Director
José Leite Pereira

Director Adjunto
Alfredo Leite

Subdirector
Paulo Ferreira
 

PSP entra em força na zona crítica da Bela Vista

CARLOS VARELA E GINA PEREIRA
 
foto Carlos Varela/JN
PSP entra em força na zona crítica da Bela Vista
Os confrontos já duram há quatro dias
 

Quarto dia de confrontos com três detidos, apreensão de droga e armas. Conflito sem fim à vista.

No quarto dia de confrontos no Bairro da Bela Vista (Setúbal) a Polícia deteve três jovens e identificou mais nove alegadamente envolvidos nos distúrbios. Mais três viaturas e vários contentores foram incendiadas durante a madrugada.

As detenções levam o director nacional da PSP, em declarações ao JN, a acreditar que a situação se pacificará a curto prazo. As suas palavras estão, também, em sintonia com a intervenção policial, embora ainda não haja previsão para o fim dos confrontos. Para reforçar o dispositivo policial local, ontem, forças do Corpo de Intervenção dirigiram-se para o Bairro da Belavista, em Setúbal, idos de Lisboa.

As precauções das autoridades aumentaram depois de, na madrugada de ontem, ter sido apreendida uma arma de fogo e um cocktail molotov. Estavam nas mãos de jovens suspeitos de terem ateado o fogo a carros e apedrejado a Polícia, o que faz temer as autoridades que os jovens queiram fazer algo mais do que uma simples provocação, tendo em conta as informações que os gangues quereriam abater um agente da PSP, tal como o JN ontem divulgou.

No total, nove jovens foram detidos para identificação, um deles pela posse de arma proibida, uma pistola transformada de calibre 6,35 milímetros.

O cocktail molotov estava junto a um muro onde normalmente são lançadas pedras.

Durante a madrugada, os bombeiros chegaram a ser apedrejados quando tentaram combater o fogo em duas viaturas e em dois contentores. O recrudescimento da situação levou a que, pela primeira vez desde o início dos confrontos, na quinta-feira, ontem, forças do Corpo de Intervenção interviessem, em plena luz do dia, num dos pontos mais problemáticos da Belavista, o Bairro Azul. Esta intervenção dá conta de que mais homens daquela força de elite da Unidade Especial de Polícia está a ser empenhada em resolver o problema rapidamente. A dúvida é se a PSP conseguirá controlar a situação apenas pela força.

Apesar da intervenção do CI, o ambiente vivido no Bairro Azul era de desafio. Grupos de jovens, não obstante a presença policial, acabaram por apedrejar os repórteres da comunicação social, gritando: "Vocês não são daqui, vão-se embora". Um menor acabou por ser levado para identificação e depois foi libertado.

A intervenção ocorreu pouco antes da reunião no Governo Civil de Setúbal, que juntou o ministro da Administração Interna, o director nacional da PSP, a governadora civil e a presidente da Câmara.

Antes dessa reunião, ao JN, o director nacional da PSP garantia que "não vão ser empenhados mais meios", uma vez que os que estão a ser utilizados "são os suficientes".

Oliveira Pereira acredita ainda que "a situação de violência se vai esvaziar a curto prazo", se bem que tenha adiantado "não haver um prazo limite para o fim das operações. Agiremos", conclui, "de acordo com as circunstâncias".

Partilhar
 [?]
 
 

Comentários
26 Comentários

 
 
     
 
Nome de Utilizador: 

 
Password: 
 
     


 
 
 
12.05.2009
14:58
Portugal - Bragança
Senhores jornalistas debruçem-se em temas que de facto interessem à sociedade e deixem-se de tretas destes bairros problemáticos para encherem parangonas dos jornais. Deixem estes parasitas la nas tocas deles e quando for preciso colocá-los na ordem chama-se as forças policiais, até porque esta visto que estes parasitas gostam de treinar a levar no focinho ja que não trabalham nem servem para trab

 
 
 
11.05.2009
16:58
Portugal - Coimbra
Sem estar contra actuação da PSP, talvez até estejam a ser brandos, especialmente depois destes bandalhos atacarem bombeiros e incendiarem carros os quais, ainda, estão a ser pagos pelos donos (ouvi na rádio um morador queixar-se). Também, nem todos os q/recebem subsídios, ajudas etc. são bandidos. Muitos deles filhos de imigrantes africanos, mas não só. Foram criados em casa sozinhos filhos de mães/pais solteiro(a)s / divorciado(a)s c/mais de um filho. Pais a trabalharem nas limpezas a entrarem às 6 ou 7h e saírem ás 9h, irem a correr para outro lado, (trabalho) fazerem mais um turno depois, a entrarem ás 18h noutra limpeza e a chegarem a casa estoirada/os. Pergunto q/ educação conseguem dar aos filhos? Não ganhando quase para a comida e para a casa, quanto mais para um ATL. Os miúdos crescem com outros já com vícios, a verem outros miúdos c/ténis e roupa de marca mais TM e eles a não poderem ter. Claro quando chegam aos 14 anos já ninguém tem mão neles. Por esse motivo também concordo ser este, (EM PARTE) um problema de raiz social Relembro q/ o distrito de Setúbal sempre foi martirizado pela falta de oportunidades de emprego e não é só de agora já há muitos anos o antigo bispo de Setúbal D.? Martins ficou conhecido como o bispo vermelho e não era comunista. Era sim por está sempre a alertar contar a fome, contra o desemprego naquele Distrito. Por isso há que não generalizar.

 
 
 
11.05.2009
16:10
Portugal - Coimbra
JoLima- Vejo q/percebeu o q/eu quis dizer. Só, alertei porque se pede sempre maior repressão muitas vezes indiscriminadamente e de preferencia sempre contra os outros. Mas nestes casos e nos arruaceiros que vão por exp. ao futebol,(claques)entre outros claro está, só é pena as q/se perdem no chão.

 
 
 
11.05.2009
16:01
Portugal - Lisboa
O crime tem que ser irradicado ! Se existem "cargas"policiais contra trabalhadores,Têm as policias de "limpar" o terreno ! Em ultimo recurso deixem os militares ocuparem-se dessa "limpeza" !

 
 
 
11.05.2009
14:10
Portugal - Aveiro
Isto só acaba estabelecendo o horário de recolher das 22 H às 6 H. Todas as pessoas que circulassem durante este horário e que fugissem quando mandadas parar pela polícia, serem abatidas a tiro.Quando caíssem alguns,os outros teriam pouca vontade de vir queimar carros e desafiar a polícia. Maior controlo dos estrangeiros ou descendentes.Expulsar quem não trabalha e rever a lei da nacionalidade.

 
 
 
11.05.2009
13:14
Portugal - Bragança
Este tipo de personagens são figuras tipicas do mais básico e primário de uma sociedade em demolição. Estes parasitas que são alimentados pelos demais com os figurinos de coitadinhos mais não são do que os votos permissivos que alguns politicos ousam utilizar em suas campanhas Vulgo subsidio de Rendimento no governo de Guterres e agora o mesmo esta lá no bem bom apanhar solinho

 
 
 
11.05.2009
13:09
Portugal
Sr. Mitas, nas situações que referiu foram acções despropositadas e contra pessoas educadas e trabalhadoras, que não têm nada a ver com este tipo de gentalha que a polícia está a lidar neste momento! Com este tipo de gente, as pessoas de bem irão apoiar acções mais duras e menos contemplativas...

 
 
 
11.05.2009
13:08
Portugal - Lisboa
As forças policiais não podem fazer tudo sózinhas. Têm que contar com a JUSTIÇA. Que diga-se em abono da verdade,pouco tem feito. Enquanto permitirem que estes deliquentes reincidam na sua vida criminosa,impunemente,esta palhaçada vai continuar...

 
 
 
11.05.2009
13:08
Portugal - Bragança
E depois temos alguns padrecos que se julgam salvadores do mundo a botar tretas de meia tijela e a incentivar estes parasitas à violência, Eles já por si não valem nada pois são oriundos dos bueiros dos países deles, e ainda vem estes lateiros deitar mais achas para a fogueira.

 
 
 
11.05.2009
13:00
Portugal - Bragança
O mal meus senhores foi deixar proliferar estes parasitas que nmais não são senão os sugadores de subsidios e afins, personagens de um ex-país que outrora foi Portugal e que agora alimenta este tipo de ratazanas que além de primários e básicos ainda por cima gozam com quem lhes dá de comer. Devia-se ter mandado vir o Alberto para aqui que ele teria tido mão nesta selva.

 
 
 
11.05.2009
11:44
France
Ao largo da ilha da Madeira existem ilhéus desertos que podiam servir de colonia de férias para acolher essa rapaziada destemida. Coloca-los sobre rochedo durante meio ano, obrigados a pescar para se alimentarem... talvez que ficavam mais calmos que “pinguins!”

 
 
 
11.05.2009
11:15
Portugal - Coimbra
Atênção q/ o poder em excesso não é nada bom. Não esquecer o que se passou em vários locais do pais no tempo de Cavaco Silva e António Gueterres. Eram cargas policías por tudo e por nada em trabalhadores q/não queriam deixar encerrar os seus locais de trabalho. No bloqueio da ponte onde atiraram a matar, sobre pessoas inocentes. A carga nos Secos e Molhados no T. do Paço. entre a propria PSP. Depo

 
 
 
11.05.2009
11:07
Portugal - Braga
A culpa disto tudo é dos Ministros da Adm. Interna, de um determinado partido que vê tudo cor de rosa, e com isto desautorizou as forças de segurança, e está a fazer o mesmo com os magistrados e professores, são mais anarquistas que os anárquicos.

 
 
 
11.05.2009
10:56
Portugal - Braga
eu acho que esse tipo de pessoas nao merecem qualquer tipo de contemplções há que ser duro com eles se a polícia não é suficiente não o que é estao à espera para enviarem uma companhia de tropas especiais que esses arruman com esses bandido enquanto não limparem com meia dúzia não descansam.

 
 
 
11.05.2009
10:49
Portugal
(cont.) Não se deve falar em reintegrações sociais porque se formos ver quase todos devem estar a receber rendimentos mínimos. Eles não querem é respeitar as leis nem trabalhar! Há que por ordem de uma vez por todas a esta escumalha que não merece o mínimo de respeito nem apoio... Abraço

 
 
 
11.05.2009
10:47
Portugal
(cont.) Se não se querem integrar nem respeitar as leis expulsam-nos do país e a família também - pelo que se viu a família apoia os seus familiares em vez da justiça e da ordem... Isto tem que acabar e não deve ser resolvido com paninhos quentes mas com força policial e justiça, mas justiça dura, sem rodeios nem aflorados (cont.)

 
 
 
11.05.2009
10:42
Portugal
O que está a acontecer no em Portugal há uns anos atrás foi o que aconteceu no Brasil e a polícia não poderia dar a matar e falava-se em integrações e em penas suspensa e agora é o que se vê crimes violentos e quem tem que combater o crime são os exércitos! Para evitar estes problemas é necessário agravar penas, dar mais autoridade ás polícias, repatriamentos a criminosos estrangeiros (cont.)

 
 
 
11.05.2009
10:21
Portugal
As forças policiais têm de andar com "pézinhos de lá", se não arriscam-se a levar com processos disciplinares e mais não sei quantas repreensões! Já estas pessoas de bem, que não fazem mal a uma mosca, como se pode ver, podem fazer o que querem!!Incendiar contentores, carros, andar com armas, apedrejar,... e a policia não pode fazer nada!!Mais poder à policia!!

 
 
 
11.05.2009
10:14
Portugal
Muitos tentam fazer destes sujeitos uns coitadinhos,que não sabem que estão a proceder erradamente,que é apenas sentimento de revolta.O que digo é o seguinte : quem nunca teve de trabalhar e vive de seubsisdios,tem muito tempo para se tornar delinquente.Estes actos não são de revolta e sentimento de exclusaão,são apenas pura vontade de destruir o que os trabalhadores honestos lutam para ter...

 
 
 
11.05.2009
09:58
Portugal - Coimbra
Estou admirado desta vez a Esquerda não veio apoiar os crimonosos. Carvalhas até tem razão no seu comentario mas, ser pobre ou não ter emprego não tem de ser criminoso e recorreer em assaltos a armas de fogo ou brancas. Deverim ser expulsos do país as pessoas não legais mesmo tendo nascido cá se não estiverem legais devem ser recambiados para o país de origem dos pais.

 
 
 
11.05.2009
09:35
Portugal - Braga
99,9% da população apoia a atitude da polícia nestes casos! como tal, continem a actuar desta forma que o povo apoio. É preciso irradicar esses bandos de criminosos de vez... ou enviem-nos para africa ou para o brasil outra vez!!! Portugal aos portugueses, de Portugal.

 
 
 
11.05.2009
09:23
Portugal
Se a comunicação social ignorar e não falar neste assunto, se a policia abandonar o bairro e fizer de conta que nada se passa, de certeza que os desacatos acabam. Estão a dar demasiada importância a quem a não tem e é isso que eles querem! IGNOREM aquele sitio e as suas gentes e tudo voltará ao normal.

 
 
 
11.05.2009
09:22
Portugal - Lisboa
Essa gentinha não respeita nada nem ninguém!! Era sen dó nem piedade! Fazer deles um exemplo! Salazar era mau em muitas coisas mas para situações deste tipo era o que precisavamos! Cambada de ignorantes mal-educados!

 
 
 
11.05.2009
04:46
Portugal - Porto
Eu sou apologista de que todos os estrangeiros que fizerem asneiras sejam expatriados para o seu pais de origem não quero saber se teem identidade portuguesa ou não. Pois isso acontece em vários países e da resultado. Nao sou racista mas a única maneira de voltar a repor a ordem e mesmo assim. E quem mata tem de ter pena de morte. a realidade e esta. Humberto from Dubai

 
 
 
11.05.2009
03:02
Portugal - Lisboa
Chegar-lhes a roupa ao pelo ! Sem cerimonias ! So se perdem as que cairem ao lado !! Nao passam de bandalhos !

 
 
 
11.05.2009
01:42
Portugal - Porto
Se começarem a descascar forte e feio vão ver que a criminalidade começa a baixar! Façam-nos provar do remédio que eles querem dar aos outros....!

 
 
 


Multimédia
Cidadão Repórter
Notícia do Dia


 

Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Jogos Ao Vivo

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • n/d
  • 9ºC
  • HOJE
  • 17ºC
  • 12ºC
  • AMANHÃ

 

Twitter HOME
FACEBOOK HOME
Galeria JN
Entre palavras
Passatempo Muro de Berlim


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster