Director
José Leite Pereira

Director Adjunto
Alfredo Leite

Subdirector
Paulo Ferreira
 

 

PS alarga vantagem sobre o PSD

Partido de Manuela Ferreira Leite encolhe. Já nem uma aliança pós-eleitoral com o CDS será suficiente para impedir os socialistas de formarem Governo

PAULO MARTINS

A redução de intenções de voto no PSD atira os socialistas para uma situação confortável. Em vésperas das eleições, o PS dispõe de oito pontos de avanço sobre o rival. Disputa entre CDS e CDU pode ser o outro ponto de interesse do sufrágio.

O esvaziamento do balão laranja, que a sondagem da Universidade Católica para o JN, o DN, a RTP e a Antena 1 revela, constitui a única explicação plausível para o alargamento do fosso entre os dois principais partidos. Embora o número de eleitores que garante ir votar no próximo domingo tenha crescido, nenhuma das duas formações parece ter beneficiado com isso. Muito menos o PSD, que até "encolheu".

O PS estabilizou nos 38%. Trata-de de uma percentagem próxima da obtida por Ferro Rodrigues em 2002, no confronto com Durão Barroso, em que saiu derrotado. No entanto, a comparação é arriscada, uma vez que as eleições de há sete anos foram especialmente bipolarizadas, enquanto as actuais prometem acentuar a pulverização do eleitorado por cinco forças políticas, já perceptível nas Europeias do Verão passado.

Com o score agora obtido, o PS pode continuar a reivindicar a maioria absoluta, mas é muito pouco provável que a revalide. A perspectiva de ser constituído um Executivo sem apoio parlamentar seguro mantêm-se assim de pé, até porque, a fazer fé nestes resultados, uma aliança entre PSD e CDS não impediria José Sócrates de formar Governo. O líder socialista já admitiu a possibilidade de dialogar com os partidos mais à Esquerda, para selar acordos pós-eleitorais, se os resultados o obrigarem a dar esse passo. Contudo, pode preferir um Executivo minoritário, confiando que Bloco e CDU não se aliarão à Direita para o derrubar.

O partido de Francisco Louçã, que regista uma assinalável estabilidade em matéria de intenções de voto, consolida, aparentemente, o estatuto de terceira força. Pode vir a eleger 22 deputados, segundo a projecção efectuada pela Católica, que deve ser encarada com reservas, uma vez que a sondagem não se baseou em amostras representativas de cada círculo. A confirmar-se este vertiginoso crescimento, o BE quase triplica o número de mandatos.

As duas outras formações que hoje dispõem de representação parlamentar continuam em situação de empate técnico, que deixa tudo em aberto. Os comunistas foram perdendo gás e, neste estudo, são ultrapassados, à tangente, pelo CDS de Paulo Portas. Nada que constitua uma novidade: nas últimas eleições, a votação nos dois partidos situou-se na casa dos 7% e a CDU só "ganhou" três décimas (mas mais dois deputados).

Ficha técnica

Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica
(CESOP) para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias entre os dias 17 e 22 de
Setembro de 2009.  O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental. Foram seleccionadas aleatoriamente 48 freguesias do país, tendo em conta a distribuição da população recenseada eleitoralmente por regiões NUT II (2001) e por freguesias com mais e menos de 3200 recenseados. A selecção aleatória das freguesias foi sistematicamente repetida até que os resultados eleitorais das eleições legislativas de 2002 e 2005 e
europeias de 2009 nesse conjunto de freguesias, ponderado o número de inquéritos a realizar em cada uma, estivessem a menos de 1% dos resultados nacionais dos cinco maiores partidos. Os domicílios em cada freguesia foram seleccionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o mais
recente aniversariante recenseado eleitoralmente na freguesia. A intenção de voto foi recolhida através de boletim simulado e voto em urna. Foram obtidos 4367 inquéritos válidos, sendo que 55% dos inquiridos eram do sexo feminino, 38% da região Norte, 19% do Centro, 30% de Lisboa e Vale do Tejo, 7% do Alentejo e 5% do Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população com 18 ou mais anos residente no Continente por sexo (2007) e escalões
etários (2007), na base dos dados do INE, e por região e habitat na base dos dados do recenseamento eleitoral. A taxa de resposta foi de 68%.* A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 4367 inquiridos é de 1,5%, com um nível de confiança de 95%.

Partilhar
 [?]
 
 

Comentários
70 Comentários

 
 
     
 
Nome de Utilizador: 

 
Password: 
 
     


 
 
 
26.09.2009
22:31
Portugal - Aveiro
Será que todos os comentários são de professores ? Mas afinal qual á o vosso problema ? Desde sempre os TCO foram avaliados de que é que têm medo ? Eu percebo que uma avaliação a sério irá meter 90% dos professores na prateleira e obrigará outros a trabalhar c/ seriedade/dignidade ! Por acaso alguém se preocupou nas avaliações e injustiças que são cometidas no sector privado ? Viva José Sócrates

 
 
 
25.09.2009
19:11
Portugal
Caros portuguesas e portuguesas,ao invés d lerem comentários tristes e sondagens pretenciosas,lembrem-se do seguinte: Domingo de eleições é o seu livro de reclamações! - Reflicta se os últimos 4 anos teve melhorias para a sua vida! - Se concorda com as políticas seguidas! - Faça um exercício de memória!! VOTE pelo que fizeram,e não pelas promessas que fazem! Lembre-se do que aprovaram!Recorde-se!

 
 
 
25.09.2009
15:54
Portugal - Aveiro
Há muita gente preocupada com os resultados das eleições de Domingo.Esqueçem-se que vão eleger 230 deputados ( metade eram muitos)dos quais a maior parte não conhece.O partido mais votado irá formar governo composto por familiares , amigos e afilhados, irão ter uma vida boa, carros novos topo de gama

 
 
 
25.09.2009
14:40
Portugal
Não gosto de arrogância nem prepotência. Não gosto que ataquem professores nem nenhuma outra classe profissional. Não gosto que nenhum governo tenha influência na comunicação social. Por isso voto José Socrates. Não é arrogante, é convicto. Não é prepotente, é firme. Não ataca nenhuma classe social em particular. Faz alterações aos privilégios e direitos dos profissionais que trabalham para o Estado por forma a que estejam em linha com os dos outros trabalhadores e em linha com o que o País pode e necessita. Não tem influência na comunicação social. Defende-se quando está a ser atacado como qualquer outra pessoa faria e repudia os "casos" que cada vez mais se provam ser inventados pela oposição. Tem defeitos? tem sim senhora. Podia ter feito mais e melhor? provavelmente. Foi inevitavelmente apanhado no meio de uma crise económica Mundial à qual nenhum governo poderia escapar? Sem duvida nenhuma. Existe alguém neste momento melhor preparado para dirigir os destinos do País. Claro que não!

 
 
 
25.09.2009
13:09
Portugal - Vila Real
Porque votar PS!? Pensem nisso... votem em outro qualquer menos naquele que, segundo consta, espero que não! irá ganhar as eleições... olhem pela vossa vida!

 
 
 
25.09.2009
12:44
Portugal - Setúbal
Meu caro "apcardoso", o julgamento ao governo do qual fazia parte MFL já foi feito e o PSD foi penalizado pelos eleitores. Agora quem vai a julgamento, é o actual governo e o seu incompetente primeiro ministro JOSÉ SÓCRATES. Não vale a pena atirar areia para os olhos dos portugueses que, podem ter muitos defeitos, mas tem bom senso...

 
 
 
25.09.2009
12:15
Portugal
Quem gostar de arrogância e prepotência que vote no ""engenheiro" !!! Quem quizer mais 4 anos a atacar os professores,domínio da comunicação social, etc... também pode votar nele!!

 
 
 
25.09.2009
12:05
Portugal - Porto
Surpresa, 'francisco3', CDS? Vai desaparecer?

 
 
 
25.09.2009
12:00
Portugal - Porto
JoLima, santa ignorância a sua. Não é necessário estar inscrito na (des)Ordem dos Engenheiros, para pder ser apelidado como tal! Sou engenheiro, licenciado há 27 anos pela FEUP, nunca me inscrevi na Ordem e nunca deixei de execer a minha actividade devido a esse facto...

 
 
 
25.09.2009
11:59
Portugal - Porto
concordo plenamente com o albino costa é como ele diz todos os anos de eleiçôes tentam acabar com o pcp vejam a quem devemos agradecer as regalias que conquista-mos apos o 25 de abril ao cds ao psd vem por estes partidos continuamos na miséria domingo vamos apoiar averdadeira esquerda que luta ao lado dos trabalhadores vota cdu cdu cdu

 
 
 
25.09.2009
11:58
Portugal - Setúbal
A SER VERDADE, É A PROVA PROVADA QUE O POVO PORTUGUÊS É MASOQUISTA, TEM AS VISTAS CURTAS E UM ENORME DEFICE DE "INTELIGÊNCIA VERDADEIRA" !!!!

 
 
 
25.09.2009
11:50
Portugal - Aveiro
A campanha bastante morna de Manuela Ferreira Leite e as cavacadas de Cavaco no partido, ditaram o afastamento do PS em relação ao PSD, quando pareciam estar bastante equilibradas. Cavaco demitiu o assessor. Logo em seguida passou-o para outras funções mas continuou fiel amigo. Em que ficamos? Ferreira Leite não foi capaz de delinear uma estratégia que visasse a exploração de imensos podres do PS.

 
 
 
25.09.2009
11:28
Portugal - Porto
Dr. Rui Rio, se as sondagens falarem verdade e o próximo governo durar uma legislatura, ainda terá coragem de arregaçar as mangas e salvar Portugal? Entretanto, este pobre povo, ingénuo e sofredor, que acredita no primeiro vendedor de banha de cobra que lhe apareça pela frente, cá vai andando cantando e rindo

 
 
 
25.09.2009
11:19
Portugal - Porto
Penso que no dia das eleições vai haver uma surpresa que vai ser o CDS.PS jamais, os portugueses andam a dormir ou querem ser massacrados uma vez mais.Durante os ultimos anos é só escandalos abafados pela comunicaçao social socialista ex LICENCIATURA DE SOCRATES, CASO FREEPORT, DEMISSÃO DE PESSOAS SÓ POR COMENTÁRIOS,OTA,ASCENÇÃO FULGOROSA DA FORTUNA DO SENHOR PM,ETC ETC ETC.Deixem de dormir.

 
 
 
25.09.2009
11:12
Portugal - Porto
E que nessa mesma época estavam permanentemente cerca de um milhão de jovens a cumprir serviço militar obrigatório em África ,Macau ,Timor ,aí sim ,para encher os bolsos aos senhores da época. É verdade que mais poderia relembrar ,mas penso que apenas mais um comentador me merece um reparo ,diz sobre a "outra senhora" que" tem muita parra e pouca uva" e eu digo está enganado: "a outra senhora"nem tem parra nem tem uva ,está completamente seca e azeda ,quer fisica ,quer intelectualmente.

 
 
 
25.09.2009
11:11
Portugal - Porto
Mas há mais ,diz um (provavelmente laranjinha espremido e azedo):professores ,magistrados ,policia ,função publica ,militares ,etc ,levaram na corneta ,então concorda que eles estavam a usufruir de privilégios que aos restantes portugueses não era concedido. Quanto ao desemprego diz outro salazarento que no tempo do Marcelo Caetano é que era bom ,por acaso sabe ou faz-se de esquecido que nessa época fugiram a salto (não emigraram)só para Paises Europeus cerca de dois MILHÕES de portugueses porque cá não havia trabalho mas sim alguma escravidão .

 
 
 
25.09.2009
11:10
Portugal - Porto
E ganhou agora porque houve interesses do Primeiro Ministro em dividir o eleitorado PS para o Cavaco ganhar ,talvêz porque para fazer ou dar inicio ás reformas necessárias ao Pais necessitasse de um presidente de outra área politica ,aliás reformas fortemente apoiadas pela direita ,os mesmos que na sua "politica de verdade" agora criticam ,EX: "o povo português é tradicionalmente masoquista" só pode vir de um laranjinha espremido e azedo.

 
 
 
25.09.2009
11:09
Portugal - Porto
Vamos então aos recadinhos para os distraídos ,mal informados ou mal intencionados :Cavaco perdeu logo á primeira para JORGE SAMPAIO ,porque o povo estava bem lembrado daqueles grandes feitos do então ex-primeiro ministro ,buzinão na ponte ,os secos e molhados , a carga policial sobre trabalhadores que apenas queriam receber os seus salários ,os estudantes a baixarem as calças (lembram-se quem era a ministra?)as propinas consoante os rendimentos declarados (os profissionais livres ou por conta própria declaravam o salário mínimo)etc.

 
 
 
25.09.2009
11:09
Portugal - Porto
Agora fia mais fino ,porque está em causa a GOVERNAÇÃO do PAIS ,e olha-se para todos os lados e não se vê melhor ,antes pelo contrário ,as outras opções não existem ,logo se torna natural que as diferenças ainda aumentem ,mas não faço futurologia ,é apenas a minha opinião e nada mais que isso ,é por isso que antes que me perguntem ou acusem de estar ao serviço de alguém ,eu digo :VOU VOTAR PS ,porque não tenho a mínima duvida de que se não tivesse acontecido a CRISE MUNDIAL ,o PS ganhava as eleições com uma maioria ainda maior.

 
 
 
25.09.2009
11:09
Portugal - Porto
A MINHA OPINIÃO ,sobre a amostragem das sondagens , e, já agora sobre alguns comentários aqui postados. Sondagens são apenas isso mesmo ,SONDAGENS ,no entanto alguns comentadores deixam-se levar pelo fiasco que foram as sondagens para as eleições Europeia s ,esquecendo que a abstenção cifrou-se em cerca de 60%,e que a campanha foi dirigida para a amostragem de um cartão amarelo ao Governo ,mas não alterava a governação.

 
 
 
25.09.2009
10:47
Portugal - Braga
O ZÉ ,no proximo domingo ,vai escolher entre a competência, determinação e coragem sem calculismos, e a incompetência e a mediocridade demonstradas na EDUCAÇÃO e nas FINANÇAS. Como não é parvo nem estúpido a escolha é ÓBVIA!...

 
 
 
25.09.2009
10:45
Portugal - Setúbal
não podemos ir na onda das sondagens, temos que ir as urnas votar, força PS...

 
 
 
25.09.2009
10:45
Portugal - Porto
A meu ver se os partido fossem de confiança nao andavamos a alternar sempre entre um e outro no final de cada ciclo..acho que ja era altura de podermos dar a oportunidade a outros que tambem tem ideias interessantes e sentido de responsabilidade..

 
 
 
25.09.2009
10:32
United Kingdom
os adeptos do regime berram como loucos. É tudo a aclamar o salvador da pátria... para depois dar a facada nas costas depois das eleicoes. MFL nao é tambem flor que se cheire, assim como o Chico e o Paulinho. Por isso nao quero que nenhum partido tenha maioria absoluta! só dá arrogancia!

 
 
 
25.09.2009
10:03
Portugal - Braga
Ó migros os teus netos irão pagar a crise com língua de palmo e os teus filhos irão para o desemprego. Ah Ah Ah, que bom ser da esquerda

 
 
 
25.09.2009
10:02
Portugal - Braga
Estas projecções devem ser como as das europeias. Não acredito que o povo não tenha sentido das responsabilidades. Estas sondagens são aquilo que a comunicação pretende que sejam pois têm andado com o S´cretino ao colo. Basta ver a TV e ler os jornais que dão todo o apoio ao Sócretino denegrindo a imagem de Ferreira Leite. É a isenção que temos. A comunicação social sempre esteve do lado do govern

 
 
 
25.09.2009
09:43
Portugal
....Nota: QUEM ME APRESENTAR AQUI ARGUMENTOS PARA ALGUEM NO SEU PERFEITO JUÍZO AINDA VOTAR NA DRª.FERREIRA LEITE, EU SO POSSO ACRESCENTAR QUE O CRIME COMPENSA!!! Nos privados e por muito menos ja foram pessoas presas!!!!!

 
 
 
25.09.2009
09:40
Portugal
.....15,2 mil milhoes de euros,ENGANAR BRUXELAS APRESENTANDO UM DÉFICE DE 3%.,QUE NA REALIDADE FOI DE MAIS DE 5%. COM ESTE NEGOCIO DA "CHINA PARA O CITIGROUP" A F.LEITE COMPROMETEU O FUTURO DE GERAÇÕES DE PORTUGUESES, POIS O ACTUAL GOVERNO ALÉM DE SER VER PRIVADO DAS RECEITAS DE 11,44 MIL MILHÕES, AINDA TEVE DE PAGAR MAIS DE 3 MIL MILHÕES E EUROS, NÃO COBRADOS PELO TOMADOR!

 
 
 
25.09.2009
09:40
Portugal - Porto
Os Sondadores erraram profundamente. As minhas científicas sondagens dão o seguinte resultado: PS-45%; PSD-25%; BE-13%; CDU-10%; CDS-6% e outros-1%. Muita abstenção e alguns votos em branco. Querem apostar?...ponham € 10 em cima da mesa e na segunda-feira que se aproximar mais leva a massa. Estes sondadores fazem rir-

 
 
 
25.09.2009
09:36
Portugal
Ah! e parem de chamar engenheiro ao Sócrates, ele não é membro da Ordem! É "somente" licenciado em engenharia e sabe-se lá como a tirou...

 
 
 
25.09.2009
09:36
Portugal
Alguem ja reparou como a vovo olha para as pessoas quando anda nas arruadas? Olha-os com desdem e desprezo e com cara de quem está farto de estar ali. Como é possivel alguem acreditar na simples possibilidade de colocar uma figurinha deprimente como esta no lugar de pm? Só mesmo aqueles que não vêm mais nada alem do emblema do partido, tal como ja tinha acontecido com psl em 2005.

 
 
 
25.09.2009
09:35
Portugal
.... 1,76 mil milhões de euros, créditos do estado no valor de 11,44 mil milhões de euros (das finanças e seg.ocial). E como destes 11,44 mil milhões não foram cobraveis nha totalidade o actual governo anda a pagar mais 3,74 mil milhões de euros, tendo ficado esta brincadeira a F.Leite a todos nós por l5,2 mil milhões de euros. E TUDO ISTO PARA QUÊ? PARA A DRª.F.LEITE COM OS 1,74 mil milhões......

 
 
 
25.09.2009
09:30
Portugal
Espero que o PS ou o PSD não tenham maioria absoluta, estou farto de arrogâncias e abusos de poder perante políticos profissionais que não sabem o que é lutar na vida. Quase todos eles são filhinhos de papá que não sabem o que é trabalhar e lutar por um emprego! Eles mal nascem já têm emprego garantido!!!

 
 
 
25.09.2009
09:28
Portugal
O actual psd nao tem capacidade paar governar o país a começar pela sua lider F.Leite! QUEM VEMDE PORTUGAL E O FUTURO DOS PORTUGUESES POR LENTILHAS, NUNCA MAS NUNCA PODE SER 1ª.MINISTRA DE PORTUGAL! Eventualmente pooderá arranjar um emprego no CITIGROUP, o grupo financeiro norte-americano que fez um dos maiores negocios da vida deles. POIS COMPROU A F.LEITE, (MINISTRA DAS FINANÇAS) POR...........

 
 
 
25.09.2009
09:28
Portugal
Estas sondagens só foram realizadas em eleitores do continente! Logo a margem do PS e PSD será encurtada e por muito...

 
 
 
25.09.2009
09:14
Portugal - Aveiro
Na minha humilde opinião, ou havia eleições sem sondagens, ou sondagens sem eleições!Será mais uma razão para muitos portugueses não irem às mesas de voto.

 
 
 
25.09.2009
09:03
Portugal
ainda há quem vá votar nas mentiras da outra senhora ? portugal dos pequeninos...

 
 
 
25.09.2009
08:54
Portugal - Porto
1,2,3 maioria outra vez! Viva Portugal!

 
 
 
25.09.2009
08:53
Portugal - Porto
Já ouviram aquele tipo da Madeira, aquele grande democrata do Jardim, a rebaixar-se junto do PR? Agora, no continente já temos um idêntico chama-se Rui Rio e julga-se o "maior" do Norte. Esquecem-se que Portugal não é apenas a Madeira, nem Lisboa, nem o Porto...

 
 
 
25.09.2009
08:42
Portugal
Nesta altura de Crise Mundial eu quero ESTABILIDADE E GOVERNABILIDADE. Ficou claro, pela ausência de alternativa credível, que o PS é o único que sempre manteve um discurso coerente, positivo e..moderno. Para bom entendedor meia palavra basta.

 
 
 
25.09.2009
07:16
Portugal
Esta noite,José Socrátes esteve em Viana do Castelo,onde foi vitoriado por milhares de simpatisantes.Seguramente que nenhum se atreveu a comentar o caso das portagens na A28.Quanta hipocrisia.Este povo é assim.Após as eleiçoes que certamente ganhara o Sócrates,apareceram os comentários e as protestas,mas sem remédio.

 
 
 
25.09.2009
06:19
Portugal - Porto
Por fim ha um partido que tem mais virtudes que defeitos, extingiu o poder de algumas classes, favorecendo as mais pobres, 3 meses de ferias para os juizes?acabou!professores sem fazer nenhum?acabou!policias reformados aos 55 anos?acabou!ate aos 60 e a fazeremm trabalho de secretaria, so assim com o esforço de todos o pais evolui!Maior aumento do ordenado minimo de sempre?complemento pa idosos?PS!

 
 
 
25.09.2009
00:48
Portugal - Viana do Castelo
Esta noite Socrátes em Viana do Castelo, envolto numa Praça repleta de gente não só do PS, esteve igual a si mesmo. Sem entrar na maldicência, foi claro, objectivo, coerente no seu discurso virado para os milhares que o rodeavam. Fantástico momento que Socrates reconheçeu - Viana do Castelo é uma cidade única. Acreditar no nosso Pais !

 
 
 
25.09.2009
00:22
Portugal - Lisboa
Nao acredito nestas sondagens! o Tuga é "esperto"! O PSD vai ganhar as eleiçoes! "o cientificismo" das sondagens nao funciona em Portugal! O PS ganharia as eleiçoes se estas ultimas sondagens dessem a vitória ao PSD! Digo eu que sou de filosofia. De ciência, só acredito nas ciencias criadas dos Gregos! 250 alentejanos ou 200 algarvios dão ar cientifico às sondagens? Valha-me Deus, o Papa e F.Lima!

 
 
 
25.09.2009
00:19
Portugal - Setúbal
Sócrates deve ter maioria absoluta, até para não ficar dependente do BE e do PCP, que a única coisa em que pensam é num PS sem maioria absoluta. O PS tem que terminar as reformas começadas para tornar Portugal um país definitivamente moderno.Para isso precisa de maioria confortável e estável.

 
 
 
25.09.2009
00:14
Portugal
Mal do governante que pactue com grupos de pressão, ou interesses instalados que foram atingidos por reformas mais que necessarias.Por isso é que a F.Leite não vai governar, pôs-se de côcaras ! E o povo não gosta de quem se põe de côcaras!

 
 
 
25.09.2009
00:00
Switzerland
Portugal precisa de andar para a frente e nao para traz. por isso voto PS! avozinha que va dar comer aos netos.

 
 
 

 
 
 
24.09.2009
23:52
Portugal
POis as empresas de sondagens quando dão a vitoria ao nosso candidato/a, são as melhores do mundo, de contrario VAI SER A MACHADA FINAL DAS DITAS!!!!! E tudo isto porque nas europeias com 60%. de abstenção não acertaram. Nas actuais quem vai decidir é quem não votou nas europeias! E parece que vão decidir bem!!!!!

 
 
 
24.09.2009
23:46
Portugal
Os professores levaram na corneta! Os magistrados levaram na corneta! Os policias... Os func. pulblicos... Os militares... Não entendo quem podem votar no PS destes grupos, claro! Porque os ricos a quem é faciliatada a vida e os que vivem à conta do governo com rendimentos minimos , etc, etc. esses até se compreende. Vamos em crerer que a sondagem foi encomendada!

 
 
 
24.09.2009
23:39
United States
Espero que seja ainda mais q 38%, para que as reformas necessarias e a modernidade e inovacao imperem no nosso Pais, e nao o provincianismo e intolerancia de MFL e seu PR.

 
 
 
24.09.2009
23:22
Portugal - Setúbal
Estou em crer que o resultado das próximas eleições, vai ser a "machadada final" na idoneidade das empresas que promovem estas sondagens....

 
 
 
24.09.2009
23:17
Portugal
A verdade é que a F.Leite não convence e o povo nestas coisas topa logo. Muita parra e pouca uva. Além disso tem um passado como ministra, quer da e educação e principalmente das finanças, onde meteu agua por todos os lados, estando este governo anda a pagar a factura. Minha senhora o tricozinho para assentar as ideias é capaz de ser bom! OLhe candidate-se a directora de um museu!!

 
 
 
24.09.2009
23:12
Portugal - Porto
Boas noticias, para Portugal, vitória do Eng. Sócrates. O melhor primeiro ministro dos ultimos 25 anos

 
 
 
24.09.2009
23:11
Portugal
Ó Albino Costa e da a TVI? tb. dá o mesmo resultado! Tb. foi o JN que a pagou?

 
 
 
24.09.2009
23:04
Portugal
Dentro do existente daques que vão a votos, o lider do PS é o que dá mais garantias. Nestes 4 anos, já fez mais pelos desfavorecidos que os seus antecessores que lá estiveram. As inventonas que forjaram parece que não resultaram. Daqui por 4 anos veremos se existem mais e melhores condidatos, e menos partidos.

 
 
 
24.09.2009
22:36
Portugal - Aveiro
PSD, PS .. pff.. os contribuintes tão sempre a levar na cabeça e não aprendem.. epah.. parece que só têm duas opções.. sim/não .. e as condiciionantes?, sim, mas.... ou nao, mas.. ai chega o terceiro partido.. enfim.. tá na altura da juventude mudar o sistema politico..

 
 
 
24.09.2009
22:36
Portugal - Lisboa
PELOS VISTOS OS PORTUGUESES ESTÃO SATISFEITOS COM O GOVERNO PS ! E BEM, PORQUE ESTE GOVERNO INICIOU E PÔS EM MARCHA REFORMAS IMPORTANTISSIMAS QUE DEVEM SER CONTINUADAS...OS PORTUGUESES JÁ VIRAM O QUE SERIA A SENHORA Á FRENTE DO GOVERNO....COM SOCRATES AS REFORMAS SÃO PARA CONTINUAR NA EDUCAÇÃO, NAS RENOVAVEIS, NA JUSTIÇA, NA SAUDE..... FORÇA SOCRATES !

 
 
 
24.09.2009
22:33
Portugal - Vila Real
vamos ter mais do mesmo 4 anos!? eu não... vou emigrar! da forma como o Pais está, como a nossa vida está, falo por mim que sou professor, e continuar a ver os ricos a enrriquecer e os outros a trabalhar para eles, isso não! Parece me que os Portugueses com uma sandes e um copito, é voto certo! esquecem-se de tudo!

 
 
 
24.09.2009
22:08
Portugal - Braga
Parabéns Valparaiso, concordo plenamente!

 
 
 
24.09.2009
22:03
United Kingdom
CARDEIRA: o povo Portugues é tradicionalmente masoquista, por isso nao me surpreende.

 
 
 
24.09.2009
22:01
Portugal - Viseu
VALPARAÍSO: Cavaco Silva , a Presidente do PSD , nunca perdeu eleições. Quem perdeu foi Fernando Nogueira Para o Guterres! Um pouco mais de conhecimentos não lhe ficaria mal...

 
 
 
24.09.2009
21:52
Portugal - Porto
Não vamos falar de Salazar,nunca tivemos um 1º Ministro como o falecido Marcelo Caetano homem com civismo amigo das crianças e do povo,como é possível o povo português acreditar nesta ditadura, uma pessoa que mentiu tantos desempregados tanta fome,crianças e idosos violados, o 1º. Ministro Sócrates só se interessa pelos afilhados,ponham a Manuela no Jornal de sexta as sondagens baixam logo.

 
 
 
24.09.2009
21:48
United Kingdom
A fazerem uma sondagem , de certeza que Portugal aparece em nº1 como o país de mais corruptos. Isto quer dizer que fica acima de muitos países ditos de 3º ou 4º mundo. Viva Portugal em que te tornaste. Portugal never ,never, never.

 
 
 
24.09.2009
21:41
United Kingdom
nem sabem como fico feliz de saber que essa infeliz que tao mal fez apessoas, obridando a pagar impostos sem dar chanses das pessoas sequer arranjarem dinheiro, penhorando casas. apartamentos e mais que houvese,perca as eleicoes, desse veneno fica o cidadao livre, nao sou eleitor de nenhum dos partidos mal por mal que fique como esta, ja que nao ha melhor. mas so de ver a cara de derrotada.

 
 
 
24.09.2009
21:14
Portugal - Lisboa
Quem quer assumir o Governo de Portugal nas próximas eleições deve esclarecer os votantes pelo menos nos seguintes pontos : - Qual a política de Impostos - Qual a política quanto a Salários - Qual a política para a Educação - Qual a política para a Saúde - Qual a política para a Justiça - Qual a política para a Função Pública - Qual a política para a relação Estado / Mercado Livre Devendo apresentar de forma explícita como quer organizar cada um destes sectores, não só linhas gerais. Quem não o fizer está a pretender enganar os eleitores, ou seja os cidadãos. As pessoas devem saber concretamente o que podem esperar, ao votar neste ou naquele.

 
 
 
24.09.2009
20:55
Portugal - Aveiro
As sondagens só servem para alimentar de votos ainda mais o medíocre centrão que temos.

 
 
 
24.09.2009
20:54
Portugal
Era muito bom para a democracia e para o Pais que o PS e PSD, deixassem de ser govereno. Estes partidos estão viciados e já só têm o nome, porque de nada têm a ver com o PS e PSD de 1974. Temos de MUDAR PORTUGAL...votando em novos partidos com novas pessoas e novas ideias, só assim Portugal pode ter progresso, caso contrário é vira o disco e toca o mesmo...

 
 
 
24.09.2009
20:39
Portugal - Leiria
Manuela F. Leite com aquele olhar entristecido o cabelo desorientado, as olheiras, a fadiga, como uma ameaça de desfalecimento súbito, naquela figura envelhecida que percorre o país e fala como se estivesse sózinha no partido. Não conseguiu recuperar o eleitorado perdido nos governos desastrosos de Cavaco e na sua imagem de parolice arrogante. Nem aquele que se recusou a votar nele para Belém e que se envergonha com a imagem do país que ele representa pelo mundo. Sócrates não foi um bom primeiro-ministro. Mas vai ser reeleito, simplesmente porque o povo, que já não é maioritariamente analfabeto, não vê em nenhum dos restantes candidatos um líder capaz de governar o país melhor do que ele.

 
 
 
24.09.2009
20:23
Portugal - Beja
Pelos vistos o Povo está satisfeito com a governação do PS. Então, vão levar mais do mesmo. Mais desemprego, mais impostos, mais crimes, mais corrupção, é isso que vão ter e muito mais...

 
 
 
24.09.2009
20:17
Brazil
Não há nada melhor que uma sondagem paga pelo JN/DN para o PS ganhar na guerra das sondagens. É a imprensa que temos. Paga o JN, ganha o PS destacado, paga o Público e o PSD aparece ali mesmo encostadinho ao PS. Quem é sempre despromovido é o PCP. É a santa aliança da direita na imprensa de referência que de referência tem apenas o ódio aos trabalhadores e ao seu Partido. Domingo estamos cá todos.












Multimédia
Cidadão Repórter
Notícia do Dia


 

Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Jogos Ao Vivo

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • n/d
  • 9ºC
  • HOJE
  • 17ºC
  • 12ºC
  • AMANHÃ

 

Twitter HOME
FACEBOOK HOME
Galeria JN
Entre palavras
Passatempo Muro de Berlim


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster