Director
José Leite Pereira

Director Adjunto
Alfredo Leite

Subdirector
Paulo Ferreira
 
 
País > Viseu > Viseu
 
 

Exploração de caloiros sob suspeita no Politécnico

Associação Académica reúne de urgência e promete tomar posição

teresa cardoso
 
foto Artur Machado/JN
Exploração de caloiros sob suspeita no Politécnico
 

A Associação Académica do Instituto Superior Politécnico de Viseu anuncia, hoje, sexta-feira, a sua posição sobre a alegada exploração de caloiros em bares nocturnos da cidade. Um negócio que dizem lucrativo para quem os lá leva.

A suspeita de que há elementos do Conselho Viriato, responsável pela praxe no ISPV, a "lucrar somas exorbitantes" com os alunos recém chegados à instituição de ensino superior, obrigando-os a consumos excessivos de álcool em estabelecimentos que pagam comissões, está a preocupar os responsáveis académicos. Que querem "tirar a limpo" uma situação que, dizem, "afecta a boa imagem" das escolas agregadas e dos seus alunos.

O presidente do ISPV, Fernando Sebastião, anuncia que vai reunir com os representantes dos estudantes para apurar a verdade das denúncias. Com a promessa de que o problema irá ser monitorizado. O dirigente admite que, a ser verdade, a situação é "inadmissível" e pode ter consequências graves para os responsáveis pela utilização de jovens em eventuais negócios.

A denúncia feita aos órgãos de comunicação social por um alegado "grupo de alunos" do ISPV, foi também analisada, durante a noite de ontem, pela Associação Académica (AA). "É uma reunião convocada com carácter de urgência para analisar todos os factos denunciados. As conclusões a que chegarmos, serão reveladas durante o dia de amanhã", disse ontem, ao JN, Rafael Guimarães, presidente da AA do Politécnico.

"Beber até não poder mais"

No centro das suspeitas está o designado Conselho Viriato. Um órgão criado no ano lectivo 1977/78 que é actualmente presidido por Ana Pinto, uma aluna da instituição de ensino superior que trabalha também num bar localizado na zona de Jugueiros. A este órgão compete a organização de todas as iniciativas relacionadas com a praxe, que vão muito para além da recepção aos caloiros no início de cada ano lectivo.

Os membros do Conselho Viriato, chamados "sertórios", são acusados de "manipular" os estudantes "obrigando-os a circular de bar em bar, bebendo até não poderem mais, sendo no final encaminhados para uma discoteca ou bar dançante, onde tiram os seus dividendos a título particular".

Guerra entre bares nocturnos

Ana Pinto declarou à Rádio Noar que tudo não passa de uma "difamação" originada pela "guerra entre bares nocturnos". A responsável reconheceu, todavia, que as "tertúlias académicas" privilegiam os estabelecimentos que patrocinam as actividades dos estudantes. O JN falou com um grupo de caloiros que negou praxes "abusivas". "Ninguém obriga ninguém a beber em excesso", garantiu o chefe Tiago Santos.

Partilhar
 [?]
 
 

Comentários
122 Comentários

 
 
     
 
Nome de Utilizador: 

 
Password: 
 
     


 
 
 
30.10.2009
20:12
Belgium
pois também fique sabendo que é a trabalhar nas obras que se ganha mais dinheiro para ajudar a pagar propinas, foi o que eu e muitos fizeram para amorenar no verão, e ainda fazem...é só algo a acrescentar à sua nula sabedoria

 
 
 
30.10.2009
19:48
Belgium
pois também fique sabendo que é a trabalhar nas obras que se ganha mais dinheiro para ajudar a pagar propinas, foi o que eu e muitos fizeram para amorenar no verão, e ainda fazem...é só algo a acrescentar à sua nula sabedoria

 
 
 
30.10.2009
19:46
Belgium
... continuando com o vhs... trabalhou no jumbo para tirar o curso?? axa-se especial por isso? Fica sabendo que quase todos os estudantes que conheci tiravam pelo menos um mês do verão para trabalhar, muitos só tinham uma semana de ferias no verão (eu estou incluído nesse grupo), e alguns eram trabalhadores estudantes, os trabalhos e não deixaram de gozar a praxe, fazer festas e acabar o curso..

 
 
 
30.10.2009
19:40
Belgium
mais outra vhs é normal que as pessoas com o secundário ou até sem secundário se adaptem com mais facilidade a vários tipos de trabalhos que licenciados mestres ou doutorados, isto porque os cursos académicos servem para especializar as pessoas numa determinada área, mas talvez na universidade onde tirou o seu curso isso não se verifica (é o que faz pagar o curso com leitoes e coisas do género)..

 
 
 
30.10.2009
19:21
Belgium
...na integração dos caloiros na vida académica, por isso acho um absurdo esta acusação.

 
 
 
30.10.2009
19:19
Belgium
... a mania, mas a esses podes manda-los a para outro lado (se me faço entender) e ninguém se vai opor a isso, por outro lado,o vão estar do teu lado se te opuseres a um Dr que ninguém gosta (normalmente são aqueles que só mandam "encher") e acredita esta carta nao tem fundamento ou verdade nenhuma, embora nao ter estudado na universidade de viseu sei que a praxe em viseu é das com mais sucesso..

 
 
 
30.10.2009
19:14
Belgium
sansil filho nao confundas as praxes do secundario com as academicas,pois a praxe academica faz parte dula tradiaçao que actualmente é mal vista (infelizmente),por isso não te menosprezo por tu ou o teu pai pensarem mal da praxe, mas por experiência própria não passa de uma forma de integração na universidade, ninguém é obrigado a fazer o que os Drs mandam. claro que hà sempre os Drs que têm...

 
 
 
30.10.2009
18:37
Belgium
...com os estudos, acabei sem reprovar um ano, e como eu há muitos, e todos que "curtem! a vida académica e não fizeram praxe concordam comigo...acho que comento tarde, mas se alguém quiser continuar o "debate" agradecia...

 
 
 
30.10.2009
18:34
Belgium
Este caso em Viseu deve ser um daqueles que nao tem mais nada que fazer, um renegado da sociedade que resolveu tentar por fim a uma tradição académica que faz parte da nossa cultura...E ja agora para aqueles que generalizam: Fiz praxe, e praxei, tive numa tuna fiz amizades, acabei curso (faz um ano) estou a trabalhar afectivo (não entrei por cunhas) e sempre consegui conciliar a vida académica...

 
 
 
30.10.2009
18:29
Belgium
"A praxe é fixe e o resto que se lixe" é esta a resposta de todos os alunos que fizeram praxe na universidade dos Açores no meu ano de caloiro... Não digo que por vezes os Drs exageram, mas na maior parte desses casos são punidos, não só pela Comissão de praxe como por toda a comunidade estudantil da universidade em questão....

 
 
 
30.10.2009
18:23
Belgium
vhs... simplesmente não percebes nada do assunto...os teus comentários metem nojo...percebes tanto de vida académica que acho que sei onde tiraste o teu curso: Univ Independente, duração: comprar o diploma e pagar um leitao ao reitor~; ou tiraste o curso por correspondência.E já agora não venhas com comentários a corrigir o meu português porque sinceramente não há paciência

 
 
 
30.10.2009
16:20
Portugal - Porto
JoLima, acho n entendeu. Eu tenho o Conservatório de Piano mas não é a minha área académica. Pode-se ser aluno de um conservatório de música ou teatro e frequentar o ensino superior noutra área ao mesmo tempo. Acho q já aprendeu alguma coisa comigo.

 
 
 
30.10.2009
15:12
Portugal
“vhs”. A minha área não tem nada a ver com música, por isso não sei dar música a ninguém. A minha tem mais a ver com Ciências Empresariais! Nos telegramas pagam-se à letra propriamente dita, logo compreende-se que se faça isso, assim como apontamentos para nós próprios... Agora fazer como escrita habitual é um atentado! Você não tem moral nenhuma para me chamar ingénuo, para além de me não conhecer. Eu não aprendi somente na biblioteca, mas sim a conviver com colegas, incluíndo nas praxes. Ao contrário do Sr., que só deve estar em frente ao piano (ou ou atrás de um outro), ou em frente a pautas! Desculpa responder à letra, mas não aceito que me julguem sem me conhecerem . E por aqui termino, porque consigo, não se aprende nada!!

 
 
 
30.10.2009
12:58
Portugal - Porto
JoLima, então já somos dois na mesma situação. Eu tenho 32 anos e estou a acabar um doutoramento e fui eu q paguei o meu curso e o conservatório de Piano. Trabalhei no Jumbo. E só de achar q isso só lhe dá automaticamente maturidade demonstra ingenuidade e imaturidade. Presumo q nunca tenha enviado telegramas na vida.

 
 
 
30.10.2009
11:48
Portugal
Ah! Fui praxado, e praticamente não praxei porque era trabalhador estudante e não tinha tempo. Adorei as praxes, foi aí que conheci grandes amigos que continuam até agora a ser! Abraço

 
 
 
30.10.2009
11:44
Portugal
vhs! Isso é escrita criativa!? Pois eu sou um imaturo com quase um doutoramento e com 33 anos!! - E curso tirado pelo meu trabalho e não à custa dos pais!! - Pois devo ser... Para mim esse tipo de escrita é um atentado ao português!! Não digo nada ao Saramago, porque também não gosto de ler sem pontuação!! Abraço

 
 
 
29.10.2009
19:30
Portugal - Porto
* não intereça. o FC porto é o maior!! O que? falar de politica? mundo? educação? nao! é desporto! é o FC porto que interessa! Esta gente de hoje em dia é assim... Tenho colegas meus que nunca foram praxados e outros foram porque quiseram... em fim... Quem praxe assim são crianças!

 
 
 
29.10.2009
19:27
Portugal - Porto
o sansil é o meu pai. Eu compreendo o que ele diz. Eu sou aluno do 10º ano e ja passei por uma praxe de nada, so de pinturas no corpo que me fizeram. eu gosteu sabem porquê? Porque foram raparigas =D. os rapazes brutamontes de lá éra aos ovos,farinha àgua, vinagre... etc... Vocês não estao ver bem a cena da praxe. A praxe esta a passar uma faze de abuso (é o que lhe chamo). bem ninguem faz nada.*

 
 
 
29.10.2009
18:04
Portugal - Porto
JoLima, diga isso ao Saramago. Aprenda a distinguir escrita criativa de erros ortográficos. O seu tipo de posts demonstram imaturidade.

 
 
 
29.10.2009
17:16
Portugal - Viseu
So tenho pena que se discuta tanto de ortografia quando o tema aqui falado e tão polémico é de praxe.

 
 
 
29.10.2009
15:09
Portugal
Então, antes de criticar, começa a a dar o exemplo escrevendo correctamente português!!

 
 
 
29.10.2009
00:27
Portugal - Porto
JoLima, disse tudo. Há uma diferença entre o intencional e a ignorância. A primeira controla-se, a segunda não. A sua reacção só demonstra q tive razão naquilo q disse acerca dos alunos universitários. E uso os q e os n porque n quero maçar o JN com vários posts. Acho q o JN agradece. Acho q deve ser daqueles q n entende o estilo de Saramago.

 
 
 
29.10.2009
00:21
South Georgia and the South Sandwich Islands
viva a praxe! quem nao quer nao entra ponto final

 
 
 
28.10.2009
22:22
Portugal
(se utilizei duas vezes "isso" propositadamente)

 
 
 
28.10.2009
22:20
Portugal
Quanto às maiúsculas... Quando está a escrever um texto, começa-se sempre com maiúscula. Quanto a nicknames, email, isso não tem nada a ver com com isso. Não confunda! Se está com toda a moral em criticar os outros, olhe 1º para o seu umbigo! Abraço.

 
 
 
28.10.2009
22:15
Portugal
Vhs: "n" "q" "pq", não são abreviaturas, mas sim erros ortográficos intencionais! Abreviaturas são: "Av."; "Exm.º"; "Sr."; "Dr."; "etc"... isso sim, são abreviaturas. Quanto ao resto são erros dados que nada tem a ver com a ortografia portuguesa!! Abraço e não agradeça novamente...

 
 
 
28.10.2009
20:42
Portugal - Viseu
“vhs” não sei como é que as coisas funcionavam no seu tempo em relação às festas e ao dinheiro, mas hoje em dia cá em Viseu se um curso faz uma festa num bar ou discoteca e recebe dinheiro, esse é usado para comprar materiais para a construção do carro para o Cortejo Académico! Mas o dinheiro não provêm só das festas em bares ou discotecas, resulta também da venda de artigos relacionados com o curso, desde canetas a porta-chaves.

 
 
 
28.10.2009
18:20
Portugal - Porto
E se reparar n fui eu q chamei a atenção do 100conclusao por se ter enganado e ter escrito imcompleto ao invés de incompleto. Este tipo de lapso é normal porque o "m" se encontra ao lado do "n" no teclado. Agora digo eu, qd n tem argumentos, trata de os inventar.

 
 
 
28.10.2009
18:15
Portugal - Porto
JoLima, não confunda lapsos e abreviaturas com ignorância, está bem? Pq senão teria chamado à atenção de mais coisa. Seja objectivo. Porque quem comete erros por ignorância também os irá cometer em relatórios e trabalhos e nunca os detectará. Uso minúsculas nos nicknames que utilizam minúsculas tal como você utilizou.

 
 
 
28.10.2009
15:33
Portugal
(cont.) vhs: Explique o sentido destas frases: "Perestrela vá um consultar um dicionário. à é a a contracção do artigo definido feminino ou pronome demonstrativo "a" com a preposição "a"..." Ah! No início de cada frase começa-se sempre com maiúscula! Não é necessário agredecer novamente!!! Abraço...

 
 
 
28.10.2009
15:29
Portugal
vhs, já que está com a mania das correcções, vamos lá corrigir os seus erros: não é "q" mas sim "que"; não é "n" mas sim "não". Agora não venha com a mania da escrita tipo telemóvel, porque "q" e"n" não são palavras, mas somente letras!! Abraço e não é necessário agardecer!!!

 
 
 
28.10.2009
00:51
Portugal - Porto
E corrijo sim, porque a imagem de uma faculdade são vocês. A imagem q passam é de q não aprendem nada, só dão erros e só querem saber de festas.

 
 
 
28.10.2009
00:38
Portugal - Porto
luis008, a notícia fala por si. Como eu já disse no meu tempo havia colegas da comissão de praxe quem recebiam comissões por organizar festas em determinados locais. As faculdades nem sequer deveriam permitir q se associasse o seu nome a festas em bares em discotecas. Eu n tenho nada contra bares e discotecas, até costumo frequentar, mas não se misturam bem com educação.

 
 
 
27.10.2009
20:45
Portugal - Viseu
vhs quando uma pessoa não tem argumentos para se defender, utiliza o que lhe aparece á frente, isto é, a noticia fala de um tema especifico, o porquê de andarmos aqui a corrigir as outras pessoas? se não consegue mais dabater este tema nem defender a sua opinião penso que o acertado é manter-se em silencio e ouvir a opinião dos outros, aí sim caso não concorda deixava o seu comentario.

 
 
 
27.10.2009
19:17
Portugal - Porto
Mais grave que a própria notícia, é o facto de muitos alunos universitários ainda não saberem escrever correctamente e nem sequer consultarem um dicionário para saberem se estão errados. Perante pessoas que aqui passam e só têm o 9º ou o 12º, é grave que ainda se confunda com o "há" com o "à". Isso dá uma péssima imagem às instituições de ensino superior.

 
 
 
27.10.2009
18:24
Portugal - Viseu
* Peço desculpa pelo enorme texto, mas isto foram 3 dias sem puder comentar, logo tive que recuperar o tempo perdido. DURA PRAXIS SED PRAXIS

 
 
 
27.10.2009
18:08
Portugal - Viseu
* Peço desculpa pelo enorme texto, mas isto foram 3 dias sem puder comentar, logo tive que recuperar o tempo perdido. DURA PRAXIS SED PRAXIS

 
 
 
27.10.2009
16:57
Portugal - Viseu
* Peço desculpa pelo enorme texto, mas isto foram 3 dias sem puder comentar, logo tive que recuperar o tempo perdido. DURA PRAXIS SED PRAXIS

 
 
 
27.10.2009
16:57
Portugal - Viseu
* A latada sai cara, tal como os “passaportes”, para quem não sabe consiste num pequeno caderno dado pelo CV onde consta informações do ano de caloiro, se o Superior pode ou não praxar, e todos os caloiros e Superiores são obrigados a andar com ele, o que só por si demonstra o nível de organização da praxe cá em Viseu. Após o termo da Tertúlia os caloiros são dispensados da praxe e são livres de fazer e ir para onde quiserem. É obvio que se os Superiores se reúnem num determinado bar os caloiros provavelmente juntar-se-ão a eles, porque ali está alguém que eles conhecem. Há jantares de curso, festas…às quais só vai quem quer, ninguém é arrastado ou obrigado a estar num sítio ou a fazer algo que não quer. *

 
 
 
27.10.2009
16:56
Portugal - Viseu
* Agora voltando ao que realmente interessa, eu li o mail anónimo (à que dar a cara minha gente, isto não é nenhuma brincadeira, trata-se da vida de uma pessoa) utilizado para dar a conhecer o alegado caso de exploração de caloiros por parte do CV à comunicação social e ao Presidente do IPV. De salientar que o mail é um ataque pessoal dirigido à Viriato, a praxe só lá foi colocada para “enfeitar” e causar impacto. É verdade que as Tertúlias Académicas consistem em andar de bar em bar, mas não com o intuito de embebedar caloiros mas sim dar a conhecer temas importantes sobre a praxe e tirar dúvidas, e se o CV recebe algum dinheiro por isso, certamente que não é para proveito próprio. *

 
 
 
27.10.2009
16:55
Portugal - Viseu
* “zcosta” gostava imenso saber se estudaste no PIAGET ou na Católica? No IPV não deve ter sido de certeza, senão saberias que no IPV não há Veteranos mas sim Ilustres. Em resposta ao “Pax”, concordo quando dizes que todos os caloiros são iguais e fiquei com a mesma dúvida que tu, com quem é que o JN foi falar, visto não haver nenhum caloiro com a categoria de “chefe”. *

 
 
 
27.10.2009
16:55
Portugal - Viseu
* “sansil” as crianças fazem “cenas estúpidas” para se divertirem, que é exactamente aquilo que nós queremos para os caloiros, que eles se divirtam de modo a esquecerem por breves instantes o stress que é estarem num sítio novo e desconhecido, quanto à praxe não nos tornar mais inteligentes talvez tenhas razão mas torna-nos mais cultos, porque aprendes muito sobre o sítio onde estás e a sua cultura, sem deixar de referir o respeito e espírito de união. Quanto ao dares “tiros a esses animais” e denominá-los de “palhaços”, só demonstra a tua falta de civismo. Sinceramente não sei o que é que andaste a fazer 16 meses na tropa, mas acho que os teus superiores iriam adorar ver naquilo que te tornaste, um verdadeiro bronco. *

 
 
 
27.10.2009
16:54
Portugal - Viseu
* Quanto ao “ministro23” os Superiores não obrigam ninguém a participar em “palhaçadas”. Como sabes nós vivemos numa democracia, cada um é livre de fazer o que quer e bem entender. Os caloiros só vão à praxe porque querem, se não quiserem participar têm uma boa solução, declaram-se anti-praxe. Nós deixamos os caloiros estudarem, até somos os primeiros a lhes facultar trabalhos, sebentas, tudo o que for necessário e que possamos fazer para ajudá-los. Quanto à parte de “as mulheres têm tudo de graça” deduzo que não conheces a noite de Viseu, porque verias que não tens razão, mas se isso for tudo dor de cotovelo digo-te desde já que há solução, dizem que a cirurgia faz milagres. *

 
 
 
27.10.2009
16:54
Portugal - Viseu
* Quanto aos comentários do “vhs” tenho simplesmente a dizer que quem não está por dentro das praxes em Viseu não deve opinar, porque simplesmente não tem conhecimento de causa, logo não sabe do que fala. Diz que as praxes tem “efeitos no funcionamento normal das aulas”, não discordo totalmente consigo, mas também lhe digo que mesmo que acabassem com praxe haveria na mesma alunos a faltar ou a chegar tarde às aulas e os bares continuariam a “lucrar” com os estudantes porque é assim, sempre foi e muito provavelmente continuará a ser. Adorei a sua correcção ortográfica ao comentário do “PIACABA”, não sei como é que era ensinado o português à 14 anos, mas no meu tempo de escola primária ensinaram-me que o “HÁ” vem do verbo HAVER/ EXISTIR e é utilizado para dar conta da presença de algo, logo a sua correcção está errada e a frase do meu colega correcta. *

 
 
 
27.10.2009
16:53
Portugal - Viseu
* Vou limitar-me a comentar os comentários feitos à praxe em geral e à praxe em Viseu porque não sei como são as praxes nas outras faculdades logo não me considero apta a opinar. A praxe sempre foi mal vista pela sociedade, em especial por aqueles que nunca a viveram. Defendo com unhas e dentes que a praxe serve essencialmente para integração. Respondendo ao “100CONCLUSAO”, se tiraste um curso superior foi na tua cidade, onde tinhas família e os teus amigos, caso contrário saberias o que custa ir para uma cidade onde não conheces ninguém. A parte que referes que andamos “todos vestidinhos a rigor” só demonstra a tua falta de cultura em relação ao Traje Académico. Quanto aos erros ortográficos, incompleto escreve-se com “n” não com “m”. *

 
 
 
27.10.2009
16:53
Portugal - Viseu
* Sou estudante do IPV à 5 anos, cumpri 1 ano de praxe como toda a gente e antes de cá entrar tive uma breve passagem pela UMa (Universidade da Madeira) onde também fui praxada. Devo dizer que nunca fui obrigada a nada, muito menos a beber. Faço parte de uma Comissão de Praxe, tal como fazia no ano passado. Estou a par do assunto desde o inicio e tenho lido os vários comentários feitos à notícia. Dou desde já os meus sinceros parabéns aos que tiveram “tomates” para defender a praxe, em especial aos caloiros e dou o meu total apoio à Exma. Viriato e aproveito para congratulá-la pelo seu esforço e empenho em manter a praxe viva em Viseu. Para que não sabe, Viseu é das maiores Academias do país e a nível praxe estamos nos lugares cimeiros, por alguma razão será! *

 
 
 
27.10.2009
16:52
Portugal - Viseu
Bem, passados 3 dias desde o meu registo, eis que finalmente posso comentar a notícia! Para começar quero chamar à atenção para o título da notícia: “Exploração de caloiros sob suspeita no Politécnico”. Quem lê isto fica a pensar que os caloiros devem andar a trabalhar feito escravos! Os caloiros da Agrária andam a cultivar os campos, a pastar o rebanho, os de Civil andam a dar o couro nas obras, os de Mecânica a compor os carros dos Superiores! Qual “exploração infantil”, parece que agora o que está a dar é a “exploração estudantil”. A foto que acompanha a notícia não retrata o traje do IPV, mas isso já foi comentado por um colega meu não vou estar a “bater” na mesma tecla. *

 
 
 
27.10.2009
16:20
Portugal
Fui trabalhador-estudante no IPCA, fui praxado porque quis e nunca senti a humilhação que muitos aqui apregoam... Praticamente não praxei porque a minha vida profissional não me "deixou"... Quando lei-o determinados comentários tipo do sr. 100CONCLUSAO, que as universidades/politécnicos só servem para aprender através de livros

 
 
 
27.10.2009
14:03
Portugal - Viseu
...vir ao de cima. Só quando se souber a verdade e quem está a mentir,é que se pode tirar um juízo de valor. Até lá podem defender ou criticar quem quiser. Eu assumo uma posição totalmente neutral.

 
 
 
27.10.2009
14:01
Portugal - Viseu
...estiver a mentir tem que arcar com as consequências. Se for o Conselho de Viriato que tem razão neste caso,os alunos incorrem num processo de difamação,podendo ter que pagar indemnizações à própria Viriato. Se os alunos têm razão neste caso,então aí sim,o Conselho de Viriato não tem outra alternativa que não demitir-se. Posso estar a ser duro nos meus comentários,mas a verdade tem que

 
 
 
27.10.2009
13:58
Portugal - Viseu
...não há nada contra. Mas se recebem alguma percentagem pela ida propositada dos caloiros aos bares,então aí sim,é grave. Numa festa numa discoteca ou num espço de diversão nocturna existe total liberdade,pois só vai à discoteca quem quer. Eu defendo o seguinte:que façam uma investigação ao caso.Só isso. Mais nada.Que façam uma investigação ao caso. Para saber quem diz verdade. Quem...

 
 
 
27.10.2009
13:52
Portugal - Viseu
Eu vou comentar melhor esta situação. A praxe serve como integração. Ajuda a integrar melhor um aluno no espirito académico. Contra a praxe não tenho nada,desde que não haja exageros. O que está em causa nesta situação toda é o facto de existir uma acusação anónima de que o Conselho de Viriato recebe dinheiro por levar os caloiros para as tertúlias. Se receber o normal,ok,tudo bem,não há...

 
 
 
27.10.2009
13:18
Portugal
* a ir para dentro da aula magna. no fim houve febras e bailarico para todos! choca me isto porque se desonvolve uma serie de comentarios por afirmações falsas

 
 
 
27.10.2009
13:15
Portugal
O mais ridiculo disto tudo é que essa denuncia foi feita sobre uma actividade que ainda nao aconteceu... eu ainda nao vi nenhuma tertulia este ano... estava marcada mas por causa da chuva foi adiada... como é que se pode dizer " exploraçao de caloiros" quando a unica actividade de praxe organizada pelo CV ate´agora foi uma palestra com o presidente do IPV ( e ai sim obrigaram os caloiros todos *

 
 
 
27.10.2009
13:06
Portugal - Porto
Perestrela vá um consultar um dicionário. à é a a contracção do artigo definido feminino ou pronome demonstrativo "a" com a preposição "a". É o feminino de "ao". "À" Sendo feminino nunca se poderia aplicar a um substantivo masculino como anos. O verbo haver aplica-se ao espaço e ao tempo. É grave que ande na faculdade e pense assim.

 
 
 
26.10.2009
14:45
Portugal - Porto
Piaçaba, é presidente de uma comissão de praxe HÁ 2 anos.

 
 
 
26.10.2009
02:59
Portugal - Viseu
PARA FINALIZAR A MINHA INTERVENÇÃO SOU PRESIDENTE DE UMA COMISSAO DE PRAXE À 2 ANOS SEGUIDOS TODOS ME CONHECEM PELO MEU NOME DE PRAXE SEMDO ELE (PIAÇABA) COM MUITO ORGULHO. SEM OUTRO ASSUNTO DE MOMENTO: DURA PRAXE SED PRAXE PELA PRAXE PELA INTEGRAÇÃO PELA AGRÁRIA PARA ISPV POR TI LUTAMOS, PARA TI VIVEMOS

 
 
 
26.10.2009
02:52
Portugal - Viseu
DESDE JA O MEU INTEIRO APOIO AO CONCELHO DE VIRIATO E ACIMA DE TUDO À EXCELENTISSIMA VIRIATO PELO SEU EMPENHO PARA QUE A NOSSA ACADEMIA SEJA A MELHOR A BEM TRAJAR E BEM PRAXAR. VAMOS EM FRENTE A PRAXE É NOSSA E NAO MORRE POR CAUSA DE MEIA DUZIA DE MORCÕES QUE ESTAO A TENTAR DENEGRIR A NOSSA PRAXE PORQUE NAO FORAM BEM SUCEDIDOS NELA OU ENTAO NUNCA FORAM PRAXADOS E NAO SABEM O QUE SIGNIFICA PARA NÓS

 
 
 
26.10.2009
02:45
Portugal - Viseu
E AI SIM VAO TER DE PROVAR TUDO A TODOS NAO PODEMDO SE ESCONDER MAIS. QUANTO AO "BEBER ATÉ NAO PODER MAIS" TOTALMENTE MENTIRA, OU ENTAO "NINGEM, OBRIGA NINGEM A BEBER EM EXCESSO" MAS NEM POUCO NEM MUITO NAO OBRIGAMOS A BEBER PONTO FINAL. A PRAXE SERVE PARA MUTITA COISA MENOS PARA EMBEBEDAR CALOIROS NAO ME DA PRAZER NENHUM VER CALOIROS BEBADOS. INTEGRAÇÃO NA VIDA ACADÉMICA É A FRASE CHAVE.

 
 
 
26.10.2009
02:36
Portugal - Viseu
EM SEGUNDA ISTO TUDO ESTA A GERAR GRANDE POLÉMICA QUANDO TUDO SURGE DE UMA QUEIXA EM ANONIMATO, SE REALMENTE ESTAO CONTRA AS PESSOAS QUE REGULAM E SE EMPENHAM PARA QUE A PRAXE DE VISEU SEJA A MELHOR DO NOSSO PAIS DEVERIAM EM PRIMEIRO DAR A CARA PORQUE NAO VALE A PENA ACOBARDAREM-SE ATRAS DE UMA QUEIXA ANONIMA ALEGANDO SEREM UM GRUPO DE ALUNOS DO ISPV. TUDO VEM AO DECIMA E VAI SE DESCOBRIR

 
 
 
26.10.2009
02:30
Portugal - Viseu
Boas!!! EM PRIMEIRO LUGAR ACHO UMA FALTA DE RESPEITO PARA COM A NOSSA ACADEMIA QUE PRIMA PELO BEM PRAXAR E BEM TRAJAR A NOTICIA VIR COM UMA IMAGEM DE TRAJADOS QUE NAO CARACTERIZA EM NADA O ISPV, FICO INTEIRAMENTE INDIGNADO POR SE PREOCUPAREM TANDO COM O ESCREVER E ATACAR A PRAXE NESTE CASO DE VISEU E NAO SE OLHAR AO QUE NOS CARACTERIZA (LAÇO, SAIA COMPRIDA DE 12 PREGAS, BATINA SEM RACHA)

 
 
 
26.10.2009
00:01
Portugal - Viseu
(...) se o estudante gasta ou não dinheiro não são os superiores que obrigam. Eu proprio ja estou farto de ir a bares e discotecas e geralmente quem paga as bebidas ou são os superiores ou são oferecidas pelos proprios estabelecimentos por isso esta noticia não tem pés nem cabeça. Abraços

 
 
 
26.10.2009
00:00
Portugal - Viseu
vhs não digo que não sobre os interesses de bares e discotecas, mas o senhor deve saber tambem que os proprios alunos precisam de patrocinios para o desfile por exemplo, latada, etc. Quando um bar faz uma festa dedicada por exemplo a um curso especifico esse mesmo bar aqui em viseu geralmente não cobra consumo minimo aos estudantes, mas sim patrocina os estudantes nas suas actividades. (...)

 
 
 
25.10.2009
23:35
Portugal - Viseu
continuação Só estou a dar a minha opinião. Não quero ser mal interpretado por ninguém.

 
 
 
25.10.2009
23:34
Portugal - Viseu
Eu digo isto: também sou aluno de Marketing da ESTV e esta situação leva-me a criar 2 hipóteses:ou é verdade que ocorrem tal factos e nesse caso o Conselho de Viriato deveria retratar-se perante todo o IPV ou então que é mentira e os caloiros envolvidos na acusação deveriam pedir desculpas ao Conselho Viriato por este clima de suspeição. Esta é a minha opinião. Não estou contra nem a favor.

 
 
 
25.10.2009
22:42
Portugal - Porto
cont. Qt à notícia, n é de agora, sempre houveram interesses dos bares e discotecas em q determinada faculdade organizasse uma festa e atraísse para lá os caloiros. Em 14 anos n mudou mta coisa.

 
 
 
25.10.2009
22:39
Portugal - Porto
luis008, q tendencia vcs têm a n se lembrarem q os profs já estiveram do vosso lado. Eu já fui praxado. Foi coisa q n me aqueceu nem me arrefeceu. Eu sei q ha bons alunos na praxe, mas aqueles q por norma ja são mais susceptíveis perdem-se nesse mundo que é ilusório e passageiro. E mesmo aqueles q são bons alunos mts vezes chocam-se com os ambientes mais austeros do mundo do trabalho. cont.

 
 
 
25.10.2009
21:53
Portugal - Viseu
(...) praxaram no ano seguinte, foram para a tuna e conseguiram fazer tudo isto e o curso. Só para verificar que não é isto que faz um mau estudante, mas sim a preguiça do mesmo em estudar. Ser praxado não é um sacrificio como muita gente pensa, mas sim um privilégio. Ser praxado é receber um novo Dom, da camaradagem, do espirito UNO, é receber o que á de melhor na vida, os amigos. Tenho dito. :D

 
 
 
25.10.2009
21:50
Portugal - Viseu
(...) os momentos dos mesmos nas praxes da propria escola. Como sabe ser assistente numa escola é diferente que estar a viver o momento da praxe, se o senhor não o fez não deve sequer fazer o comentario que fez, difamando as praxes. Sobre prejudicar ou não os estudos, posso dizer que conheço por exemplo de estudantes que acabaram o curso em 3 anos, participaram em praxes (...)

 
 
 
25.10.2009
21:48
Portugal - Viseu
vhs penso que o senhor está a ver as coisas como elas não são. Primeiro a noticia é sobre a polémica entre bares e a viriato, algo que todos nós caloiros do ISPV sabem que é mentira. Segundo a praxe de viseu não se compara em nada a outros restantes estabelecimentos de ensino, arrisco-me a dizer que é uma das melhores praxes do país, isto porque conheço muita gente do país que me transmite (...)

 
 
 
25.10.2009
21:27
Portugal - Aveiro
(...) Respeito a decisão daqueles que não aceitam a praxe, mas a daqueles (como eu) que aceitam e querem viver a vida académica totalmente tb tem de ser respeitada.Deixem-nos viver a nossa vida académica, a praxe faz parte e ajuda muito, ganha-se experiência, amigos,respeito pelo traje,e ganha-se sem duvida muitos bons momentos! É como caloira que falo, alguém que quer a continuidade da praxe!

 
 
 
25.10.2009
21:19
Portugal - Aveiro
(...) Digo por experiência própria que as praxes são um bom meio de integração, não só com a cidade (que para muitos é desconhecida) mas tb com os restantes estudantes, é nela que aprendemos a dar valor ao espírito de grupo,da sentir e lutar pelo nosso curso e pela nossa escola.

 
 
 
25.10.2009
21:14
Portugal - Aveiro
Boa noite! Sou caloira da ESTGV, e é com algum desagrado que tenho conhecimento desta notícia uma vez que participei em todas as praxes ocorridas até agora e em nenhuma delas presenciei cenas de humilhação,exploração ou qualquer tipo de maus tratos. Ninguém é obrigado a nada, só esta "lá" quem quer! (...)

 
 
 
25.10.2009
19:12
Portugal - Porto
capelle, eu estou muito mais dentro do que o(a) senhor(a). E só n tenho esse direito como tenho essa obrigação perante o contribuinte. Eu sei os efeitos que a praxe tem no funcionamento normal das aulas.

 
 
 
25.10.2009
18:49
Portugal - Viseu
Sou aluna de marketing da ESTGV em Viseu, e este é o meu primeiro ano académico. Já tive algumas praxes, de todos os géneros, e nunca assisti a nenhuma praxe que se fosse humilhante. Sou caloira e adoro a praxe! É uma forma de integração entre alunos e doutores, e onde se aprendem muitas coisas desde o espírito de união à camaradagem. Não deixem acabar a praxe!

 
 
 
25.10.2009
17:44
Portugal - Coimbra
eu nao posso comentar porque so tenho a quarta classe, vou comprando os livros do SARAMAGO e tenho uma colecçao de livros de cow-boys,porque sempre houvi dizer que, um burro carregado de livros e' um doutor. eu quero ser alguem mas do que gostava mesmo era de prachar com alguem.

 
 
 
25.10.2009
17:35
Portugal - Viseu
Como eu já disse vhs, quem está de fora e não sabe como funciona, não deve falar nem desrespeitar a escolha de quem quer fazer parte da praxe, da mesma maneira que dentro da praxe não se critica quem não quer fazer parte dela. Falo por mim como é óbvio.

 
 
 
25.10.2009
14:38
Portugal - Porto
"esses morcões que por ai andam a difamar uma actividade que visa a integração dos jovens na faculdade é o verdadeiro exemplo de anti-socialismo." Anti-socialismo, José Luís Castro!? Anda na UP e não sabe distinguir socialismo com socialização? E não confunda socialização com carneirismo.

 
 
 
25.10.2009
14:33
Portugal - Porto
cont. É muito comum vermos pessoas com o 12º ano a integrarem melhor numa determinada função do que pessoas com cursos superiores. Para conhecer pessoas eu aconselho mais depressa o voluntariado desde cedo. Existem pobres, ricos, novos, velhos, homens, mulheres, etc.

 
 
 
25.10.2009
14:30
Portugal - Porto
Eu sou assistente numa faculdade e garanto-vos que o problema das faculdades é exactamente o contrário, o excesso de integração nas mesmas e não se lembrarem que estão ali de passagem. Conhecem muita gente, mas acabam por conhecer sempre o mesmo tipo de pessoas, estudantes universitários. A maior parte n sabe o que é o mundo lá fora e usa a praxe para viver uma ilusão. cont.

 
 
 
24.10.2009
21:02
South Georgia and the South Sandwich Islands
"Ninguém obriga ninguém a beber em excesso", garantiu o chefe Tiago Santos. Desde quando é que existem chefes entre os caloiros? O caloiro sao todos iguais e nenhum caloiro é mais que outro caloiro qualquer. Com quem foi o JN falar afinal? Com caloiros nao foi de certeza

 
 
 
24.10.2009
15:59
Portugal
(3) Só quero dizer que sei escrever! (espantoso!!) Ao contrário do senhor que afirmou que os universitários não o sabem (e que nem sequer reparou no erro na sua 1ª frase do 2º comentário). E volto a dizer: não generalizem.

 
 
 
24.10.2009
15:56
Portugal
(2) E também sou da opinião que realmente se aprendem lições de vida, mas disto só pode falar quem passa por estas situações. Da minha parte posso dizer que na minha faculdade tudo corre da melhor forma, não há nenhum tipo de abusos e a verdade é que quando deixamos de ser caloiros há sempre uma saudade e nostalgia. Pois são verdadeiramente os melhores tempos da nossa vida!

 
 
 
24.10.2009
15:53
Portugal
Não sei o que se passa em Viseu, porque estudo na UP. Basta haver uma notícia sobre praxe, para toda a gente começar a generalizar. Obviamente que há situações de abuso, mas isso acontece em todo o lado, e não me refiro às instituições universitárias (!!). Agora nem todas as praxes são iguais! Fui praxada, gostei e sim fiz AMIGOS! É óptimo ver a união dos caloiros, quando se ouve:"Somos um só".(1)

 
 
 
24.10.2009
12:00
Portugal - Viseu
Cappelle, joaoenf, vejo-me na obrigação de dar os parabens por estes comentarios, eu proprio sou caloiro este ano e mesmo eu tendo duas matriculas, escolhi ser na mesma praxado, o espirito académico em viseu é optimo, não vejo o porque de fazerem isto com a excelentissima viriato. a verdade vem sempre ao de cima. Dura Praxis Sed Praxis.

 
 
 
24.10.2009
10:28
Portugal
O meu comentário ficou imcompleto... Ainda não consegui perceber o que é que se aprende com a praxe. O que eu consigo constatar por comentários feitos aqui, é que os "meninos" que frequentam a faculdade deviam ir novamente para o 1º ciclo, aprender a redigir sem erros. Isto sim é que é vergonhoso, ter a mania que se é alguém, quando na realidade nem escrever sabem!

 
 
 
24.10.2009
10:20
Portugal
Esta história das praxes aos caloiros para os integrarem, se não são excluidos é no minimo ridiculo!!! As faculdades servem para tirar os cursos, e não para fazer amizades... Porque os amigos já existem! E realmente coitadinhos só serve para mostrarem que são superiores todos vestidinhos a rigor e mais a maior parte

 
 
 
24.10.2009
01:05
Portugal - Braga
Cappelle disse de maneira muito simples o que é a praxe. Saudações do IPVC

 
 
 
24.10.2009
00:58
Portugal
*a incentivar o consumo de alcool. a praxe em Portugal ja e muito mal vista, por favor não a degridam mais. felizmente Viseu tem pessoas capazes, pessoas que entendem a praxe como ela deve ser encarada, como uma oportunidade unica de integração e preparação. se tiverem duvidas perguntem aos caloiros e ex-caloiros desta academia. Força Conselho de Viriato!!

 
 
 
24.10.2009
00:54
Portugal
sou estudante do ultimo ano de enfermagem do Instituo Politecnico de Viseu, fui caloiro da pessoa visada na noticia, actual Viriato. o ano passado fui presidente da comissao de praxe da Escola Superior de Saude de Viseu e tenho a dizer que acho de muito mau tom e vergonhoso o surgimento desta denuncia anonima! em todos estes anos, e mesmo no meu ano de caloiro nunca ouvi nem vi a pessoa visada*

 
 
 
24.10.2009
00:52
Portugal - Viseu
* Espero não ter ofendido ninguém e espero que me tenha feito entender. Dura Praxis Sed Praxis

 
 
 
24.10.2009
00:50
Portugal - Viseu
* tenham gostado, ou se alguma forma alguem se sentiu abusado. Não pretendo insultar ninguém, apenas peço para quem está de fora que respeite o espírito da praxe e as regras que nós seguimos e para quem está cá dentro que respeite quem está de fora. A praxe tem que existir, porque sem ela os "caloiros" não têm integração, não se unem aos colegas e começamos a viver numa sociedade individual. *

 
 
 
24.10.2009
00:44
Portugal - Viseu
Temos o cuidado de não marcar Praxes nos dias anteriores a testes, ou a trabalhos para entregar. Dizemos logo no início, só está na praxe quem quer, a praxe não é obrigatória, se querem cá estar há regras a cumprir, que nós mesmo já cumprimos. se querem um dia estar deste lado, têm que o merecer e saber fazer. Sempre que acaba uma praxe, nós fazemos questão de perguntar se houve algo que não *

 
 
 
24.10.2009
00:40
Portugal - Viseu
* por exemplo o reconhecimento aos sítios mais importantes da cidade onde vão viver a sua vida académica. Fazemos reuniões semanais para planear as praxes, de modo a que estas sejam mais animadas e de maior agrado deles. Digam-me sinceramente aonde é que eles são prejudicados! Nós ainda temos de conciliar isto com trabalhos, testes e aulas, eles limitam-se a ir à Praxe e depois irem embora! *

 
 
 
24.10.2009
00:37
Portugal - Viseu
* Em relação às faltas (ri-me às gargalhadas quando li os comentários). Somos os primeiros a dizer aos caloiros para não faltarem, somos os primeiros a dizer para trabalhar pois o curso exige muito, somos os primeiros a dizer quais as cadeiras que se deve prestar mais atenção e infelizmente somos nós que faltamos às aulas, para poder dar aos caloiros momentos de praxe importantes, *

 
 
 
24.10.2009
00:35
Portugal - Viseu
* funciona a vida académica. Desde o espírito de união entre alunos (caloiros), à importancia de uma comunicação entre eles, há muitas coisas importantes que se aprendem na praxe. Não obrigamos caloiro nenhum a fazer algo que não queira, não obrigamos ninguem a beber mais do que ele quer e, sinceramente quando se entra na universidade longe vai a primeira bebedeira que apanhámos. *

 
 
 
24.10.2009
00:30
Portugal - Viseu
Boa noite a todos, sou estudante de marketing na ESTGV do IPV. Pertenço à comissão de Praxe do curso e tenho algumas coisas a sublinhar nestes comentários (alguns deles infelizmente ignorantes). Começo por dizer Dura Praxis Sed Praxis, expressão vinda do latim, que em português se pode dizer A Praxe é Dura mas é Praxe e, a praxe não é nada mais nada menos do que um ensinamento básico de como *

 
 
 
24.10.2009
00:24
Portugal - Porto
A maioria dos "doutores" aproveita as praxes para mandar, já que fora do mundo universitário é grande frustrado e se calhar ainda é agredido pela namorada ou namorado. Se trabalhassem no duro, saberiam ser bem mais humildes...

 
 
 
24.10.2009
00:12
Portugal - Braga
sansil estás enganado. Eu ainda não acabei o curso, estou no 3º ano. Pelo que dizes dá a entender que nem numa universidade sequer andas-te, ou seja, não sabes o que é praxe, é tão simples quanto isso. Mais, de certeza que passas-te por situações na tropa de que não deves ter gostado, eu também as passei na praxe, é como tudo na vida. Toda a gente que passou pela praxe ganhou com isso...

 
 
 
24.10.2009
00:11
Portugal - Porto
Fui caloiro na UP ano +assado e digovos a todos, passava pelo mesmo e não pensava 2 vezes. So faz falta quem lá está e quem quer estar, agora esses morcões que por ai andam a difamar uma actividade que visa a integração dos jovens na faculdade é o verdadeiro exemplo de anti-socialismo desrespeito, pois não estão a respeitar as decisões de quem lá anda. Vivá a praxe e viva a academia, e mais não di

 
 
 
23.10.2009
23:58
Portugal - Porto
hierarquia ,as pessoas devem ser respeitadas sejam de que classe social forem . ha muitos maricas que sao doutores muitos pedofilos engenheiros , e muitos assasinos com cursos superiores. escapatoria ,deiam com a cabeça na parede.

 
 
 
23.10.2009
23:53
Tokelau
é tudo uma questao de copos e ganza !

 
 
 
23.10.2009
23:38
Portugal - Porto
andei 16 messes na tropa e quem era homem ficava homem quem era maricas ficava maricas (eu era homem quando entrei e sai homem ) se nao eras nada quando entraste para a universidade quando saiste tambem nao eras nada . deves ser daquelas pessoas que depois de ter um canudo ja pensam que sao alguem.

 
 
 
23.10.2009
23:11
Portugal - Viseu
A resp. ao LUIZE...2coisas.Se estudas no UMinho deves andar num curso de merda pq eu fui praxada e bem praxada e a praxe nao passa pelo alcool,2ºse nao estudas na U.M deves estar bem fustrado,e portanto nao fales de coisas que nem imaginas.A praxe é para civalizar,e para por as pessoas ao mesmo nivel=)adorei o meu ano de caloira,e quando praxar terei sempre a noçao que j passei por isso e gostei=D

 
 
 
23.10.2009
22:16
Portugal - Viseu
parte 2 é triste saber que existem pessoas capazes disto para deixar as praxes ficarem mal, independentemente de terem sido guerras entre bares é vergonhoso isto ter acontecido. eu como caloiro nunca e repito nunca fui obrigado a o que quer que fosse, mesmo sobre bares e discotecas eu vou onde bem me apetece, até porque os melhores bares são feitos pelo melhor convivio não por uma ordem superiora.

 
 
 
23.10.2009
22:13
Portugal - Viseu
parte1 Sou Caloiro no IPV, depois de ver esta noticia, venho dar o meu apoio á excelentissima Viriato, pois sem sombra de duvidas que isto é mentira. Pelas praxes que passei e que espero continuar a passar em viseu, foi uma enorme ajuda na minha integração, estão a ser umas praxes muito porreiras, na qual existe educação para com o superior e para com o caloiro. Sobre esta noticia, é triste o que

 
 
 
23.10.2009
21:42
Tokelau
As investigaçoes so la para os lados do colégio militar e pupilos do exercito ! O BE nao se interessa nisto ou é mesmo alergia aos militares ?

 
 
 
23.10.2009
21:05
Portugal - Braga
(cont.) O que acontece em 99% dos casos, é que a praxe serve de escapatória e de bode expiatório a muitas coisas que infelizmente acontecem no ensino superior. Para aqueles que criticam, insultam e defendem o fim da praxe posso garantir-vos que a PRAXE NUNCA ACABARÁ...

 
 
 
23.10.2009
21:01
Portugal - Braga
Registei-me propositadamente para comentar esta noticia. Em resposta aqui ao sansil, a praxe realmente não nos torna mais inteligentes é um facto, assim como tu demonstras a tua da maneira que escreves. A mim sobretudo serviu para ganhar respeito, humildade e saber tal como acontece na vida, que existe uma hierarquia a ser respeitada. (cont.)

 
 
 
23.10.2009
20:08
Portugal - Porto
rsrsrssr ficas te mais inteligente com a prax viva a prax nem e preciso estudar basta fazer cenas estupidas que nem as crianças fazem .

 
 
 
23.10.2009
18:14
Portugal - Porto
MEUS AMIGOS, HÁ PRAXES E PRAXES, E SE NAO FOSSEM ESSAS DITAS PRAXES, CERTAMENTE EU NAO SERIA O QUE SOU HOJE, NEM CONHECERIA A GENTE QUE CONHEÇO....PRAXE COM MODERAÇÃO...SIM, SEMPRE...VIVA A UTAD

 
 
 
23.10.2009
16:09
Portugal - Porto
E eu que pensava que "situações estranhas" eram só nas instituições e escolas militares! A ver vamos se esta noticia dá tanta polémica como a do Colégio militar....Oh Portugal Portugal, melodias sem fim......

 
 
 
23.10.2009
15:35
Portugal
Há 19 anos,caloira,estava a chegar de autocarro,domingo à noite, e quando me dirigia para casa(alugada) fui obrigada por veteranos a entrar num carro e conduzida à casa onde viviam.A praxe consistiu em humilhar-me, insultar-me, e depois fui deixada a cerca de 2 km numa zona que na altura não conhecia,de madrugada,de inverno e só!Também fui obrigada a beber alcool contra a minha vontade.

 
 
 
23.10.2009
13:44
Portugal - Porto
Alguém já olhou para a UMinho, em Braga ? Caloiros são impedidos de ir as aulas ... Um verdadeiro absurdo acontecendo nas barbas dos reitores e nada é feito. Os que tem personalidade e se recusam são discriminados e agredidos psicológicamente. Que país e pais são estes ??

 
 
 
23.10.2009
13:39
Portugal - Porto
palhaços

 
 
 
23.10.2009
13:39
Portugal - Porto
eu dava era um tiro nesses animais

 
 
 
23.10.2009
12:59
Portugal - Porto
- II - Pior ainda o que se passa no Instituto Superior Politécnico da Guarda. Os caloiros todas as semanas são praxados pelos chamados superiores(?) impedindo-os de irem para as aulas. Chegam com meia hora de atraso às aulas. Os pais pagam as propinas, têm despesas avultadas com os filhos para tirarem um curso e esses senhores que se intitulam de superiores impede-os de estudarem... BASTA!

 
 
 
23.10.2009
12:49
Portugal - Porto
- I - Na Guarda passa-se o mesmo. Todas as quartas-feiras, à noite, depois de serem praxados no Largo da Sé da Guarda e depois de umas horas em que estão de pé e ao frio, os caloiros são obrigados a irem para os bares, até às tantas da madrugada. É uma pouca vergonha. Com aulas no dia seguinte, logo de manhã... São obrigados a estarem nesses bares e não os deixam sair quando pretendem.

 
 
 
23.10.2009
12:09
Portugal - Vila Real
Infelizmente a sobrevivência de alguns bares provem das receitas que os universitarios deixam. Mas as mulheres Têm tudo de graça, será que estamos assistir a uma sociedade que só sabe explorar o homem?! Acho k devia haver uma lei sem consumos minimos obrigatorios ou entao igual de parte a parte

 
 
 
23.10.2009
12:06
Portugal - Vila Real
Discordo totalmente com a permanencia das praxes nas universidades, pois, estas deveriam ser de integração e não de brincadeiras porcas com o pressuposto de humilhação. Já vi mt coisa e nunca vi um reitor ou algo do genero tomar qualquer atitude. Deixem as pessoas estudar e não lhes obriguem a andar nessas palhaçadas.

 
 
 
23.10.2009
11:48
Portugal - Porto
Acham que isto só se passa em Viseu? Tá bonito, tá

 
 
 
23.10.2009
08:33
Portugal - Porto
Mas afinal quem, obriga quem? Onde é que nós estamos, pelos vistos ainda pertencemos ao 3ºMundo... Com mentalidades destas estes nossos jovens vão sem dúvida alguma ser adultos com personalidade vincada, pessoas empreendedoras e de coragem. Eles não sabem a força que têm! Ou só são irreverentes e espertos para o que lhes interessa?

 
 
 

 
 
Tem alguma informação para corrigir ou para acrescentar a este conteúdo?
Escreva-nos
 
Blogues do distrito
 

josepessoa
de josepessoa, 19 posts

BLRiopaiva
de BLRiopaiva, 54 posts

Fernandorodriguesferreira
de Fernandorodriguesferreira, 1 posts

GALDERIAS
de GALDERIAS, 1 posts



Multimédia
Cidadão Repórter
Notícia do Dia


 

Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Jogos Ao Vivo

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • n/d
  • 9ºC
  • HOJE
  • 17ºC
  • 12ºC
  • AMANHÃ

 

Twitter HOME
FACEBOOK HOME
Galeria JN
Entre palavras
Passatempo Muro de Berlim


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster