Director
José Leite Pereira

Director Adjunto
Alfredo Leite

Subdirector
Paulo Ferreira
 

Ciganos processam juíza por sentença "difamatória"

Queixa-crime na PGR também fala em eventual discriminação racial e deu origem a processo

ANTONIO SOARES

A queixa-crime foi apresentada directamente na Procuradoria Geral da República e o respectivo processo corre termos no Tribunal da Relação de Guimarães, uma vez que se trata de uma juíza de primeira instância.

Dois ciganos condenados por uma juíza do Tribunal de Felgueiras, em Julho do ano passado, numa sentença polémica pelos termos usados, processaram a magistrada por difamação e eventual discriminação racial. Há mais queixas na calha.

Os dois queixosos já foram inquiridos e a magistrada, Ana Gabriela Freitas, pode vir a ser constituída arguida.

Em causa está uma sentença que condenou cinco homens de etnia cigana a penas que oscilaram entre o pagamento de multas e um ano e meio de prisão efectiva, por agressão a elementos da GNR que pretendiam pôr termo a uma "festa com tiros", num bairro social da cidade de Felgueiras.

Mas foram as expressões usadas pela magistrada no texto da sentença, referindo-se aos condenados, que causaram mais controvérsia. Por exemplo, entre várias outras: "(...) são pessoas malvistas, socialmente marginais, traiçoeiras, integralmente subsídio-dependentes de um Estado (ao nível do RSI, da habitação social e dos subsídios às extensas proles) e a quem 'pagam' desobedecendo e atentando contra a integridade física e moral dos seus agentes e obstaculizando às suas acções em prol da ordem, sossego e tranquilidade públicas".

Adolfo Monteiro, um dos visados, disse ao JN que está "disposto a ir até onde for preciso para obter Justiça". "Fiquei muito chocado e ofendido", adianta.

A magistrada nunca se pronunciou sobre o caso mas, na altura, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses veio a público referir que as expressões em causa tinham sido "descontextualizadas" e que não eram da autoria da juíza, "mas apenas reprodução de depoimentos de testemunhas e de relatórios sociais do processo".

O JN sabe que, em pelo menos dois casos, os relatórios sociais são até positivos para os arguidos e recomendam, em caso de condenação, medidas pedagógicas e não privativas da liberdade. Na queixa-crime apresentada na PGR, a que o JN teve acesso, os irmãos Adolfo e Paulo Monteiro consideram que, na referida sentença, a juíza expressou "diversas considerações e afirmações sobre os participados e seu grupo étnico, as quais tinham e têm carácter injurioso, difamatório e ofensivo". Além disso, refere ainda a queixa, as afirmações "(...) não têm correspondência com a verdade, nem reproduzem sequer a realidade, nomeadamente do que foi dito pelas testemunhas".

Pedro Miguel Carvalho, o advogado dos queixosos, recusa comentar o processo-crime, mas lamenta, "conforme resulta de várias reacções públicas, especialmente na blogoesfera", que "ainda existam muitos portugueses que defendam e elogiem comportamentos racistas e xenófobos".

Partilhar
 [?]
 
 

Comentários
60 Comentários

 
 
     
 
Nome de Utilizador: 

 
Password: 
 
     


 
 
 
20.05.2009
14:41
Portugal - Porto
Todos os meses olho para o meu recibo de vencimento e admiro que quase metade do meu salário vai para impostos e aposentações; mas quando tiver 65 anos não vou ter reforma; e em nada disfruto dos meus descontos. Para onde vai esse dinheiro? E como podem pessoas que vivem à minha custa desrespeitar a minha sociedade e o meu bem-estar? Não querem ser Portugueses, não recebam RSI!

 
 
 
20.05.2009
00:43
Portugal - Braga
Quanto aos comentários proferidos na sentença pela Drª.Juíza, a serem verdadeiros daí não vem mal nenhum a este paraíso à beira-mar plantado, existem muitos mais parasitas subsídio-dependentes além dos ciganos a viver à custa dos meus impostos.

 
 
 
20.05.2009
00:03
Portugal - Braga
Razão tem o Marinho Pinto quando diz que alguns causídicos e sociedades de Advogados são especialistas a defender criminosos. Maior criminoso é aquele que os defende do que auele que praticou o acto. Porrada neles Marinho.

 
 
 
19.05.2009
18:44
Portugal - Lisboa
Quando se vive numa terra que nao é a nossa, sempre podemos regressar a nosso ! Logo os ciganos podem regressar a INDIA !

 
 
 
19.05.2009
18:42
Portugal - Lisboa
Toda a gente fala de :"direitos"; "deveres" e "OBRIGAçOES" ? Nao existem ?

 
 
 
19.05.2009
17:34
Portugal - Lisboa
Isto é de bradar. Tudo o que a juíza transcreveu é verdade. A sorte dos ciganos é não termos ninguém com as qualidades do Marquês de Pombal.

 
 
 
19.05.2009
09:50
Portugal
Pedro Miguel Carvalho, o advogado dos queixosos, recusa comentar o processo-crime, mas lamenta, "conforme resulta de várias reacções públicas, especialmente na blogoesfera", que "ainda existam muitos portugueses que defendam e elogiem comportamentos racistas e xenófobos".

 
 
 
19.05.2009
02:00
Portugal - Lisboa
Procura-se esconder o que é óbvio. É como considerar os animais como seres humanos, com os mesmos direitos e regalias ou mais mas sem deveres. Os animais podem morder mas não podem ser repreendidos!

 
 
 
19.05.2009
00:40
Brazil
vivi em felgueiras 10 anos.MEU FILHO foi roubado e espancado com 6 anos por esses SENHORES???(1telemovel).fiz um abaixo assinado junto da populaçao(800 ass).qdo fui chamado a PJ me deu a entender que era melhor esquecer (MUITO AGRADECIDO)por represália .meu apoio a juíza .ANA GABRIELA.me ofereço como testemunha.não È racismo .sou africano.

 
 
 
18.05.2009
23:38
Portugal
Quando um Português emigra para o Reino Unido e se quer conduzir tem que cumprir as regras do código de lá - vão conduzir pela esquerda e não pela direita, como em Portugal. Assim os ciganos se querem ser Portugueses têm que reger-se às leis e regras portuguesas! Eles têm o obrigação de cumprir as regras que existem! Que gente é esta que andam aos tiros pelas ruas e não aceitam que os reprimem!?

 
 
 
18.05.2009
23:33
Portugal
Aparecem aqui comentários moralistas a defenderem os direitos dos ciganos! E os deveres deles perante a lei e o respeito pela ordem! Para conquistar os direitos é necessário cumprir os deveres! Então os ciganos têm que ser protegidos e à margem da lei enquanto o resto dos Portugueses (se é que os ciganos o são... que duvido) têm que sujeitar-se à Lei e aos crimes provocados por este tipo de gente!

 
 
 
18.05.2009
23:05
Portugal - Lisboa
Se num qualquer acidente os condutores são sistematicamente supostos responsáveis e incriminados porque têm os ciganos de serem considerados uma sociedade integrada quando a maioria faz uma vida marginal da sociedade e das leis instituídas? Isto não é racismo nem xenofobia mas sim um estado permanente de desconfiança validado pelo tempo e pelos muitos milhares de maus casos de todos nós conhecidos

 
 
 
18.05.2009
22:33
Portugal - Porto
igreja catolica outros parasitas da humanidade . quem lhes da dinheiro para tudo para fazer igrejas obras e o povo claro ..... nem digo mais nada

 
 
 
18.05.2009
22:02
Portugal - Porto
sao como os piolhos vivem do sangue sao parasitas .( a quem goste de ter piolhos ) nao servem para nada . quem goste deles que os leve para casa .

 
 
 
18.05.2009
21:42
Portugal - Porto
Era muito fácil resolver isto, ou seja, era pegar neles enfia-los num navio e manda-los para as Desertas, que são umas ilhotas que ficam ali para os lados da Madeira.Assim não chateavam mais ninguém.

 
 
 
18.05.2009
21:20
Portugal - Porto
A minha solidariedade a todos aqueles que dizem a verdade. Essa etnia vive do suor de quem trabalha.

 
 
 
18.05.2009
20:30
Portugal - Porto
É certo que os termos não serão os mais corretos pois no lugar da Juíza teria era receio do que eles irão fazer pela calada ou seus amigos. Ninguém os põe a trabalhar pois têm é medo e beneficiam dos rendimentos sociais que fazem falta a outros. Não temos governantes corajosos nem polícia com capacidade para fazerem o necessário, acabam sempre processados!!!

 
 
 
18.05.2009
20:02
Portugal - Viana do Castelo
Em Portugal,na sociedade portuguesa,composta por todos os residêntes,todos têm direitos e todos têm deveres...Porquê se permite que certas raças,por não sei que motivos,se saltem e ignorem as leis...?Como se pode comprovar,não é por ignorância...Isto é normal,num país,de políticos do conto,do faz de conta e de chicos espertos...

 
 
 
18.05.2009
19:59
Portugal - Porto
Não se tratam de comentários ignorante mas sim de conhecimento de causa.Perguntem a policia de Braga a quantidade de crimes cometidos pelos ciganos que ficam impunes.Aliás quem é de Braga bem sabe,"nunca digas a polícia que tiveste um problema com ciganos - assim tão cedo eles não vêm". Para os mais purista deixo uma pergunta séria,é o sal que não salga ou a terra se não deixa salgar?

 
 
 
18.05.2009
19:50
Portugal - Porto
E não se confunda verdade com xenofobia, os ciganos vivem a cima da Lei, maltratam pessoas, destroem património, não cumprem qualquer legislação e são extremamente perigosos na sua maioria. Querem provas? Venham a Braga, a feira por exemplo, onde o comandante da Psp já foi cuspido, insultado e ameaçado e nada se passou. Repito comandante da Psp de Braga.

 
 
 
18.05.2009
19:47
Portugal - Porto
Sou humanista e de "Esquerda".Contudo devo reconhecer que um dos piores males desta jovem democracia chamada Portugal é a passividade com que lida com os seus problemas sociais. E pior tolera-los ao ponto em que uma segregação auto-flagelada se torna num instrumento de poder e intimidação. Parabéns a Juíza, tomara outros tivessem a mesma coragem para com os crimes cometidos pelos ciganos.

 
 
 
18.05.2009
19:38
Portugal - Porto
Portugal no seu melhor, com estes comentadores feios, porcos e ignorantes. Felizmente que os ciganos tem na Igreja Católica um apoio que os dignifica.

 
 
 
18.05.2009
19:17
Portugal - Porto
Mas que democracia é esta, onde dizem que há liberdade de expressão e, de seguida, não se pode dizer o que se pensa e sente, ainda que seja verdadeiro e concreto? Mas alguém é mesmo obrigado a comer daquilo de que não gosta, só para não correr o risco de melindrar terceiros?

 
 
 
18.05.2009
19:09
Portugal
"O Cheirete" ve-se logo que não vive cá e há muito,pelos vistos.Vem para cá viver e de preferência para um bairro controlado por eles ou mesmo próximo,vais ver como mudas de opinião em "menos de um fósforo".São agora portugas?Calhando agora até são.Mas quando se tratou de dar o corpo ao manifesto nos anos da guerra,eram todos,espanhóis e coisas parecidas.Andei por lá 4 anos nunca vi nenhum.

 
 
 
18.05.2009
18:38
Portugal
NOS COMENTARIOS DA JUIZA NAO VI NADA MAIS DO QUE A VERDADE.TUDO O RESTO E COMENTARIOS DA TRETA.

 
 
 
18.05.2009
17:48
Netherlands
Não se trata de defender os Ciganos, trata-se de Democracia. Se eles nasceram em Portugal, são Ciganos Portugueses. Como Poruguês, temos direitos. E obrigações, claro. Mas nos direitos estão a vida, expressão, trabalho, casa, movimentação, essas coisas. É defender os Ciganos como os Caboverdianos, os Ucranianos, qualquer minoria. E se esta é Portuguesa, até devia contar mais, são conterrâneos.

 
 
 
18.05.2009
17:20
Portugal - Lisboa
P.N.R. no PODER !

 
 
 
18.05.2009
17:10
Portugal
Bastava que 90% dos juízes/juízas deste país (isto ainda é um país?...) tivessem a coragenm de "chamar os bois pelos nomes" e se estivessem maribando para o "politicamente correcto das esquerdas e outros SOS e então sim, estas faixas marginais entrariam nos eixos, como, "salvo seja" andavam no tempoo de Salazar. Honra seja feita a tal juíza...que nunca a voz lhe dôa nem a mão lhe trema!...

 
 
 
18.05.2009
17:00
Portugal - Porto
E porque não um abaixo-assinado, um movimento cívico de protesto, a exigir justiça, não só nestes casos mas nos outros todos?

 
 
 
18.05.2009
16:24
Portugal - Porto
O que a juíza disse só pecou por defeito!Na sua esmagadora maioria são isso e muito mais,só mesmo quem ainda não teve que lidar com eles é que poderá defende-los,casta diabólica!

 
 
 
18.05.2009
15:22
Portugal - Porto
DERAM-LHES CORDA..., AGORA AGUENTEM-NOS.

 
 
 
18.05.2009
15:13
Portugal
Eu falo do que vejo na terra onde vivo... Dão-lhes material para construir casas,casas camarárias, rendimento minimo, cursos comparticipados. Toda a gente lhes tem medo e não conheço nenhum com trabalho fixo! Se sou racista? Não sei, mas não gosto deles como vizinhos...fazem barulho a toda hora e não tem minimo civismo.

 
 
 
18.05.2009
15:04
Portugal - Lisboa
Mas que raça, foras da lei, conflituosos, era mm correr com eles do pais, esta-se a tirar a pessoas que descontam para ele viverem bem! Já viram que estamos a pagar aos ciganos para ficarem em Portugal?!

 
 
 
18.05.2009
14:40
Netherlands
Ciganos são tão sectários como os Judeus. Diferentemente deles não procuram cultivar-se, nem procuram inserir-se mantendo identidade. Eles gostam é de andar de terra em terra, mas isso é-lhes feito impossível na Europa. Metem-se em qualquer "negócio" quando lhes "cheira" a dinheiro. Como agora, com a Juíza. (Aqui para nós: Entre eles, devem dizer-se amabilidades bem mais grosseiras!)

 
 
 
18.05.2009
14:32
Portugal - Lisboa
Adolfo Monteiro ficou muito chocado e ofendido ! Como anedota não está mal.Mas só porque dá vontade de rir. Pedro Miguel Carvalho lamenta que haja tantos portugueses racistas que sejam contra agressões a elementos da autoridade e a festas com armas e tiros. Este senhor é ADVOGADO !

 
 
 
18.05.2009
13:25
Portugal - Porto
(cont.desprezam as leis e costumes das sociedades onde estão inseridos,falam alto, normalmente andam armados e são muito conflituosos)sendo esta a sua forma de manifestarem o seu orgulho.Oriundos da Roménia,em todos os países onde vivem,o problema é sempre o mesmo,um grande PROBLEMA para os residentes.

 
 
 
18.05.2009
13:12
Portugal - Porto
Este é efectivamente,um povo que tem uma forma de ser e de estar muito próprios.De alguma forma,faz lembrar os povos índios da América do Norte(com a diferença,de que estes eram os originais)que tinham as suas proprias leis,usos e costumes perfeitamente legítimos...até que naturalmente foram "domados" pela progresso.Aqui,é diferente(porque não sendo originais)usam a arrogância,desprezam as (cont.

 
 
 
18.05.2009
13:04
Portugal - Aveiro
Se dizer a verdade é crime, antes de falar temos de pensar duas vezes...

 
 
 
18.05.2009
12:02
Portugal
Reparem só como o vosso 7º parágrafo contradiz o que dizem no 5º. Essas declarações (apesar de justíssimas) são de outrém não da juíza! E questionem-se por que é que, ao fim de um ano, esta pseudo notícia volta a ser notícia. O advogado está a pegar nos ciganos ao colo para se armar em justiceiro e arranjar um lugar ao sol. Não lhe saia o tiro pela culatra ou pela caçadeira destes clientes.

 
 
 
18.05.2009
11:58
Portugal - Viseu
A srª Juiza tem toda a razão quanto àquilo que disse e não disse tudo, haveria muito mais a dizer acerca destes parasitas que não fazem mais do que viver à custa de quem trabalha honestamente.

 
 
 
18.05.2009
11:49
Portugal - Leiria
Finalmente uma juiza que disse aquilo que a maioria dos portugueses pensa. Não cumprem regras e são subsídio dependentes. Depois existe o clube dos advogados, será preciso dizer mais?

 
 
 
18.05.2009
11:46
Portugal - Porto
Obviamente que não sou a favor da exclusão étnica, mas pelo que está descrito nesta notícia e muito provavelmente até mesmo descontextualizado, não me parece haver qualquer forma de xenofobia ou racismo. Só que sobre alguns pelos vistos não se pode dizer as verdades. AZULCLARINHO

 
 
 
18.05.2009
11:43
Portugal
Por acaso a Dra. Juíza disse alguma coisa que não seja verdade!? Tudo o que Ela disse prova-se muito facilmente...

 
 
 
18.05.2009
11:24
Portugal - Porto
Só queria acrescentar ao que foi dito o seguinte: caros srs(as) jornalistas, está nas V/ mãos o tratamento deste tipo de assuntos. Seja na Amadora, na Bela Vista, em Chelas, em Felgueiras..Não compreendo a facilidade com que certos grupos adaptam o seu modo de vida e costumes sociais (por ex. automóveis,playstation, telemóveis..) mas no cumprimento de regras mínimas a inflexibilidade é total.

 
 
 
18.05.2009
11:16
Portugal
Mais uns advogaristas a quererem protagonismo. O trabalho que devem fazer não fazem, agora devem querer aparecer na Tv lá vêm com a demagoagia e retórica! A juíza nesse caso, esteve muito bem, não disse mais do que a verdade que todos nós asistimos! É realmente gente que não respeita os usos,costumes e leis do país,parece que estão acima da lei, são muito agressivos e violentos,como toda a gente s

 
 
 
18.05.2009
11:06
Portugal
A magistrada está 100% certa.Os ciganos são uma etnia que vive bem com o mal dos outros,por isso se realmente estamos num estado de direito há direito a exprimir opinião.

 
 
 
18.05.2009
11:05
Portugal - Porto
Só queria acrescentar ao que foi dito o seguinte: caros srs(as) jornalistas, está nas V/ mãos o tratamento deste tipo de assuntos. Seja na Amadora, na Bela Vista, em Chelas, em Felgueiras..Não compreendo a facilidade com que certos grupos adaptam o seu modo de vida e costumes sociais (por ex. automóveis,playstation, telemóveis..) mas no cumprimento de regras mínimas a inflexibilidade é total.

 
 
 
18.05.2009
10:54
Portugal
Lá vai começar o "festival" em Felgueiras... Será que é da terra? Srª Juíza tem toda a razão no que diz,(pena que não haja mais como a Srª) mas às vezes as palavras têm que ser muito bem escolhidas... é que hoje em dia, as pessoas têm TODAS os ouvidos muito sensíveis!

 
 
 
18.05.2009
10:53
Portugal - Leiria
Não gosto nada de expressões xenófobas...que ciganos tenham direitos como os restantes portugueses e sejam penalizados quando não cumprem as suas obrigações.A direitos iguais, deveres iguais.Mas isso não desculpa as expressões usadas pela juíza.

 
 
 
18.05.2009
10:19
Portugal - Vila Real
A magistrada tem toda a razão e todo o meu apoio. Pena não serem mais a defender o Estado de Direito, já que a maior parte dos políticos, são incompetentes, complexados e se calhar, oportunistas como os pseudo-marginais que eles tanto defendem.

 
 
 
18.05.2009
10:12
Portugal
"à terra onde fores ter, faz como vires fazer". Srs de etnia cigana (ou qualquer outra que venha cá parar!): Se estão cá é para cumprir as nossas leis, respeitar os nossos costumes e a nossa gente!caso contrário têm mesmo que se sujeitar a ouvir e a ser condenados pela porcaria que fizerem!Estão mal assim... "a porta da rua é serventia da casa"!

 
 
 
18.05.2009
10:09
Portugal - Aveiro
Os contribuintes tem os deveres. Outros tem os direitos...

 
 
 
18.05.2009
10:00
Portugal - Porto
Uma sentença JUSTA, que responsabiliza aqueles que só são Portugueses na hora de receber o RSI. Mas há verdades que incomodam. E safardanas que sabem pôr a render a lenga-lenga do "coitadinho". QUEREMOS MAIS JUÍZES DESTES! E menos dos outros, que defendem o criminoso e punem o inocente.

 
 
 
18.05.2009
08:38
France
E depois eu é que sou racista !

 
 
 
18.05.2009
08:32
France
Quem ganhar rendimento minimo nao paga advogado nem custas de tribunal sao os impostos dos Portugueses que pagao,devo estar enganado,eu pensava que éra assim

 
 
 
18.05.2009
08:14
Portugal - Lisboa
Sra Dta Juiza Tem todo o meu apoio e consideração,por ter tido a coragem de dizer,as verdades,que todos pensam mas ninguem diz. Quando estes senhores cumprirem minimamente as regras da nossa sociedade,podem começar então a exigir,mas nunca mais que o comum dos contribuintes.

 
 
 
18.05.2009
07:58
Portugal - Lisboa
Há maiores racistas que os ciganos? Quanto tempo necessita um português para se integrar nos EUA? E em África? E no Japão? Necessitaria de semanas ou poucos meses. Os ciganos, estejam onde estiverem, rarissimamente se conseguem integrar. Contam-se pelos dedos. O problema não é das pessoas, conheço excelentes ciganos, é mesmo da culcura que exorta à auto segregação.

 
 
 
18.05.2009
07:47
Portugal - Aveiro
no tempo da velha senhora, os ciganos tinhan medo da polícia, agora é tudo o oposto porque que será?

 
 
 
18.05.2009
03:21
Portugal - Porto
Mas foi dita alguma mentira? É que se foi avisem que é para eu ir pra Felgueiras viver pois aí os ciganos são pessoas exemplares e já não tinha que aturar os de cá.

 
 
 
18.05.2009
03:01
Portugal - Porto
O advogado vai ser pago com o dinheiro do rendimento mínimo? Gostava de saber quem são os racistas e os xenófobos.

 
 
 


Multimédia
Cidadão Repórter
Notícia do Dia


 

Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Jogos Ao Vivo

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • n/d
  • 9ºC
  • HOJE
  • 17ºC
  • 12ºC
  • AMANHÃ

 

Twitter HOME
FACEBOOK HOME
Galeria JN
Entre palavras
Passatempo Muro de Berlim


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster