Director
José Leite Pereira

Director Adjunto
Alfredo Leite

Subdirector
Paulo Ferreira
 

Acórdão iliba F. C. Porto e arrasa Liga e Federação

FRANCISCO J. MARQUES E NUNO A. AMARAL

O Tribunal Arbitral não está convencido que F. C. Porto ou Pinto da Costa tenham cometido actos ilícitos sobre a participação do F. C. Porto na Champions, sendo particularmente crítico em relação à justiça desportiva portuguesa. E praticamente obriga a UEFA a rever a famosa norma 1.04.

Dois meses depois da decisão final da UEFA, que garantiu a presença dos dragões na edição de 2008/09 da Liga dos Campeões, indeferindo os recursos de Benfica e V. Guimarães, que pretendiam ver o clube das Antas suspenso devido às sentenças da Comissão Disciplinar (CD) da Liga e do Conselho de Justiça (CJ) da FPF no caso Apito Final, o TAS pronunciou-se em forma de acórdão, que na prática significa mais uma vitória para o F. C. Porto.

Segundo o documento, a que o JN teve acesso, "as duas decisões da CD da Liga Portuguesa e do CJ da Federação não demonstram que o F. C. Porto, ou o seu presidente, tenham estado envolvidos em actividades ilícitas", acrescentando que "nem o TAS, nem a UEFA, estão vinculados às normas da justiça desportiva portuguesa". Há até uma referência à forma "estranha" como decorreu a célebre reunião do Conselho de Justiça do dia 4 de Julho e que confirmou o castigo de Pinto da Costa, ao mesmo tempo que recorda que ainda há recursos à espera de decisão dos tribunais.

O acórdão revela, igualmente, que Benfica, V. Guimarães e UEFA serão obrigados a pagar 10 mil euros cada ao F. C. Porto, para custear as despesas de todo o processo, como viagens e custos com advogados, que se arrastou durante grande parte do Verão.

O painel do TAS encarregue de apreciar este caso ficou "totalmente satisfeito" pelo facto de a norma 1.04 dos critérios de admissão das equipas na Liga dos Campeões, que diz que qualquer clube que esteja ou tenha estado envolvido em actos destinados a adulterar a verdade desportiva fica proibido de participar nas provas da UEFA, não ter sido adoptada nesta situação.

A interpretação do TAS é de que a UEFA terá de rever rapidamente esta norma e, embora este acórdão não seja definitivo quando ao futuro e, designadamente, em relação à questão da retroactividade da lei, pode concluir-se que muito dificilmente o F. C. Porto voltará a ter problemas para participar na Liga dos Campeões porque a norma terá de ser alterada. Se a UEFA voltasse a abrir um processo aos dragões, e porque este acórdão faz jurisprudência, teria de o fazer em relação a todos os clubes que estiveram envolvidos em casos semelhantes no passado recente, como o Milan, Juventus, Lázio, Fiorentina, Dínamo de Kiev ou, num passado mais distante, o Anderlecht.

Os juizes do TAS também aceitaram a decisão do F. C. Porto de não recorrer da sentença da Liga, que ditou a perda de seis pontos na classificação final do campeonato passado, entendendo que os responsáveis portistas podiam fazê-lo uma vez que já sabiam que a vantagem pontual da equipa na tabela lhe garantia o título.

Partilhar
 [?]
 
 

Comentários
64 Comentários

 
 
     
 
Nome de Utilizador: 

 
Password: 
 
     


 
 
 
05.10.2008
17:37
Portugal - Porto
Não tem que agradecer Luís, considero isto um assunto interessante, e claro que nada tem a ver com o tema desta noticia, mas que não deixa de ser importante a discussão desta temática, até para que se percebam os vários pontos de vista. Pegando uma vez mais no seu ultimo post..acho que se contradiz...defende que os investimentos devem ser feitos onde estão as pessoas (concordo plenamente mas se tivermos em conta que as pessoas estão espalhadas pelo pais.) Em Lisboa estarão o quê? dois milhões de habitantes? é sem dúvida muito mas e os restantes 8?Pelo que entendi, defende que se deve deixar de desinvestir no Porto, pq senão tornava-se uma segunda Lisboa..Porto não quer ser capital, o Porto, tem o direito e de reivindicar e exigir mais justiça nesses investimentos. Aqui não é muito usual o "come e cala" talvez por isso seja o Porto que mais se faz ouvir nestes temas. Onde é que se justifica que a reabilitação de uma frente ribeirinha seja considerada de interessa nacional? Quer zonas com mais densidade populacional que a frente ribeirinha de Lisboa? Apresentam argumentos que em nada são válidos para tentar justificar o desvio desses dinheiros. Confesso que me faz alguma confusão, o facto de ter referido que era de trás-os-montes e dizer que se é uma zona esquecida e defende tanto o centralismo. Não concordo quando refere que as cidades próximas, ou seus habitantes, não gostam do Porto..não concordo mesmo..sou do Porto, e tenho família no Minho, Trás-os-montes (e tb em Lisboa), daí ter o à vontade para contradizer. Quanto ao facto de serem do Benfica até é verdade...não vou dizer como o Fernando Peça "E esta hein" mas sim.."murkoes" :) (Devo referir que a palavra murcão não é depreciativa como acho que grande parte das pessoas acha que é)

 
 
 
25.09.2008
20:42
Portugal - Lisboa
(mesteves, antes de mais obrigado pela sua participação que acho bastante interessante e já agora a dos outros participantes também)Antes de mais gostaria de referir 4 pontos da sua mensagem: 1. "será que 20% do território gera mais riqueza do que 80%?" A distribuição de riqueza não é proporcional à area do território, nesse caso seríamos mais ricos do que a Suiça, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca... porque temos mais área. 2. As autarquias obviamente que só pagam obras municipais, não pagam obras de nível nacional. As grandes obras de vulto são pagas pelo Estado e não pelas autarquias. Obviamente que não faz sentido que seja a câmara de Lisboa a pagar as obras da nova ponte nem do aeroporto, nem da Expo98 e da Capital da Cultura 94, nem do TGV, assim como não faz sentido que seja a câmara de Peso da Régua ou seja qual fôr ali na zona a pagar os tunéis do marão, nem a câmara de Sines a pagar os investimentos no Porto de Sines, nem a câmara do Porto a pagar as obras do metro, remodelação e ampliação total do aeroporto do Porto, TGV Porto Vigo, intenção da construção de mais 3 pontes no Douro, Porto2001, capital europeia da cultura... (caso tenha sido a câmara do Porto a pagar estes investimentos, dou-lhe razão nas críticas que tece e calo-me já aqui). Obviamente que tem que ser o dinheiro do Estado a pagar isso em conjunto (por acaso não concordei com o dinheiro esbanjado nos estádios do euro mas isso é outra questão). 3. Em Lisboa as obras também demoram anos e anos a realizar-se: veja-se o caso da CRIL que só agora, 40 anos depois, é que está concluída, do Metro Sul do Tejo que tardou em sair da gaveta, da espansão do metro que vai a passo de caracol, das travessias do tejo que ainda só há apenas duas (Lisboa também não tem culpa de ter um rio larguíssimo que implique obras de valor astronómico) 4. É normal gastar-se dinheiro em Lisboa porque é onde há mais gente e é aí que é preciso gastá-lo. É como se, por exemplo, as pessoas de Bragança começassem a refilar porque no Porto se gasta mais dinheiro, isso não faria sentido, o Porto tem mais gente do que Bragança, é maior do que Bragança, naturalmente implica investimentos maiores do que aqueles que se fazem em Bragança. 5. O anonynous disse uma coisa interessante: "Mas há um risco que se corre: é que, aí, mais cedo ou mais tarde, o próprio norte passará a querer ver a capital a arder e o feitiço vira-se contra o feiticeiro!". ele tem razão nessa afirmação. A minha família é da zona de Bragança e da região do Alto Douro e as minhas raízes são portanto daí, e penso que são regiões esquecidas pelo resto do Norte. Além disso Bragança fica a quase 250 km do Porto, praticamente a mesma distância que o Porto está de Lisboa, daí não se identificar culturalmente com o litoral Norte. Fala-se muito na região Norte/Galiza, mas penso que o distrito de bragança sai um bocado dessa identificação. Lá identificamo-nos mais com a zona de Zamora/salamanca, ou seja, a zona de Leão. Isto para dizer o seguinte, se porventura existisse uma região Norte, penso que haveria conflito dentro da região, acabava por se virar tudo contra o Porto. (Aliás, o Porto faz precisamente o que critica de Lisboa, que é centralizar o Norte no Porto e acho que as outras cidades não acham muita piada. Por isso é que acho que em Braga as pessoas não gostam nada do Porto e são todas do Benfica, em bragança também, por acaso) 6. Zona ribeirinha de Lisboa - mais de metade está ao abandono e necessita de uma requalificação urgente e o Terreiro do Paço há anos que está esquecido e nunca mais é requalificado. Falou noutras frentes ribeirinhas no país e muio bem. Actualmente há várias frentes ribeirinhas de várias cidades em processo de rebilitação. É normal gastar-se mais dinheiro na de Lisboa porque é maior é uma área muito maior e implica investimentos mais elevados. Além disso, foram criados os programas Pólis em várias cidades portuguesas para obras de requalificação pagas com dinheiro do Estado. 7. Uma curiosidade que não vem muito a propósito mas que me apetece referir: uma pessoa quando vai ao Porto e diz que é de Lisboa é extremamente bem recebida e as pessoas do Porto são extremamente afáveis e hospitaleiras e sempre prontas a ajudar. Nunca tive razões de queixa, antes pelo contrário. Acho que não há mais sítio nenhum do mundo onde os lisboetas sejam tão bem recebidos. No Algarve as coisas já mudam de figura. Não falam mal de uma maneira geral dos lisboetas mas quando uma pessoa vai ao algarve e eles notam que é de Lisboa, uma pessoa começa logo a ouvir bocas foleiras que só vamos ali passar férias enquanto eles estão a trabalhar. 8. Acho que os comentários que andamos a fazer já não têm nada a ver com a notícia... ehehe

 
 
 
23.09.2008
21:26
Portugal - Porto
Pois é...admito...sou bairrista. Não creio que isso seja necessáriamente mau. Quanto ao facto de ser de Aveiro, só agora ao reler os comentários é que reparei (não creio contudo que faça muita diferença), apenas uma pouco surpreso mas claro, cada qual toma a posição que quer! Outra coisa de querer Lisboa a arder é outra história. Talvez no meu comentário anterior exagerasse, e daí ter feito os comentários pouco felizes de ser espanhol e bombas etc..era a revolta. Não fui também claro de que a cidade de Lisboa, odiada por alguns amada por outros, paga pelo facto termos uma gestão de país centralizado. Pois Lisboa é de facto a cidade com mais habitantes, que mais ofertas têm, que gera riqueza..mas ...será que 20% do território gera mais riqueza do que 80%?! "Aqui gosta-se mais de Portugal" sem dúvida, porque ai nao se sente falta de nada, acho que acaba por ser revelador de algum egocentrismo. "Dá mais do que aquilo que recebe" aí ponho as minhas dúvidas...A Expo foi construida com dinheiros da CML? O novo aeroporto e infra-estruturas implicadas em vista vão ser construidos com dinheiros da CML? Lisboa paga isto tudo: Construção do novo aeroporto (cinco mil milhões de euros) TGV (Linha Lisboa-Madrid terá custos estimados em 2,2 mil milhões de euros) Nova travessia do Tejo entre Chelas e Barreiro (1,7 mil milhões de euros) Certamente é com o emprestimo conseguido pela autarquia mais endividada do país... Porque é que Lisboa cresce? "(...) juntam-se ao protesto da Junta Metropolitana do Porto (JMP) contestando a porta aberta pelo Governo ao desvio para Lisboa de verbas de fundos comunitários destinados às regiões Norte, Centro e Alentejo, no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN)" Vai mais além...mas às vezes antes de falar convém ir ainda um pouco mais além!! "Dinheiro que cada uma produzisse ficasse na região" - Seria excelente!! O facto de me estar aqui a manifestar, acabo por ser um pouco tendencioso, porque o que veio à baila foi as regiões norte e centro (Porto, Lisboa se preferirem), mas ao reivindicar não quero que seja apenas favorecido o Porto, aeroporto de Faro? Confesso que nunca estive lá, mas se é como dizes com imenso fluxo de passageiros e como região Turistica que é, sim era imperativo que se fizessem remodelações!! oxa lá as façam rapidamente. Eu sou habitante do Porto, e felizmente também ainda vamos estando relativamente bem servidos de infra-estruturas rodoviárias...mas indo um pouco mais além (novamente) faz ideia de quanto tempo esteve o projecto do metro do Porto na gaveta? Faz ideia de quanto tempo esteve na gaveta o túnel do Marão? "(..)a frente de obras da ribeira do Tejo é um projecto de interesse nacional capaz de justificar que todos os contribuintes do país as paguem, em vez da Câmara de Lisboa." Claro que é, como todas as requalificações de frentes ribeirinhas de Melgaço a Vila Real de Santo António.. Certamente seria fácil citar mais casos...Será que o aeroporto de Faro não é de interessa nacional??Afinal em Lisboa é que parece não gostarem gostar de Portugal..só se vê as coisas feitas lá?é suposto amarmos a Pátria assim com tanto fulgor? Cada qual toma a postura que quer.

 
 
 
22.09.2008
16:14
Portugal - Porto
Quanto a mesteves, para variar tem a postura do "verdadeiro homem do Norte", à moda de Pinto da Costa: quer ver "Lisboa a arder"... Não se esqueça é que depois de Lisboa, outra capital surgiria e a única forma de também não querer ver essa a arder será fazer do Porto a capital! Mas há um risco que se corre: é que, aí, mais cedo ou mais tarde, o próprio norte passará a querer ver a capital a arder e o feitiço vira-se contra o feiticeiro! Pois é senhores, eu só me ponho a par das actualidades da zona centro... Por vezes vou um pouquinho mais além, mas pronto... E é por isso que me custa estar sempre a ver o norte (com grande preponderância do Porto...) a reclamar mais pontes, mais auto-estradas, mais isto, mais aquilo e ver que a região centro (mas também o Alentejo e, por vezes, o Algarve! Veja-se o número de auto-estradas e de linhas de caminho-de-ferro que nessas zonas há... Já para não falar do aeroporto de Faro, que é "só" o 2º do país em trânsito de passageiros e parece um aeroporto de país em vias de desenvolvimento... Lá está, às vezes vou um pouco mais longe...) estão constantemente a ser esquecidos! Somos demasiado condescendentes e pouco reivindicativos... Se reclamássemos por tudo e por nada, como vocês costumam fazer, talvez tivéssemos mais sorte, assim... Por tudo isto é que antes disse que estou farto de vos ouvir. Estão sempre a queixar-se de Lisboa, mas realmente não têm muito de que se queixar, porque há quem esteja bem pior do que vocês... E uma coisa é certa: tal como disse LuisRaposo "Lisboa é uma região que é a mais rica, que é a que mais dinheiro produz ao país e que é a única que dá mais do que aquilo que recebe" e também será normal que, quem pense, se canse de a ver "sistematicamente criticada". O senhor Luís Filipe (nome de grande jogador, sem dúvida:-)...) diz que parti para o insulto! Realmente não se enxerga. E quando assim é, não vale a pena continuar com diálogos. Vou fazer-lhe a vontade e a todos os outros que se arrogam de imparciais, mas não conseguem demonstrá-lo uma única vez. Quem me conhece sabe que, pelo menos, tento sê-lo. Outros não poderão dizer isso, certamente. E não é preciso conhecê-los em particular. Basta conhecer o tipo... Vou dar-lhes o prazer de não mais fazer comentários a este respeito. Fiquem lá com mais esta vitória e com o sorriso irónico que imagino vão fazer, se é que isso vos dá prazer... :-) Última nota: "Grande confusão com o Norte, Centro, Sul e capital, bombas, Aveiro?..." Nenhuma confusão. Parece é que fez confusão a alguém do Porto não ver alguém de Aveiro a solidarizar-se com o seu ponto de vista... Mas o mesmo se poderia dizer de outros que escrevem de Lisboa e estão constantemente a criticá-la...

 
 
 
22.09.2008
11:26
Portugal - Porto
APITO ENCARNADO,JÁ !!!

 
 
 
21.09.2008
14:50
Portugal - Lisboa
"Sou do Porto e se tinha vontade de ser espanhol?sim há muito e deixar de ter parasitas que moram na capital a sugar o dinheiro dos contribuintes do resto do pais!! Eu concordo plenamente com esta afirmação, sim à regionalização! Estou farto de viver numa região que é a mais rica, que é a que mais dinheiro produz ao país e que é a única que dá mais do que aquilo que recebe e de vê-la sistematicamente criticada quando aqui se faz alguma coisa. Tenham paciência! Acham que não se devia fazer nada em Lisboa? parava tudo? Também sou a favor da regionalização porque acho que os portugueses do resto do país (principalmente os do Norte e das regiões autónomas) não gostam do país, passam a vida a dizer mal dele. Aqui gosta-se mais de Portugal, apesar do resto estar sempre a atacar-nos. Mesmo assim, acho que a regionalização era boa, se o dinheiro que cada uma produzisse ficasse na região. Depois não venham é pedir esmola... mesteves... se queres ser espanhol depois não te queixes que estás a ser sugado pelos madrilenos. ehehe

 
 
 
20.09.2008
22:58
Portugal - Porto
Sr CaveMan...estranho falar de pessoas básicas, quando parte de si o sinal mais básico que há..o da ignorância. Ignorância em não reconhecer que existem desigualdades craças no nosso pais. Sou do Porto e se tinha vontade de ser espanhol? sim há muito e deixar de ter parasitas que moram na capital a sugar o dinheiro dos contribuintes do resto do pais!! TGV para fazer 40/50 kms do novo mega-aeroporto para Lisboa?! Para quê? um simples comboio nao chegava? é complicado, reparar nestes pormenores qd se olha apenas para o umbigo. Estou revoltado por ter de o ouvir a queixar das nossas queixas. Bombas?! Era já! e a capital era o primeiro alvo! Muito obrigado por este tempo e vá lendo os jornais e mantendo-se a par das actualidades do país e não apenas da zona centro!!Talvez mude de opinião

 
 
 
20.09.2008
00:19
Portugal - Viana do Castelo
CaveMan, nota-se que há em si uma grande tristeza, amargura e frustração, olhe, porque não muda de clube?, eu sei que está a tentar, a prova está quando comenta aqui. Agora, permita-me uma coisinha, não nos mace muito com as suas queixinhas e lamúrias, ao fim e ao cabo, "isto é futebol"...

 
 
 
19.09.2008
23:51
Portugal - Viana do Castelo
O CaveMan, sentiu-se beliscado e partiu para o insulto. Básicos são todos aqueles que tentam disfarçar a sua incompetência e mediocridade, procurando, a qualquer preço e por qualquer meio, denegrir os êxitos daqueles que lhes fazem frente. Eu até diria mais, quem, senão vocês, são conhecidos por lamechas??!!Mas, o curioso é a sua indisfarçável irritação e má disposição, estará mesmo convencido do que diz?,não, não me parece. O que é certo, é que também não contestou nada do que eu disse, o que é sintomático, não acha?? Grande confusão com o Norte, Centro, Sul e capital, bombas, Aveiro?...

 
 
 
19.09.2008
11:36
Portugal - Lisboa
Por muito que custe ao sr. CaveMan a nossa independência é já visível - veja o FCP e outras equipes do Norte a jogar e ganhar sem dependerem das secretarias... Quando organismos independentes não favorecem as suas pretensões são incompetentes ou corruptos (?) Mas independentes de manipulações. Fique o sr. com a competência e credibilidade das Salgado, Morgado a Companhia e viva feliz na ilusão que o impede de ser independente.

 
 
 
18.09.2008
22:37
Portugal - Aveiro
Há pessoas tão básicas que não se ENXERGAM a elas próprias! O que é certo é que não contestou nada do que foi dito por mim... Por que será? E têm que partir sempre para o ataque pessoal... Querem ser independentes a norte? Reclamem a vossa independência... Ponham bombas! Sejam "civilizados" como outros ibéricos que lutam pela sua independência! Bom, ao menos esses assumem que querem sê-lo. Outros só sabem lamentar-se face ao "poder da capital"... "Independentizem-se", bolas! Vão chatear o Zapatero ou o Iribarne!... Já não há pachorra para vos ouvir com lamentações da treta! ARRE!...

 
 
 
18.09.2008
09:56
Portugal - Viana do Castelo
O CaveMan deve-se estar a referir às conversas do presidente, LFV, apanhado a escolher um árbitro para uma final da taça,sem que o adversário soubesse alguma coisa.Ou então aos jantares no Sapo, para dar a táctica. ENXERGUEM-SE....

 
 
 
17.09.2008
21:59
Portugal - Porto
Gostaria de saber porque é que os jornais da capital que por norma são tão rápidos a escreverem noticias a dizer mal do fcPorto agora não tenham dado qualquer relevo a esta noticia.(Será por ser favorável ao FCP e P COSTA!!...)

 
 
 
17.09.2008
21:34
Portugal - Porto
Como tantas vezes afirmo QUEM MATA O PORTO E O NORTE,É O PODER CORRUPTO DA CAPITAL,e esconder a verdade também é corrupção senhores dos pasquins da «capital»,Islamabad

 
 
 
17.09.2008
20:21
Portugal - Aveiro
É triste, mas nada inesperado. Já sabemos que os poderosos e os donos do capital têm privilégios em questões de justiça... Logo em 2004 disse que o "Apito Dourado" não ia dar nada! Ainda há dúvidas? Quando conversas telefónicas tão óbvias não são válidas por motivos processuais, está tudo dito... Ou alguém ainda tem dúvidas que o FCP e o seu presidente pagaram a árbitros para, caso fosse necessário, serem beneficiados. Quanto ao acórdão propriamente dito, para além das gralhas sucessivas que não são dignas de um Tribunal Supremo, tem incorrecções inacreditáveis que me levaram a nem ler todo o documento. Lembro-me, por exemplo, de se referir numa das primeiras páginas que o FCP estava a ser julgado por corrupção (ou tentativa) dos árbitros dos jogos com o Estrela da Amadora e o Deportivo da Coruña(!?). Por amor de Deus, isto ter-se-á falado no tribunal!? Eu nem queria acreditar, mas acredito!... Agora que é surreal, é... Deportivo da Coruña!? Então, mas esse não terá sido um jogo da Champions!? Ou foi do campeonato português!? Não será que esse douto tribunal queria referir o jogo com o Sport Clube Beira-Mar? Como acreditar na justiça de um tribunal que, devendo ser imparcial, comete erros tão básicos e graves como este... Para, repito, não falar nas gralhas. TAS arrasa Federação e Liga? Não haverá ninguém que arrase o TAS? Não, não interessa... Intragável!!!

 
 
 
17.09.2008
15:27
Portugal - Braga
A Liga é que pelos vistos "acha" que o Tribunal de Desporto não conhece as sentenças que castigam o FCP. Mas pelos vistos o que o TAS acha e deixa nas entrelinhas é que o CD da LIGA e o CJ da FPF além de incompetentes foram instrumentalizados (quando fala em reuniões confusas). Mais fala de proporção,protecção, a aplicação das regras não pode ser arbitrária, princípios de legalidade ... se quiserem posso traduzir o acórdão todo. Mas que isto é um atestado de incompetência não tenho duvidas.

 
 
 
17.09.2008
13:58
Portugal - Lisboa
Boa tarde. Achei piada aos comentários sobre Lisboa. Não misturem futebol com cidades. Essas ideologias anti Lisboa nunca fez sentido porque: 1. Em Lisboa não existe bairrismo, porque não tem cidades concorrentes em Portugal que ponham em causa a sua superioridade. 2. As pessoas que vivem em Lisboa são na sua maioria do Norte e Centro de Portugal 3. As pessoas que estão na administração central, regional ou local são na sua maioria do Norte e centro de Portugal. 4. Não faz sentido os lisboetas atacarem as próprias terras de onde são originários (norte e centro) 5. CallaeciaIndependente... O Vitória de Guimarães tb vai ter q pagar indemnização, foi contra o FCP e fica no Norte, e agora? vais riscar guimaraes do mapa do Norte? foi um traidor? 6. ArturPorto...A capital de um país não se escolhe por sorteio, a conquista aos mouros fez-se de Norte para Sul, por isso, quem colocou Lisboa como capital foram pessoas do Norte. 7. CallaeciaIndependente... Por falar em marrocos, esse conceito é muito relativo. Sou originário de Tras os Montes, de uma cidade bastante mais a Norte do que o Porto e pra mim o Porto por exemplo, já é Marrocos, nem quero ter nada a ver com o Litoral norte.

 
 
 
17.09.2008
11:13
Portugal - Braga
Houve um Sr. que administrava uma estação de televisão que dizia que o "sonho" dele era eleger um Presidente ou Primeiro Ministro (através da sua estação). Eu cada vez mais, acredito que é intenção de certas pessoas com lugar em administrações de jornais (desportivos e generalistas), televisões, alguns comentadores, alguns agarrados ao poder (Ligas e FPF e Governos) e outros instrumentalizados pelo maiores interessados na penalização do FCP. Queriam era ver e mostrar que podem agredir o FCP a qualquer preço e sem prestar contas a ninguém, atropelando a justiça normas e regulamentos. E como prova final basta ver os castigos aplicados ao SLB pela agressão de um seu adepto a um arbitro.

 
 
 
17.09.2008
00:33
Portugal - Porto
Acabei de ouvir e ver o"TRIO DE ATAQUE" na RTPn,e,pasmei com a desfaçatez dos senhores APV,e ROC,é fantástico o rebuscado que eles inventam para fugir ao básico,é hilariante,cómico e ao mesmo tempo patético.

 
 
 
17.09.2008
00:09
Portugal - Viana do Castelo
É a altura ideal para finalmente irem Á GAVETA, E DESEMBRULHAREM O APITO ENCARNADO, não está esquecido por ninguém e sempre enganavam os incautos, com uma pseudo imparcialidade. A VERDADE É COMO O AZEITE, VEM SEMPRE À TONA. AH! e não se esqueçam de se demitir.....

 
 
 
16.09.2008
21:59
Portugal - Porto
É bom de ver que estas indemnizações pecam por defeito, já que o bolo, a dividir por uma boa quantidade de tribunalecos, não chega para que cada um compre sequer uma maçã!

 
 
 
16.09.2008
19:23
Portugal - Porto
Há quem tenha ficado contente e quem tenha ficado chateado com esta decisão mas p quem anda agora a chorar pelos cantos com a decisão do TAS, espero que tenham aprendido e já sabem: o Rennie é muito bom p azia!!

 
 
 
16.09.2008
19:21
Portugal - Açores: Grupo Central
Isto é deveras interessante... Assim é que se vê o quanto a justiça em portugal é no minimo irónica. Mesmo que o FCP merecesse o suposto castigo, vai acabar por nao o ter devido ás complicaçoes e "aldrabisses" que os proprios orgãos de justiça em portugal fizeram. De destacar ainda os já 40 mil euros que o FCP/Pinto da Costa arrecadaram, e talvez nao fique por aqui. Em ultimo ainda se pode destacar o facto de que, quer dentro, quer fora das quatro linhas o FCP é e será sempre um vencedor. Obg

 
 
 
16.09.2008
19:15
Portugal - Viana do Castelo
Sr. Secretário de Estado do Desporto, todo o verdadeiro desportista, aguarda uma decisão, que leve à demissão desta Liga, que ainda nestes recentes episódios na Luz, revelou, no mínimo, parcialidade e incompetência. COM ESTA LIGA O FUTEBOL NÃO TERÁ CREDIBILIDADE, conforme fica bem expresso pelo acórdão do T.A.S.

 
 
 
16.09.2008
18:55
Portugal - Aveiro
Começo por escrever o seguinte:Sou Sportinguista.Mas depois de ver o castigo aplicado ao Benfica,por agressão a um fiscal de linha,eu que já acreditava pouco nos dirigentes,agora com mais esta decisão,então é que não acredito, mesmo nada.Só rsta uma solução.O Governo tem que intervir e pôr toda esta gente, a andar de lá para fora.

 
 
 
16.09.2008
18:40
Portugal - Porto
J U S T I Ç A !!!!!!!

 
 
 
16.09.2008
18:39
France
Que maravilha !

 
 
 
16.09.2008
18:17
Portugal - Porto
Limpinho!!!!!

 
 
 
16.09.2008
18:10
Portugal - Lisboa
Como todos sabem, a comunicação social aqui da capital mantém-se em silêncio, ou, então noticia de forma escondida e envergonhada esta decisão do TAS e todas as considerações que se podem fazer sobre a cabala montada contra o FCP. Os comentários que fiz em jornais desportivos da capital foram simplesmente censurados, o que reflecte a parcialidade e os interesses a que se hipotecaram. O julgamento e linchamento em praça pública vira-se, quase sempre, contra os seus promotores que, cobardemente, se remetem ao silêncio!

 
 
 
16.09.2008
18:01
France
Compatriotas ! Deus escreve direito por linhas tortas ! Mas,a imprensa avermelhada esta calada ! E curioso porque sera ?

 
 
 
16.09.2008
17:15
Portugal - Lisboa
Já passaram umas horas e estranho que ainda ninguém na FPF/LPFP se tenha demitido.Afinal,já nem têm vergonha na cara. Coerentes, só aqueles "conselheiros" vendidos ao poder, que fizeram o trabalhinho e demitiram-se. Vamos, aguardar, as respectivas indemnizações.

 
 
 
16.09.2008
16:50
Portugal - Viana do Castelo
OS JUSTICEIROS, tão céleres e tão arrogantes, prepotentes e vaidosos, que proclamaram a sentença via TV, promoveram o "linchamento" público, quase diário, onde estão..???? As virgens, os puros, todos aqueles , que de tão "sérios" que são, só involuntáriamente podem pecar, a minha solidariedade, e que recebam a dobrar o que nos desejam...

 
 
 
16.09.2008
16:37
Portugal - Viana do Castelo
Alguma "isentíssima comunicação social de Lisboa", está calada. Os mesmos que quando era para acusar, mesmo sem provas, davam primeiras páginas e até abriam telejornais. Como eu tenho pena desta gente,como devem sofrer...., mas que grande gozo que me dá, então aquela de terem de pagar 10.000€ ao FCPORTO... Ah! Ah! Ah! Ah!...

 
 
 
16.09.2008
15:51
Portugal - Lisboa
O que tentaram fazer com o FCP e Boavista não passou de CORRUPÇÃO NA FORMA TENTADA, punível, como bem afirmaram. E agora? Quem os pune - LPFP, CJ, FPF, Comunicação Social, Carolina, Salgado, Morgado, Pinhão e Cia, etc... Todos foram coniventes. Esperamos pelas indemnizações e por JUSTIÇA!

 
 
 
16.09.2008
15:30
Portugal - Porto
O conjunto Federação Portuguesa, Liga, Sport Lisboa e Benfica e V. Guimarães, vão ter agora que afinar instrumentos, a fim de tocarem de modo conveniente. Juntamente com este conjunto musical, não faria mal absolutamente algum, que também afinassem os instrumentos, alguma comunicação social, em especial a desportiva. No final das contas todos sabem, que ao mexerem com gentes do Norte, terão sempre, que ter mil e um cuidados, e, mesmo assim, são poucos. Este acórdão vem provar isso measmo. Lê-se que a reunião no passado dia 4 de Julho, decorreu de forma estranha; - Prquê? Pode ajuizar-se, que havia toda a conveniência, que fosse efectuada, e, de certa forma, terminada. - Da forma como terminou! Esqueceram-se que, com o tempo,«o tempo é o melhor remédio para tudo». as coisas aparecem, e quando aparecem, são, normalmente vistas de forma diferente, isto é, longe de quaisquer tipos de pressões. Portanto, serão analisadas com mais calma e sabedoria. Nesta análise, o direito de reposição vai diretinho para Pinto da Costa/F.C.Porto. - Fez-se justiça! - Agora, há o dever de liquidar as indemnizações justas, neste aspecto, devis estar incluído o S.L.B./Luís Filipe Vieira e V.Guimarães

 
 
 
16.09.2008
15:20
Portugal - Porto
será que vão continuar a haver 6 milhões de crentes, que não se apercebem que estão a ser montadas cabalas ao fcp, para desviar atenções, aos maus resultados que teêm.com tanto CRENTE, mais valia transformar o estádio da luz, em qualquer coisa parecida com a igreja universal, acrescentando algumas ideias da igreja mormon - A IGREJA DOS ÚLTIMOS DIAS

 
 
 
16.09.2008
15:14
Portugal - Porto
Dedico este "fado", aliás, dedico este acórdão aos ilustres: Michel Platini, Ricardo Costa, Hermínio Loureiro, Manuel Cajuda, Luis Filipe Vieira, Presidente do Vitória, Leonor Pinhão e cineasta marido, Carolina Salgado e a todos aqueles humoristas e profissionais da imprensa, (ou da treta?)e gente anónima que, por ódio, rancor, inveja ou malquerença,debitaram disparates sobre esta matéria, procurando denegrir não só um Clube e um Presidente, mas toda a população de uma cidade. Aguardemos os próximos capítulos!

 
 
 
16.09.2008
14:43
Portugal - Porto
Nada disto é novidade já se esperava esta decisão,que quem não era realista é que não via ( aqueles que acreditam que o LFV vai ser campeão. Agora estamos há espera que saia o "Apito Avermelhado" e o Porto canta " Deixa-me rir " Cumprimentos.

 
 
 
16.09.2008
14:39
Portugal - Viana do Castelo
CORAI SENHORES, CORAI DE VERGONHA. Tanta chafurdice, tanta intriga, tanto ódio, tanta inveja, tanta incompetência, (tanto gente ressabiada), e no que deu ??!!! Um atestado de incompetência para a justiça da Liga e Federação, quiçá, mais que incompetência,.., indemnizações a pagar, vergonha para o país, MAS TUDO ISTO É TÃO LINDO... !!!!

 
 
 
16.09.2008
14:32
Portugal - Porto
Meus caros; isto não é, nem alguma vez será a vitória de, A, B ou C; isto é sim, a derrota daqueles que quando lhes interessa, conhecem apenas e só, uma face da moeda.

 
 
 
16.09.2008
14:13
Portugal - Porto
para aqueles que se alambazaram a chafurdar contra o fcp, via pinto da costa, aguentem...o que me custa é que vou pagar para reparar as grosserias daqueles vaidosos que gostam de fazer asneiras para aparecerem na tv e jornalecos de lisboa. o que mais me vai dar prazer será quando a liga e a ferderação pagarem pela chafurdice que montaram. e o freitas vai devolver o graveto da federação? o o slb e o guimarães ainda estarão com vontade de sair à rua ou vão fazer queixa ao bush?

 
 
 
16.09.2008
13:59
Portugal - Porto
MAIS UMA VITORIA SEM ESPINHAS....

 
 
 
16.09.2008
13:09
Portugal - Porto
Conforme está no hino "Dá-nos este dia mais uma alegria, mais uma vitória..." O Sr. Dr. Ricardo Costa deveria ter vergonha na cara, pelo ódio que destilou ao anunciar os castigos ao FCPorto e ao Boavista. Fica-lhe mal a sua subserviência aos da Capital do Império, ganhe coragem, e tome uma atitude decente DEMITA-SE e leve consigo o Dr. Hermínio que é um YES MEN.O governo tem de acabar com a brigada do reumático que está na FPF, que me lembre há na FPF pessoas do tempo de Saltillo, lembram-se? Meus senhores da FPF, não se demitam FUJAM.

 
 
 
16.09.2008
12:44
Portugal - Vila Real
Uma vergonha a comunicação social desportiva portuguesa. Não repõe a verdade das coisas porque também não acredita nem respeitas os tribunais. Que gente é esta?

 
 
 
16.09.2008
12:43
Switzerland
Quando tudo estiver decidido, a SAD do FC Porto pode e deve fazer uma queixa em tribunal contra todos os que nos têm acusado sem provas. Porque quem meteu o nome de Pinto da Costa e do FC Porto na lama tem de ser obrigado a pagar elevadas indemnizações ao presidente e ao clube!

 
 
 
16.09.2008
11:57
Portugal - Porto
Amigos Como sabem transferiram Portugal para Lisboa, há já bastante tempo.E vê-se u que é este pobre país...sem rei nem roque. O exemplo das malfadadas tentativas de subverter e humilhar o norte são desde há muito conhecidas.O estoicismo, a coragem e inteligência de Pinto da Costa (UM VERDADEIRO PORTUGUÊS), estão a demonstrar o que disse.Não digoque Pinto da Costa seja um santo, mas quem o fôr que lhe atire a pedra... Tenho a certeza que se o FCP fosse de lisboa, ou a Capital estivesse a mais de 100 Kms de Lisboa, o FCP era, muito provávelmente, o melhor Clube do Mundo, assim como Portugal não estaria na vergonhosa e miserável situação de terceiro mundista para 9,5 milhões de habitantes e superpotência para 500 mil.

 
 
 
16.09.2008
11:57
Portugal - Porto
Está na hora dos adeptos/sócios do FCP iniciarem uma petição pública para que o grande colosso da invicta participe no campeonato espanhol.Deixemos os Lísbios a jogar entre eles!

 
 
 
16.09.2008
11:39
Portugal
A mourama já tem a semana estragada. Os iluminados reviralhos que aqui costumam aparecer parece que meteram baixa. A coisa está preta, "seu" Nacib

 
 
 
16.09.2008
11:38
Portugal - Viseu
É mais um caso para a imprensa isenta destacar. É uma vergonha senhores jornalistas da imprensa da capital.

 
 
 
16.09.2008
11:06
Portugal - Porto
RES NON VERBA, é um aforismo latino que significa: FACTOS não são conversa(da treta)! Também há outro aforismo: "ROMA" LOCUTUS, CAUSA FINITA", que quer dizer, quando a entidade suprema da justiça sentencia, está definitivamente julgado o pleito. O TAS é entidade INTERNACIONAL suprema do desporto e pronunciou-se sobre a CORRUPÇÃO dos colectivos da pseudo-justiça desportiva em Portugal, condenando até a própria UEFA por ter acreditado nas intrigas tecidas pelo clube da pássara (SLB), com a triste participação do Vitória de Guimarães. O recente escândalo da não aplicação da lei, punindo com a pena adequada o tal clube da pássara (SLB) no caso da agressão aos árbitros-assistentes no jogo com o F.C.P., constitui outra evidência da inegável corrupção dos órgãos dirigentes do futebol LUSITANO*. Não será tempo de o futebol portugês deixar de ser LUSITANO* e passar a ser europeu e regido por leis e normas sérias e transparentes? * NOTA - recordo aos leitores que os antigos habitantes da parte da península Ibérica que hoje constitui a PARTE de Portugal AO SUL DO RIO DOURO eram os LUSITANOS, e que àcerca deles ficaram registos do seus contemporâneaos, como o imperador Júlio César, o geógrafo grego Estrabão e outros, tais como, p.ex. "...não se sabem governar nem querem que os governem" - (Júlio César), ou (sendo o território rico e produtivo... ABANDONARAM O CULTIVO DA TERRA E VEVEM DO ROUBO E DO SAQUE ENTRE SI E ÀS TRIBUS VIZINHAS..." (Estrabão)! Se agora não houver uma "limpeza" nesta canalha que polui e corrompe o futebol em Portugal, e se mantiver esta confusão tão "lusitana", que S. CORNÉLIO, que é o santo que a Igreja (católica) celebra hoje, nos dê santa e infinita paciência para não sentirmos stress...

 
 
 
16.09.2008
11:03
Portugal - Porto
Voves Nortenhos ainda nao estao fartos de levar no lombo? A unica coisa que faltava desmantelar a Norte era o FCP... Que estao a' espera para exigirem a separacao desses Magrebinos de Al-Lisbunah? Gostam de ser tratados como uma colonia??? Agora que abriram a caixa de pandora no Kosovo, ainda ha' esperanca para no's...

 
 
 
16.09.2008
10:42
Portugal - Lisboa
Reparem que o jornal "A Bola" não dá esta notícia, na edição de hoje.Porque será? Estarão com vergonha?Não, porque já a perderam há muito tempo.O que fazer com esta FPF/LPFP? Ignora-los, porque não merecem outra coisa. Quanto à equipa maravilha do MP, resta-nos, o sacrificio, de lhes ter que pagar os ordenados.

 
 
 
16.09.2008
10:36
Portugal - Viana do Castelo
1ª consequência: Sr. Hermínio e Sr. Ricardo, devem pedir a demissão, mas não, sem que antes assumam as suas responsabilidades e se expliquem. 2ªdevem a Liga e Federação, ficarem responsáveis, pelas avultadas indemnizações que aí vêm.3ªDevem investigar, quem terá estado por trás de toda esta cabala,e que tão graves prejuízos trouxe ao FCPorto, e ao futebol português em geral.4ª Não é só o TAS que condena a "justiça desportiva" desta Liga. Os mesmos casos, nos tribunais comuns, têm sido arquivados, e o último demonstra inclusivé, que a testemunha que serviu de base à reabertura dos processos, prestou depoimentos falsos. Por tudo isto, há que levar este caso até às últimas consequências.5ªHá que contar, tudo aquilo que realmente se passou, na famigerada reunião do Conselho de Justiça, do "parecer", nem vale a pena falar.

 
 
 
16.09.2008
10:10
Portugal - Porto
Voves Nortenhos ainda nao estao fartos de levar no lombo? A unica coisa que faltava desmantelar a Norte era o FCP... Que estao a' espera para exigirem a separacao desses Magrebinos de Al-Lisbunah? Gostam de ser tratados como uma colonia??? Agora que abriram a caixa de pandora no Kosovo, ainda ha' esperanca para no's...

 
 
 
16.09.2008
09:59
Portugal - Porto
Sr Laurentino Dias, demita esta cambada de faciosos incompetentes da Liga e da FPF que só prejudicam a imagem de um país com exito no futebol muito à custa do FCP.

 
 
 
16.09.2008
09:52
Portugal - Porto
E quando o sr hirminio e o r.costa tiverem de abunar do bolso deles? só é pena que o dinheiro saia do bolso do contribuinte. Mais não será cuação apertar o garganete ao fiscal de linha?

 
 
 
16.09.2008
09:48
Portugal
Será que também vão indemnizar os contribuintes pelo dinheiro gasto nesta cruzada que não levou a nada em vez de ser gasto a construir hospitais, centros de saúde, escolas e esquadras de policia?

 
 
 
16.09.2008
09:32
Portugal - Porto
Começando pelo principio,diz o TAS que"as duas decisões do CD da Liga e doCJ da FPF,NÃO DEMONSTRAM que o FCPORTO e o seu Presidente tenham estado envolvidos em actividades ILICITAS",mais á frente acha "estranha" a tal reunião do CJ depois da jantarada,desanca na,FPF,LPFP e UEFA,condenando claramente as decisões tomadas,e obrigando os passaros do sul,vergonha de guimarães e o sr.batota da uefa a pagar DEZ MIL euros cada para as despesas efectuadas pelos representantes do FUTEBOL CLUBE do PORTO no processo.Gostava de ver a cara de quatro ou cinco pessoas ao lerem este acordão.

 
 
 
16.09.2008
09:21
United Kingdom
Assim se demonstra a forca do FCP...e de Pinto da Costa!!! Pese o facto de todo o mundo saber que de santo nada tem, que fez asneiras e talvez ate coisas piores, a verdade e que SE as fez, fe-las tao bem feitas que vao ficar nos anais da historia como uma das pessoas mais inteligentes de Portugal. E nao me venham com historias demagogicas de que o crime nao compensa...o crime compensa quem sabe proteger-se, quem tem inteligencia, quem tem capacidade organizativa e conhecimentos com pessoas suficientes para delas se poder valer nas alturas e momentos oportunos. O Presidente do FCP, nao tem e verdade, a cultura do irmao. Nao tem canudos nem licenciaturas, mas como e useiro e vezeiro em ser repetente na universidade da vida, ja foi distinguido "honoris causa" pela justica portuguesa, que nao teve capacidade nem inteligencia para provar nada vezes nada, daquilo que sempre o acusaram. A indeminizacao agora a que tem direito tambem nada significa. A verdade e que como indeminizacao deveria ser-lhe dado, assim de bandeja, o cargo de...Ministro da Justica!!! E entao seria uma revolucao administrativa...deixavam-se de usar capas negras para se usar capas azuis...ah ah ah Jorge Miguel, Londres, 16 de Setembro de 2008

 
 
 
16.09.2008
09:17
Portugal - Lisboa
Que comunicação social esta que temos em Portugal!!!!!! Só li esta noticia neste jornal e num outro diario desportivo. Nos restantes jornais ou meios de comunicação social não vi qualquer referencia a esta noticia que quer se goste ou não tem bastante relevancia para o futebol portugues. Das duas uma: este jornal e o tal diario desportivo estão a mentir, ou definitavamente a grande maioria da comunicação social em Lisboa não é nada isenta para com o FC Porto. Seja qual for a situação estamos perante uma situação grave!!!!!!

 
 
 
16.09.2008
08:45
Portugal - Porto
OH!OH!OH!AH!AH!AH! As coisas vão ficando negras para a FPF e LPFP,especialmente para os seus presidentes das respectivas,direcções,conselhos de disciplina e grupo de jantares.Então SR.PROF.F.do AMARAL,o senhor não achou nada de anormal na tal reunião marcada depois de um jantar provavelmente bem regado,até achou legalissimo este tipo de processo de marcar reuniões e licito tudo o que se lá determinou,e,vêm agora uns individuos de diversos Países constituintes de um Tribunal Arbitral,dizer que o que o SR. disse é muito duvidoso,resultado para já:passaros do sul,vergonha de guimarães e uefa do sr. batota,dez mil euros cada um.OH!OH!OH!AH!AH!AH!

 
 
 
16.09.2008
08:39
Portugal - Lisboa
Não se esperava outra coisa! Não tanto 20 mil euros a mais nos cofres do FCP... A justiça faz-se nos tribunais, não nos jornais.

 
 
 
16.09.2008
08:24
Portugal - Aveiro
Começa a desmanchar-se a cabala urdida pelo SLB na pessoa do seu presidente. Claro que haverá arautos da "verdade" que tudo sabem e tudo opinam mas as decisões essas provam que a Sicília fica aqui mesmo ao lado...Como se podem ver agora os Presidentes da Liga e do CD da Liga face às decisões da tutela europeia? Demitem-se? É caso para dizer...se eu pudesse obviamente demitia-os.

 
 
 
16.09.2008
07:46
Portugal - Porto
Gostava de ver a Mize Thung na TV e o Pav-ao da Liga a expor a sua teoria. Venha de la esse dinheiro porque os mais necessitados precisam .... Saudasções nortenhas ao Kadafi... e aos Pinhoes ou Pinhoas do Magreb......

 
 
 


Multimédia
Cidadão Repórter
Notícia do Dia


 

Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Jogos Ao Vivo

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • 17ºC
  • 11ºC
  • HOJE
  • 19ºC
  • 12ºC
  • AMANHÃ

 

Twitter HOME
FACEBOOK HOME
Galeria JN
Entre palavras
Passatempo Muro de Berlim


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster