção de uma baixa qualidade geral do regime", sublinhou também Pedro Magalhães.

"Todos devemos olhar para estes resultados e estar preocupados com eles, e não ficar satisfeitos apenas com as coisas positivas, mas também estarmos preocupados com alguns aspectos. É uma função de todos os portugueses, a democracia é para todos", salientou o chairman da Luís Campos e Cunha, citado pela Lusa.

A avaliação dos portugueses é negativa ainda noutras dimensões. "Predomina o cepticismo quanto às qualidades do nosso sistema eleitoral. A maior parte dos inquiridos vê o Governo como estando condicionado por factores externos (situação económica internacional, poderes económicos e prioridades de outros governos). E as mulheres, em particular, percepcionam "uma tendencial desigualdade nas oportunidades reais de participação política em Portugal".

Em suma, o estudo diz que 51% dos cidadãos não estão satisfeitos com a democracia e destes 16% dizem-se "nada satisfeitos".

O facto de a maioria dos portugueses considerar que os governantes não assumem como prioridade os mesmos problemas que os eleitores identificam como os mais graves no país já surgia antes, em outros inquéritos, mas agora mostra "um alto grau de 'distância ao poder' e desafeição dos portugueses em relação ao poder", disse por sua vez Pedro Magalhães.

O inquérito foi realizado pela Intercampus entre os dias 13 e 23 de Março numa amostra de 1003 inquiridos com mais de 18 anos residente em Portugal continental. Os inquiridos foram seleccionados através do método de quotas e a informação foi recolhida por entrevista directa e pessoal na residência dos inquiridos.

Partilhar
 [?]
 
 

Comentários
59 Comentários

 
 
     
 
Nome de Utilizador: 

 
Password: 
 
     


 
 
 
08.07.2009
09:23
Portugal
Eu aqui vejo tanta opinião mas na mesa de voto só vejo abstenção!!! Por este andar, o direito ao voto vai deixar de existir... Um direito que demorarmos tanto tempo a conseguir...

 
 
 
07.07.2009
07:20
Portugal - Lisboa
Salazar deixa Saudades...

 
 
 
06.07.2009
14:34
Portugal - Porto
Não entendo! Este pessoal deve ser masuquista! Salazar e a sua ditadura de novo? Por amor de Deus, tamos em crise, uma coisa é certa. Mas a crise não esta apenas no nosso país! Está em todo o mundo! E muitos de voces que estão a criticar o socrates e o seu governo, mas vão votar nele, nas eleições deste ano.

 
 
 
06.07.2009
12:06
Portugal
mitas: Eu bem sabia q,depois de ler a nota oficiosa q nos mandaste,não faz sentido o voto branco como disse Pax.Imaginemos q Portugal tem 100 pessoas a viver no país e só 1 pessoa votou.Como formaria o governo,então? Obviamente tem q haver governo formado por este 1 voto! É impossível haver 100% abstenção porque os próprios políticos também votam para q não haja zero votos.Voto branco é idiotice!

 
 
 
06.07.2009
11:31
Portugal
Acredito q quanto mais deputados mais equilibrado fica a votação no parlamento quando se rege uma lei.O PS,sendo maioria absoluta,é no fundo o governo de Portugal.Tal com no mercado,os preços dos produtos são nivelados e óptimos se houvesse concorrência;o mesmo se diz nos partidos,precisamos de deputados para uma política equilibrada e concorrente. Votem nos partidos mais baixos! Andem lá! :)

 
 
 
06.07.2009
11:20
Portugal
JorgeMota: Não esquecer dos deputados,precisamos deles.Além disto,se os votos fossem brancos o governo anterior quase manteria na liderança.Nas últimas eleições houve >60% de abstenção e se houvesse votos hoje teríamos mais deputados nos outros partidos.Votar em branco é um CLARO SINAL q vai contra qualquer tipo de MUDANÇA, mudança esta que compete ao povo decidir um novo rumo para o novo Governo.

 
 
 
06.07.2009
10:53
Portugal - Coimbra
Pax. Não é bem assim por favor veja no sitio da CNE uma nota oficiosa. 1 NOTA OFICIOSA DA COMISSÃO NACIONAL DE ELEIÇÔES 1. Tem circulado de forma generalizada na Internet e através de correio electrónico uma mensagem de apelo ao voto em branco. Esta mensagem induz os cidadãos em erro, na medida em que refere que se for obtida uma percentagem maioritária de votos em branco a eleição dos deputados ao Parlamento Europeu, do próximo dia 7 de Junho de 2009, será anulada; Por essa razão, um número significativo de cidadãos tem vindo a solicitar à Comissão Nacional de Eleições esclarecimentos sobre a veracidade da informação divulgada; No sentido de promover o esclarecimento objectivo dos cidadãos a este respeito, a Comissão Nacional de Eleições vem, através da presente nota oficiosa, ao abrigo da alínea a) do nº 1 do artigo 5º da Lei nº 71/78, de 27 de Dezembro, informar o seguinte: - Nos termos do nº 1 do artigo 98º da Lei nº 14/79, de 16 de Maio (lei eleitoral da Assembleia da República, aplicável à eleição para o Parlamento Europeu), considera-se voto em branco o do boletim de voto que não tenha sido objecto de qualquer tipo de marca; - Em qualquer eleição, a declaração de vontade em que se traduz o voto tem que ser feita através de uma cruz assinalada dentro de um quadrado do boletim de voto correspondente a uma lista concorrente à eleição; - Só a manifestação de vontade expressa dessa forma torna o voto válido para efeitos do apuramento do número de votos recebidos por cada lista e da sua conversão em mandatos, nos termos estabelecidos no artigo 16º da referida lei eleitoral, de acordo com o método de representação proporcional; 2 - Assim, os votos em branco, bem como os votos nulos, não sendo votos validamente expressos relativamente a cada lista concorrente à eleição, não têm influência no apuramento do número de votos e da sua conversão em mandatos; - Deste modo, ainda que o número de votos em branco seja maioritário, a eleição é válida, na medida em que existem votos validamente expressos e que apenas esses contam para efeitos de apuramento dos mandatos a atribuir. A Comissão Nacional de Eleições salienta a importância do voto na eleição para o Parlamento Europeu considerando que o sufrágio constitui o exercício de um direito de cidadania. 2. Ao abrigo do artigo 11º do Decreto-lei nº 85-D/75, de 26 de Fevereiro, determinase a divulgação da presente nota. Lisboa, 2 de Junho de 2009 O Presidente da Comissão João Carlos de Barros Caldeira (Juiz Conselheiro)

 
 
 
06.07.2009
10:39
Portugal - Coimbra
Como é? O governo vai outra vez mexer nas bonificações no crédito á habitação, + 1 vez aumentar? A mim mexem 2 vezes p/ano. O governo de Gueterre assinou comigo um contrato em que me ajudava no credito depois alterou as regras agora vem este governo retirar + ajuda fazendo-me pagar mais do q/estáva no contrato. Se quizerem podem retirar a bonificação toda a todos, e devolvemos as casas aos bancos. Como querem q/acreditemos nestes políticos? Esta medida da bonificação, tem sido tomada em surdina e, como afecta só alguma parte dos portugueses não se dá por ela mas, tem estragado a vida a milhares de pessoas. Dou 1 exemplo. O meu salário foi aumentado 10 euros, dias depois a bonificação baixou precisamente 10 euros. Este ano ainda vai ser mexida mais 1 vez e será superior a 10 Euros. Mais esta nova mexida do governo q/prevejo mais de 10 Euros fazemos facilmente a conta, são no mínimo 30 Euros q/ vou pagar a mais pela bonificação q/o estado devia subsidiar, E só fui aumentado no salário 10 Euros. Onde vou arranjar os outros 20 euros. Claro q/acredito nestes políticos especialmente no PS/PSD. Acredito depois de terem morrido todos. Não fazem falta a miguem.

 
 
 
06.07.2009
08:56
Portugal - Porto
Eu faço da seguinte maneira: 1 - não voto PS enquanto Sócrates não for para a cadeia, não voto PSD enquanto Cavaco não for a tribunal, pelo que todos sabemos que fizeram; 2 - não me abstenho porque isso é negar a democracia e o poder do povo e do voto; 3 - os partidos são todos iguais, não voto em nenhum; 4 - por isso só voto em branco, de hoje em diante.

 
 
 
05.07.2009
18:43
Portugal
Pax:Neste caso fico em dúvida quanto ao futuro.Lembro-me q nas últimas eleições europeias houve um pouco mais de 60% de abstenção e na anterior acho q passou os 70%.Não mudou grande coisa.Para mim,não é bom haver maioria absoluta senão arriscamos a submeter-se a uma "ditadura"(o Governo de Sócrates demonstrou um pouco disto).Gostaria que partidos pequenos se engrandecessem. VOTEM BE,CDS,PCP,etc..!

 
 
 
05.07.2009
17:33
South Georgia and the South Sandwich Islands
reilabrador, existe uma lei que diz que quando existe uma certa percentagem de votos em branco ( nao sei o seu valor) as listas sao OBRIGADAS a renovar-se por COMPLETO! Se nas proximas eleicoes se trocasse a abstinencia por votos brancos acredite que muita coisa ia mudar...

 
 
 
05.07.2009
14:21
Portugal - Porto
Povo descontente??? Deve faltar € para o tabaco e o futebol!!! Povo mais passivo que existe!!! Povo do fado que gosta de lamentações e dramas. Mas agir... nunca... Só nos fazem aquilo que deixamos que façam. Nós é que lhe damos a força e o poder. Há que haver união e acção! Chega de lamúrias...

 
 
 
05.07.2009
13:58
Macau
Em branco ou nulo, o que e preciso e votar. Nunca votar em ninguem. Chega de chulos, pelo menos para ja, destes.

 
 
 
05.07.2009
11:29
Portugal
Não concordo com o voto em branco. É um acto praticamente idiota ir às urnas e deixar o voto em branco. Quem vota em branco é igual aos políticos: fanático, e nunca muda!! Dêem mais chances aos outros partidos mais baixos que se esforçam e estão à disposição para derrotar PS e PSD!

 
 
 
05.07.2009
02:18
South Georgia and the South Sandwich Islands
sansil tu deves querer ver Portugal na idade da pedra so pode...

 
 
 
05.07.2009
02:17
South Georgia and the South Sandwich Islands
era fazer uma outra revolução para limpar a porcaria toda do parlamento! ou entao irmos todos votar em branco para mostrar o nosso descontentamento

 
 
 
05.07.2009
00:19
Portugal
fica aqui um apelo...pa mostrarmos o nosso descontentamento nao votemos no PS nem no PSD, porque so assim vao perceber que algo vai mal...ainda no debate da naçao dizia Paulo Portas,aqui debate se um pais que nao existe, a realidade e outra

 
 
 
04.07.2009
23:42
Portugal - Porto
volta salazar estas perdoadinho..poe outra vez a pide a funcionar para acabar com estes bandos de palhaços e parasitas da sociadade.......aproveitam da democracia do povo para proveito proprio e dos seus ( mas o que interesa mesmo e que o porto seja campiao e muito vinho )......

 
 
 
04.07.2009
23:25
Portugal
Não concordo com o voto em branco. Concordo sim com a colocação no boletim de voto de uma cruz em cada um dos partidos que deles constarem e escrever por baixo: "Todos diferentes. Todos iguais". Votar em outros não vai alterar nada. É preciso que se acabem com as mordomias dos políticos, com os batalhões de assessores, com as nomeações de "amigos". Aí sim talvez já valha a pena participar.

 
 
 
04.07.2009
22:22
Portugal - Porto
Precisamos de uma classe política capaz de dar o exemplo - o bom, leia-se! Uma classe política ciente dos deveres que tem para com o seu eleitorado e que não esta lá apenas para tratar da sua vidinha.

 
 
 
04.07.2009
21:52
Portugal - Porto
Acabo de chegar e pelo que leio,noto que os meus compatriotas estão muito desiludidos c/os nossos políticos.É assim,ou isto é influenciado pela notícia?Espero que não,pois isso querera então dizer que estamos prontos para mostrar a esta gente que não os queremos.Vamos votar sim,mas em branco...para já.

 
 
 
04.07.2009
20:37
Portugal - Porto
O princípio do problema está no sistema político. Este sistema foi feito à medida da classe política para a sustentar. A Constituição está cheia de empecilhos e muito blindada , o que só cria problemas à sua revisão. A mudança tem de começar por uma grande revisão constitucional de que todos os partidos são contra.O Presidente da República é o garante desta pouca vergonha.

 
 
 
04.07.2009
20:29
Portugal - Porto
o que interesa e que o porto ganhe o campeonato ............ volta salazar estas perdoadinho nem sabes a falta que fazes....

 
 
 
04.07.2009
20:18
Portugal - Porto
Se a esquerda ganhar , as pessoas que vão para lá não seriam nem PS nem PSD cairiam muitos muros de Berlim e muralhas que estão construidas á volta dos Banqueiros corruptos, Juizes com leis feitas por patroes e politicos (por isso é não vão presos qd roubam)A esquerda se ganhar que aproveite a oportunidade porque se fizer o mesmo estamos perdidos

 
 
 
04.07.2009
19:45
Portugal - Porto
o melhor que temos a fazer para mudar isto e´votar em branco a abestençao nao nos ser de nada...

 
 
 
04.07.2009
19:35
Portugal - Lisboa
Votem no P.N.R. ! E verao como a atitude dos politicos mudara !

 
 
 
04.07.2009
19:32
Portugal - Porto
Os nossos políticos têm mau aspecto, (não exterior, porque eles vestem bem, também ganham bem para terem bons fatos), mas sim interior, mostram ser arrogantes e ficam muito mal dispostos quando lhes tocam com um dedo, têm a mania que são importantes, quando não passam de simples empregados do povo. Eu como Patrão deles dou-lhes nota negativa, como muito maus empregados, já deviam estar todos desempregados, mas infelizmente não sou o único patrão desta sociedade.

 
 
 
04.07.2009
18:38
Portugal - Aveiro
Hvpouca, nunca pensei que sentisses tanto as dores do Pinho e pela tua posição não me desmentes quanto aos outros.

 
 
 
04.07.2009
18:36
South Georgia and the South Sandwich Islands
E o que é q os cidadaos fazem para mudar essa situacao? NADA

 
 
 
04.07.2009
18:03
Portugal - Porto
Penso que a abstenção assusta mais os politicos. Vejam que ao falar nos resultados das eleições europeias o que pôs os politicos a pensar foi o volume da abstenção, nos votos branco e nulos ninguém falou.

 
 
 
04.07.2009
17:52
Portugal
mas se a maioria das pessoas se sentem traídas porque será que a maioria das pessoas votam sempre nos mesmos?

 
 
 
04.07.2009
17:44
Portugal - Porto
Sustentamanguelas, andas engando, policias ? não nos deixam trabalhar ... e quando fazemos algo, voltam ca para fora ...

 
 
 
04.07.2009
17:34
Portugal
EU penso que os portugueses deveriam dar uma lição aos politicos que não deveria ser não ir votar mas sim cumprir em força o seu DEVER mas votando em BRANCO, dizendo a todos os politicos que não SOMOS BOLAS DE PING PONG, nem é FÁCIL FAZEREM-NOS uma LAVAGEM ao CÉREBRO com a ABERTURA da CAÇA ao VOTO.

 
 
 
04.07.2009
17:30
Portugal - Porto
continuando... Circulos uninominais, listas de cidadãos, referendo sobre o sistema politico e promessas cumpridas, poderão, no futuro, levar a que os cidadãos se interessem e votem. Será o meu caso!

 
 
 
04.07.2009
17:28
Portugal
Concerteza que nesta ALTURA DO CAMPEONATO da POLITICA não seria preciso exaustivo inquérito para chegar á TRISTE conclusão que as pessoas já não ACREDITAM na POLITICA nem nos que a apregoam Os POLITICOS que APREGOAM a defesa dos CIDADÃOS conseguiram algo EXTRAORDINÁRIO, INSTITUIR o DESCRÉDITO a DÚVIDA a DESCONFIANÇA.

 
 
 
04.07.2009
17:26
Portugal - Porto
O votar nada decide. O sistema está caduco e enquanto não podermos votar nas pessoas e não nos partidos tudo vai continuar igual. Como não há nenhum partido que apoie essa ideia, pois têm medo de perder o tacho, vou continuar a abster-me de votar e tomar parte neste circo. Pode ser que com tanta abstenção tenham coragem de assumir uma mudança radical no metodo de eleição.

 
 
 
04.07.2009
17:05
Switzerland
Desde a noite dos tempos parece que nunca tivemos um politico que agradasse e fizesse obra. Até tivemos alguns ditadores, que ainda atrasaram mais, apesar dos saudosistas dizerem o contrário.Pessoalmente não tenho dúvidas, o problema está em todos nós, não valemos grande coisa, somos invejosos, com pouco amor pátrio e egoístas.Um dia que ultrapassarmos seremos melhor que os outros. Se perdermos

 
 
 
04.07.2009
16:51
Portugal
Já chega de alternância de PS e PSD. As maiorias absolutas esmagam direitos. Votem nos partidos mais baixos, vamos puxá-los para cima, e com o tempo teremos uma boa concorrência eleitoral. Quem votar no PS e PSD (ou vice-versa) é 100% fanático!

 
 
 
04.07.2009
16:50
Portugal - Porto
Finalmente o povo está ciente de que a classe politica não está para governar o povo, mas sim, para se governarem a eles próprios. Para que tal se venha a alterar é preciso que todo o povo nas próximas eleições se abstenha ou vote em branco, para provar a sua revolta.

 
 
 
04.07.2009
16:39
Canada
Isto não é nada que não possa ser resolvido, pelo VOTO, pois segundo o que era dito na balada do saúdoso Zeca Afonso, que "O povo é quem mais ordena" e quem é democrata sabe disso(democrata não comunista, porque esses são voláteis em suas opiniões) muito bem portanto está em vossas mãos quando voltarem a ser chamados a esse CÍVICO ACTO...Não se esqueçam.

 
 
 
04.07.2009
16:06
Germany
OS POLITICOS QUEREM E OS 3 MIL EUROS DO ORDENADO MAIS AS AJUDAS DE CUSTO.PORQUE TRABALHO PEDEM AOS OUTROS,ESTAO SEMPRE A DIZER QUE E PRECISO PRODUZIR MAIS,PARA EXPORTAR MAIS,MAS SAO SEMPRE OS OUTROS QUE TEEM QUE TRABALHAR.

 
 
 
04.07.2009
14:58
Portugal - Porto
Todos estão de acordo c/estudo, mas parecem k ñ sabem k fazer. Em 27.SET. votemos todos BE e PCP. Como podemos saber do k são capazes se nunca foram Governo. Vamos dar alternativa. É bom p/Democracia.Chorar Salazar ñ adianta, ele ñ volta mais!!!

 
 
 
04.07.2009
14:53
Portugal - Porto
Não generalizem. Eu não me sinto traído. E porquê? Porque nunca acreditei em políticos! Sempre achei que a política não era para gente séria; e o tempo só me tem dado razão, apesar de eu preferir constatar que estava errado. Mas infelizmente cada vez estou mais convencido de que sempre estive certo. É a vida, como dizia o outro que fugiu (também)!

 
 
 
04.07.2009
14:39
Belgium
(cont) Os ricos têm sempre mais valor do que os pobres. É mais importante os bolsos cheios do que haver um país próspero. Não sou político nem voto, mas os ditos poderosos e instruidos PS e PSD etc. deviam ser vitimas da sua grandeza e eloquência e verem um partido pequeno tomar conta dos destinos do país. Talvez alguma coisa mudásse.

 
 
 
04.07.2009
14:39
Portugal
está mais que provado que os Portugueses se sentem traidos com o €uro mais caro que o dolar,com os Salários baixos,o sal.minimo a450€,com tantos desempregados,quase com o numero mais alto da zona euro,cada vez mais pobres,não se pode comprar nada é tudo caro assim podem crer os Portugueses estão desanimados e sentem-se,traidos pelos Politicos. SALUTATIONS,,,,,

 
 
 
04.07.2009
14:39
Belgium
(cont) sangue. A baixa moral, na moda hoje em dia, contaminou também sem excepção aqueles em cargos de decisão; nada que não se possa trafulhar a troco de umas boas centenas de euros ou milhares, mesmo que se passe por cima da “pouca dignidade” dos mais desfavorecidos. Era assim no tempo de Salazar, vai continuar assim nesta “(democracia)”. (cont

 
 
 
04.07.2009
14:38
Belgium
Sendo Portugal um país dos mais corruptos, não é de esperar outra coisa. Para os politicos os portugueses não contam assim como não contam para a classe jurídica. Na constituição todos sem excepção devem ter direito à justiça com igualdade, mas todos sabem que não é assim, pois os que deviam defender a justiça dos cidadãos e outros valores, são já corruptos no espírito e na alma, está-lhes no (con

 
 
 
04.07.2009
14:29
Portugal - Porto
Discute-se este tema vezes e vezes sem conta e não se chega a conclusao nenhuma.

 
 
 
04.07.2009
12:31
Portugal - Évora
Os Políticos que nós pagamos preocupam-se com "os cornos" do Sr.Pinho, mas assobiam para o lado quando um médico que devia estar PRONTO para assistir um doente-é anestesiologista-,vai ser pago quando não trabalhou!Deve ser socialista porque mente como os camaradas do Partido, a começar pelo 1º.Canalhices que os políticos não comentam!!!

 
 
 
04.07.2009
12:14
Portugal
Mais que traídos, enxovalhados agredidos mal tratados, para aqueles que trabalharam uma vida nada à para eles mesa de Reis Eles comem tudo eles comem tudo e não deixam nada

 
 
 
04.07.2009
11:31
Portugal - Vila Real
Grande notícia. Só agora acordaram? E será que acordaram. Votam sepre PS ou PSD. Nada fazem.

 
 
 
04.07.2009
10:48
Portugal - Aveiro
Traídos pelos políticos, juizes, polícias etc.

 
 
 
04.07.2009
10:27
Portugal - Aveiro
A "democracia" portuguesa é gerida por ditadores eleitos com cheques em branco passados pelos cidadãos.A diferença que temos relativamente à Libia é que nesse país não gastam o dinheiro nem tempo nessa fachada de eleição. Todos os políticos, sem excepção deviam ser submetidos a testes psicotécnicos e também a testes de alcoolemia antes e durante do exercício do respectivo mandato (L C& C incluso)

 
 
 
04.07.2009
10:18
Portugal - Santarém
Se já havia um pouco desse sentimento,durante a vigência deste governo PS,as coisas pioraram muito.De facto,este 1º ministro e os seus discípulos,só têm feito trapalhadas.Com políticos destes,os cidadãos afastam-se naturalmente da política,e dos problemas do país,que infelizmente,são muitos.Esta Legislatura é para esquecer,de tau má que foi.Oxalá os eleitores de lembrem disso,nas próx.eleições.

 
 
 
04.07.2009
10:01
Netherlands
Depois de vários anos de governação de vários partidos, a falta de confiança continua. Porque será? O país vive num estado vegetativo muito grande e isto tem de mudar rapidamente.

 
 
 
04.07.2009
09:57
Portugal - Porto
Eu já disse e volto a dizer , nos últimos 30 anos temos assistido á distribuição do poder por PS e PSD, eu próprio mediante as pessoas que lá estavam votei num e noutro, mas agora só para os castigar e acabar com tachos, deviamos todos votar na esquerda para se criarem novos tachos e acabar com os antigos que já estão muito velhos e gastos, ao menos haveria novidade na politica e acabavam vicios

 
 
 
04.07.2009
08:53
Portugal - Porto
O MAI com a ANMP está prestes a dar exemplo a esta noticia ...

 
 
 
04.07.2009
05:39
Portugal - Porto
Num parlamento que tem a forma do campo pequeno, assim como a arena de circo e onde se gesticula os ditos cujos da desgraça! Que amores podemos sentir pelos políticos, se eles nos faltam ao respeito descaradamente e sem o mínimo de vergonha. É por isso que governar Portugal é fácil, porque os políticos sabem que neste país ninguém protesta nem os castiga, aqui é o paraíso para os políticos e o inferno para o povo.

 
 
 
04.07.2009
03:11
Portugal - Lisboa
Salazar deixa saudades !

 
 
 




 

Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Jogos Ao Vivo

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • 17ºC
  • 10ºC
  • HOJE
  • 18ºC
  • 9ºC
  • AMANHÃ

 

Twitter HOME
FACEBOOK HOME
Galeria JN
Entre palavras
Passatempo Muro de Berlim


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster