Director
José Leite Pereira

Director Adjunto
Alfredo Leite

Subdirector
Paulo Ferreira
 

Legumes ajudam memória

Um estudo ontem publicado pela revista "Neurology", nos Estados Unidos, indicou que o consumo de legumes, e não de fruta, diminui a neurodegenerescência cerebral nas pessoas idosas.

Entre os legumes que devem ser consumidos diariamente prevalecem os espinafres, a rúcula e outros de folhas que parecem ter efeitos mais determinantes na diminuição da perda de memória, segundo ditam os resultados do estudo. A principal autora, Martha Clare Morris, acrescenta que "esta travagem da neurodegenerescência é equivalente a um prolongamento por cinco anos das capacidades mentais plenas." E quanto mais idosa for a pessoa, mais eficaz será este consumo diário de legumes.

O pouco efeito do consumo de fruta foi surpreendente para os investigadores e levantou algumas problemáticas. Tentaram justificar esta novidade pelo facto de os legumes, ao contrário da fruta, serem muitas vezes consumidos com matérias gordas, como os molhos das saladas que aumentam a absorção de vitamina E pelo organismo. Mas Morris refere que são necessárias mais investigações para explicar a ausência de efeitos da fruta no retardamento da memória.

O estudo pretendia determinar os efeitos de dietas ricas em legumes e fruta na perda de memória depois dos 65 anos, e foi realizado por uma equipa de investigadores da Escola de Medicina Rush, de Chicago.

Partilhar
 [?]
 
 











Multimédia
Cidadão Repórter
Notícia do Dia


 

Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Jogos Ao Vivo

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • n/d
  • 9ºC
  • HOJE
  • 17ºC
  • 12ºC
  • AMANHÃ

 

Twitter HOME
FACEBOOK HOME
Galeria JN
Entre palavras
Passatempo Muro de Berlim


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster